Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste definitivo para saber se a fonte está boa ou não?


Posts recomendados

Tenho outro pc com um Core i5 soquete 1155 e de uma hora para outra não liga mais; a fonte está ligada direta na parede, para desencargo peguei o estabilizador e mudei para 115 VAC já que aqui é 220 VAC e continua não ligando; do mesmo modo tentei ligar direto nos contatos da placa para eliminar defeito no botão power mas não adiantou.

Peguei outra fonte, repeti os mesmos testes e não adiantou, tá morto por completo, nem sinal de vida.

Acontece que as duas fontes ao serem ligadas fora do pc, "jumpeando" o fio verde e preto, ligam as ventoinhas normalmente, mas esse é um teste que elimina sem dúvidas se a fonte está boa ou não?

No meu modesto entender é a placa-mãe, já que tenho pcs há 20 anos e nunca troquei um processador por queima ou mal funcionamento do mesmo, até queria saber se dá para acessar o set up caso o processador queime (não é o caso aqui, o pc tá totalmente morto, não dá o menor sinal de vida.

Como o pc é da minha filha não posso me dar ao luxo de mandar comprar algo que não irá solucionar o problema.

Obs: O meu pc também é um I7 mas é 1151

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, misterjohn disse:

Tenho outro pc com um Core i5 soquete 1155 e de uma hora para outra não liga mais; a fonte está ligada direta na parede, para desencargo peguei o estabilizador e mudei para 115 VAC já que aqui é 220 VAC e continua não ligando; do mesmo modo tentei ligar direto nos contatos da placa para eliminar defeito no botão power mas não adiantou.

Peguei outra fonte, repeti os mesmos testes e não adiantou, tá morto por completo, nem sinal de vida.

Acontece que as duas fontes ao serem ligadas fora do pc, "jumpeando" o fio verde e preto, ligam as ventoinhas normalmente, mas esse é um teste que elimina sem dúvidas se a fonte está boa ou não?

No meu modesto entender é a placa-mãe, já que tenho pcs há 20 anos e nunca troquei um processador por queima ou mal funcionamento do mesmo, até queria saber se dá para acessar o set up caso o processador queime (não é o caso aqui, o pc tá totalmente morto, não dá o menor sinal de vida.

Como o pc é da minha filha não posso me dar ao luxo de mandar comprar algo que não irá solucionar o problema.

Obs: O meu pc também é um I7 mas é 1151

 

Se você testou 2 fontes diferentes e mesmo assim nao ligou, creio que seja problemas na placa-mãe ou no processador, ligar ventoinhas so significa que a corrente passa, mas se não liga algum desses 2 componentes já era

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

Peguei outra fonte, repeti os mesmos testes e não adiantou, tá morto por completo, nem sinal de vida.

Acontece que as duas fontes ao serem ligadas fora do pc, "jumpeando" o fio verde e preto, ligam as ventoinhas normalmente, mas esse é um teste que elimina sem dúvidas se a fonte está boa ou não?

 

Pra ter certeza que a fonte esta boa tem que testar com multímetro, principalmente se a linha power good esta ativa. sem sinal power good a placa-mãe se recua a ligar, porém como você testou 2 fontes e ambas deram o mesmo resultado  essa possibilidade pode ser descartada...

 

Ja tentou ligar com o minimo, apenas placa-mãe, CPU e memoria? ja testou ligar sem o conector ATX/EPS 12V de 4 ou 8 pinos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, F4b10 disse:

 

Pra ter certeza que a fonte esta boa tem que testar com multímetro, principalmente se a linha power good esta ativa. sem sinal power good a placa-mãe se recua a ligar, porém como você testou 2 fontes e ambas deram o mesmo resultado  essa possibilidade pode ser descartada...

 

Ja tentou ligar com o minimo, apenas placa-mãe, CPU e memoria? ja testou ligar sem o conector ATX/EPS 12V de 4 ou 8 pinos?

 

@misterjohn isso pode ser útil, siga as recomendações do @F4b10 e poste os resultados aqui

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste com  multímetro posso ate fazer mas o Power good não vai ter como porque é expresso em tempo (milisegundos), só com um aparelho apropriado, segundo o site techtudo, o teste do clip e definitivo.

 

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/05/veja-como-testar-se-sua-fonte-esta-funcionando-usando-um-clipe-de-papel.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até domingo pretendo fazer o teste com o multímetro, esse é mole:

 

O aparelho que mede PG é baratinho mas para mim, que não ganho a vida com isso, não vale a pena, porque vai ser um uso muito esporádico é até capaz de na hora de precisar estar detonado por inatividade.

 

tester_antec_20pin.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que tudo isso que você citou não poderia impedir, no mínimo o set up teria que subir, quando não dá absolutamente nenhum sinal no computador, creio que só pode ser a fonte, mas como não tenho nada a perder, vou tirar tudo, limpar e recolocar, sinceridade nunca vi isso acontecer.

Obs: O vídeo é on board

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

não não não ...

 

Se uma dessas memórias der defeito em algum dos nanotransistores de algum de seus chips ( a dita clássica queima da memória ) o teu PC não vai ligar de jeito nenhum assim como sujeira ou leve oxidação.

 

Tentou ligar sem as memórias pra ouvir se a placa-mãe bipa ?

 

Eu já vi isso acontecer pra caramba ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Reforço a sugestão de ligar sem o conector EPS/12V conectado, o VRM pode ta com algum mosfet em curto e qualquer fonte minimamente decente se recusa a ligar com um curto na saida. e ja que você tem multímetro, faça um teste de continuidade pra procurar curtos no conector principal também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você medir continuidade nos dois sentidos entre qualquer linha de alimentação e o terra, claramente que tem componente em curto nessa linha.

 

Pelo tanto de teste feito ja é quase certo que a placa-mãe ta com defeito, se for um simples diodo em curto, quem sabe você mesmo não arruma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, F4b10 disse:

Se você medir continuidade nos dois sentidos entre qualquer linha de alimentação e o terra, claramente que tem componente em curto nessa linha.

 

Pelo tanto de teste feito ja é quase certo que a placa-mãe ta com defeito, se for um simples diodo em curto, quem sabe você mesmo não arruma.

Não tenho capacidade nem instrumentos para isso, minha  formação é elétrica (e muito antiga ainda) e não eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço esse método de embalar a placa com papel aluminio a muito tempo, isso fecha um curto geral e com isso descarrega qualquer tensão acumulada, com isso pode reviver a placa-mãe, tem tantos relatos positivos a respeito que acabo pensando que isso é algo proposital para vender placas, porque a engenharia já deveria ter resolvido isso.

Nunca tentei porque quando a placa de um dos outros dois pcs "morre" eu compro uma mais nova para mim e repasso a minha para o outro...mas acho que vou tentar esse experimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o que me sugeriram por hora, vou aguardar o embrulho dar certo:

 

Jumpei a fonte:

 

nA3J7t6.jpg

 

A ventoinha ligou:

 

5XJNHnc.jpg

 

Através do multímetro aferi as tensões:

 

D2hCvqj.jpg

 

 

Valores obtidos nas duas fontes, onde aparece no desenho um retângulo bem estreito é para monstrar o lado da trava na placa-mãe:

 

zQQtZff.jpg

 

placa-mãe embrulhada:

8XvA586.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@misterjohn

 

Não é só embrulhar,  tens que envolve-la com almofadas e pesos em cima para fechar todos os contatos.

Tá bom assim? Quanto tempo?

Peguei uma toalha de rosto e dobrei em quatro para os furos não danificar o sofá.

 

yAZdSG6.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...