Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

    Olá pessoal, sou estudante de Engenharia de Computação, 2º período. Sempre gostei de computadores, porém nunca estudei realmente as coisas a fundo por conta própria, e gostaria de iniciar meus estudos "autodidatas", e para tal, preciso de dicas de quem já consegue estudar por conta própria.

 

    Vou apresentar-lhes um contexto geral e apenas no final farei todas as perguntas juntas.

 

    Já estudei uma coisa ou outra sobre programação e amei. Quero continuar estudando. No momento, estou estudando Python e C (decidi estudar as duas pois achei que se encaixam bem com meus objetivos). A faculdade iniciará agora o estudo de Java, com orientação à objetos e afins.

    Entrei no curso com o objetivo de poder pesquisar e inovar na área e Hardware e integrá-lo à programas(daí achei que C e Python seriam boas escolhas), algo do tipo criar um console, o sistema operacional dele e um app que consiga rodar nele.

    No ensino médio, gostei muito de estudar Física, principalmente tópicos de elétrica / eletrônica, o que me influenciou na escolha do curso superior também.

    E por último, mas não menos importante, gostaria de poder praticar os conhecimentos de alguma forma e conseguir alguma grana com isso, para poder investir em alguns materiais de estudo ainda melhores.

 

Agora vêm as dúvidas:

1º-   Nesse contexto, Python e C foram realmente boas escolhas ?

2º-   Vale a pena dedicar muito tempo à Java também ou só estudo o suficiente pra passar na matéria ?

3º-   Gostaria de continuar estudando programação e iniciar estudos em outras áreas, como