Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
misterjohn

Teste definitivo para saber se a fonte está boa ou não?

Posts recomendados

Tenho outro pc com um Core i5 soquete 1155 e de uma hora para outra não liga mais; a fonte está ligada direta na parede, para desencargo peguei o estabilizador e mudei para 115 VAC já que aqui é 220 VAC e continua não ligando; do mesmo modo tentei ligar direto nos contatos da placa para eliminar defeito no botão power mas não adiantou.

Peguei outra fonte, repeti os mesmos testes e não adiantou, tá morto por completo, nem sinal de vida.

Acontece que as duas fontes ao serem ligadas fora do pc, "jumpeando" o fio verde e preto, ligam as ventoinhas normalmente, mas esse é um teste que elimina sem dúvidas se a fonte está boa ou não?

No meu modesto entender é a placa-mãe, já que tenho pcs há 20 anos e nunca troquei um processador por queima ou mal funcionamento do mesmo, até queria saber se dá para acessar o set up caso o processador queime (não é o caso aqui, o pc tá totalmente morto, não dá o menor sinal de vida.

Como o pc é da minha filha não posso me dar ao luxo de mandar comprar algo que não irá solucionar o problema.

Obs: O meu pc também é um I7 mas é 1151

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, misterjohn disse:

Tenho outro pc com um Core i5 soquete 1155 e de uma hora para outra não liga mais; a fonte está ligada direta na parede, para desencargo peguei o estabilizador e mudei para 115 VAC já que aqui é 220 VAC e continua não ligando; do mesmo modo tentei ligar direto nos contatos da placa para eliminar defeito no botão power mas não adiantou.

Peguei outra fonte, repeti os mesmos testes e não adiantou, tá morto por completo, nem sinal de vida.

Acontece que as duas fontes ao serem ligadas fora do pc, "jumpeando" o fio verde e preto, ligam as ventoinhas normalmente, mas esse é um teste que elimina sem dúvidas se a fonte está boa ou não?

No meu modesto entender é a placa-mãe, já que tenho pcs há 20 anos e nunca troquei um processador por queima ou mal funcionamento do mesmo, até queria saber se dá para acessar o set up caso o processador queime (não é o caso aqui, o pc tá totalmente morto, não dá o menor sinal de vida.

Como o pc é da minha filha não posso me dar ao luxo de mandar comprar algo que não irá solucionar o problema.

Obs: O meu pc também é um I7 mas é 1151

Se você testou 2 fontes diferentes e mesmo assim nao ligou, creio que seja problemas na placa-mãe ou no processador, ligar ventoinhas so significa que a corrente passa, mas se não liga algum desses 2 componentes já era

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse meu pc comprava e se fosse ou não paciência, mas ou ela arrisca ou leva em uma loja onde eles tem placas para testar.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, misterjohn disse:

Pra ter certeza que a fonte esta boa tem que testar com multímetro, principalmente se a linha power good esta ativa. sem sinal power good a placa-mãe se recua a ligar, porém como você testou 2 fontes e ambas deram o mesmo resultado  essa possibilidade pode ser descartada...

Ja tentou ligar com o minimo, apenas placa-mãe, CPU e memoria? ja testou ligar sem o conector ATX/EPS 12V de 4 ou 8 pinos?

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, F4b10 disse:

Pra ter certeza que a fonte esta boa tem que testar com multímetro, principalmente se a linha power good esta ativa. sem sinal power good a placa-mãe se recua a ligar, porém como você testou 2 fontes e ambas deram o mesmo resultado  essa possibilidade pode ser descartada...

Ja tentou ligar com o minimo, apenas placa-mãe, CPU e memoria? ja testou ligar sem o conector ATX/EPS 12V de 4 ou 8 pinos?

@misterjohn isso pode ser útil, siga as recomendações do @F4b10 e poste os resultados aqui

Compartilhar este post

Link para o post

O teste com  multímetro posso ate fazer mas o Power good não vai ter como porque é expresso em tempo (milisegundos), só com um aparelho apropriado, segundo o site techtudo, o teste do clip e definitivo.

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/05/veja-como-testar-se-sua-fonte-esta-funcionando-usando-um-clipe-de-papel.html

Compartilhar este post

Link para o post

Até domingo pretendo fazer o teste com o multímetro, esse é mole:

O aparelho que mede PG é baratinho mas para mim, que não ganho a vida com isso, não vale a pena, porque vai ser um uso muito esporádico é até capaz de na hora de precisar estar detonado por inatividade.

tester_antec_20pin.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@misterjohn

Pode ser alguma memória que deu defeito, pode ser poeira, pode ser memória necessitando de limpeza mas as fontes não devem ser.

Pode ser placa de vídeo suja, pode ela ter dado defeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que tudo isso que você citou não poderia impedir, no mínimo o set up teria que subir, quando não dá absolutamente nenhum sinal no computador, creio que só pode ser a fonte, mas como não tenho nada a perder, vou tirar tudo, limpar e recolocar, sinceridade nunca vi isso acontecer.

Obs: O vídeo é on board

Compartilhar este post

Link para o post

@misterjohn

não não não ...

Se uma dessas memórias der defeito em algum dos nanotransistores de algum de seus chips ( a dita clássica queima da memória ) o teu PC não vai ligar de jeito nenhum assim como sujeira ou leve oxidação.

Tentou ligar sem as memórias pra ouvir se a placa-mãe bipa ?

Eu já vi isso acontecer pra caramba ...

Compartilhar este post

Link para o post

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!