Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste definitivo para saber se a fonte está boa ou não?


Posts recomendados

Confesso  você que não irei fazer o teste de bancada porque o problema apareceu de repente, sem  ninguém mexer na parte fisica ou até mesmo em software, eu penso que testes desse tipo tem que ser feito quando se monta uma maquina com tudo novo e não liga de jeito nenhum, ai é interessante esse teste e quem tem peças similares vai substituindo até achar a defeituosa se for o caso; quanto ao teste das memórias eu esqueci, não que não queira ter feito já que fiz coisa mais trabalhosa do que isso, farei o mais  breve possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, fiz, retirei os dois pentes e liguei, nem sinal de vida, nenhum bip, nada.

Obs: A imagem está sem o processador mas quando liguei estava conectado.

 

PLu1CVD.jpg

 

 

Aqui teste com o clip para ver que a fonte liga, dá para perceber o giro da ventoinha ao fundo;

 

GqvGGgk.jpg

 

Preciso de indicação de uma placa barata para esse processador, pc é destinado única e exclusivamente para aplicações básicas e corriqueiras, tanto é que que a primeira configuração dele durou quase 10 anos, e o windows instalado idem, isso para ver como é usado de forma muito básica mesmo.

 

 

 

adicionado 3 minutos depois

O que me chama a atenção é esse suposto faiscamento na base metálica do soquete do processador, será que ele é que queimou, se ligar o pc sem o processador acusa alguma coisa, bip, etc?

 

jMN1cAP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@misterjohn

 

Por acaso algum desses pininhos da base onde fica o processador está torto  ?

 

Quando tenta ligar o PC o cooler do processador roda  ?

Não precisa me perguntar coisas como se eu fosse um amador, já montei e consertei muitos pcs...🤣🤗

Não tem nenhum "pininho" torto e já falei várias vezes que não dá sinal de vida, isso inclue giro no cooler..

adicionado 5 minutos depois
9 horas atrás, F4b10 disse:

@misterjohn Na primeira imagem que você postou parece que tem um pedaço de metal fechando curto entre alguns transistores, logo abaixo do soquete de bateria da placa-mãe.

Não sei qual é a primeira imagem, se é a do post atual ou anterior, seja qual for não localizei, se puder fazer o favor de colocar um destaque nessa imagem eu te agradeço.

adicionado 24 minutos depois

Procurei melhor as imagens e acho que localizei o que você falou, parece ser um pedaço de clip usado par fechar curto na fonte, mas creio que deve ter caido ao erquer o pc a não ser que "colou" ali, vou olha já já e dou o retorno.

Obs: Fiz um destaque em vermelho porque é difícil ver pelo menos nas imagens postadas,  a que está no meu pc, abri com o paint e visualizei fácil porque ainda tive que ativar a barra de rolagem devido ao tamanho da imagem.

 

V4RC1Wi.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, misterjohn disse:

Não precisa me perguntar coisas como se eu fosse um amador, já montei e consertei muitos pcs...🤣🤗

Não tem nenhum "pininho" torto e já falei várias vezes que não dá sinal de vida, isso inclue giro no cooler..

 

aahh ... então fica mais fácil, é que do jeito como você pergunta deu a impressão de não ter muita experiência ( talvez tenha até mais do que eu ).

 

Mas agora é que ficou mais claro ao você dar ênfase a essas faíscas que devem ter causado danos a algum componente. É até arriscado você testar esse processador em outra placa-mãe boa ou outro processador bom nessa placa. E esse faiscamento não parece ter relação com esse resto de clip perto do soquete da bateria.

 

Uma placa-mãe por bom preço talvez só usada e deve encontrar fácil pertinho do seu local pelo mercado de usados OLX que costumo indicar aqui no fórum. O que acha de pedir um orçamento a algumas assistências técnicas perto de você pois aí eles testam com as peças que tem te dizem onde está o defeito sem você gastar nada com isso a principio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem não poderia ser um pedaço de clips (de prender papel porque eu corto ele para testar a fonte) porque se fosse, como disse acima, cairia na hora que ligasse o pc, mesmo que o usado no conector da fonte caisse nela, nada ocorria porque não energia na mesma, e além do mais, o pc deixou de funcionar de uma hora para outra, quando isso ocorre, não considero um defeito que pode ser causado pelo usuário ou a quem mexeu.

É uma peça muito pequena, agora que localizei fica fácil visualizar, mas parece mesmo é pedaço de algum componente da placa-mãe, precisaria localizar de onde é para tentar colocar no lugar;

 

Obs: Coloquei no dedo para ter noção do tamanho real.

 

Henrique....parabéns pelo olho de lince 👏

 

mwTxqB3.jpg

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

 

aahh ... então fica mais fácil, é que do jeito como você pergunta deu a impressão de não ter muita experiência ( talvez tenha até mais do que eu ).

 

Mas agora é que ficou mais claro ao você dar ênfase a essas faíscas que devem ter causado danos a algum componente. É até arriscado você testar esse processador em outra placa-mãe boa ou outro processador bom nessa placa. E esse faiscamento não parece ter relação com esse resto de clip perto do soquete da bateria.

 

Uma placa-mãe por bom preço talvez só usada e deve encontrar fácil pertinho do seu local pelo mercado de usados OLX que costumo indicar aqui no fórum. O que acha de pedir um orçamento a algumas assistências técnicas perto de você pois aí eles testam com as peças que tem te dizem onde está o defeito sem você gastar nada com isso a principio.

Sou do tempo em que os computadores eram iguais aos do filme "2001 Uma Odisseia No Espaço" e cheguei a lidar com cartão perfurado..sério

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora preciso de uma sugestão para saber de onde é isso ai, mas o interessante é que esse metal tava preso e não grudado, ainda que desprendesse de algum lugar, ele iria cair no "chão" do gabinete já que a placa fica em pé, ele não ficou preso por questão de haver um curto, não há marca disso, teria que deixar algum vestígio de faiscamento o que não houve.

O computador funcionava normalmente até o dia em que foi ligar e não aconteceu nada, mas de onde seria esse pedaço de metal? Ele aparenta ser um "jump" já que não tem sinais de soldas ou amassamento por ser fixado à pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, misterjohn disse:

Agora preciso de uma sugestão para saber de onde é isso ai, mas o interessante é que esse metal tava preso e não grudado, ainda que desprendesse de algum lugar, ele iria cair no "chão" do gabinete já que a placa fica em pé, ele não ficou preso por questão de haver um curto, não há marca disso, teria que deixar algum vestígio de faiscamento o que não houve.

O computador funcionava normalmente até o dia em que foi ligar e não aconteceu nada, mas de onde seria esse pedaço de metal? Ele aparenta ser um "jump" já que não tem sinais de soldas ou amassamento por ser fixado à pressão.

 

Isso me lembrou um detalhe importante. Chegou a testar outra fonte nesse hardware ? É que essa fonte atual pode estar com os capacitores do primário esgotados e nessa condição podem ligar com o teste do clip mas não o PC por este puxar mais carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique vai me desculpar mas você vem lendo o post desde o inicio??? 🙊Estas me perguntando coisas que já estão escritas como essa e outras, de boa, não estou querendo ofender, quero continuar com sua opinião entre outras, mas precisa ler antes de perguntar se não passa mal impressão.....espero que não tenha ofendido, mas sou alguém que fala o que pensa e defendo meu ponto de vista, isso já me causou alguns problemas porque ninguém quer ouvir verdades.:aplausos:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz que encarou a crítica de boa, mesmo porque eu não quis ofender, mas isso mostra que és um cara bacana, coisa rara hoje em dia em que estão batendo na mãe por causa de mistura....de verdade:aplausos:

Infelizmente o pc não é meu, pertence a minha irmã, falou em gastar é uma choradeira que dá pena, com a outra irmã, o meu cunhado é mesma coisa, quer que fique colocando um remendo em cima do outro mas tem hora que não dá....

 

 

Por isso que só uso o wz no computador, tem mais visão, é mais rápido e dá para anexar imagens ou salvar muito melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

Você sabe que eu costumo dar dicas aqui no fórum de aproveitar as coisas e não jogar nada fora.

 

Mas nesse caso é arriscado testar nessa mobo um processador comprovadamente bom, por exemplo, pois há risco de estragar ele.

 

Também acho arriscado aproveitar esse processador em mobo em bom estado pelo mesmo  motivo.

 

Esse faiscamento deve ser sinistro e já pode ter danificado mais de um componente eletrônico. Qualquer coisa que se faça aí tende a acumular gastos sem sucesso.

 

Se me recordo bem e de novo sem ler o que já foi postado,  uma dica inteligente é você jogar esse abacaxi em uma assistência e pedir só o orçamento grátis.

 

Depois a assistência vai te dizer onde está o defeito sem te cobrar nada. Então conforme for você mesmo conserta já sabendo onde está a peça ruim se for possivel.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...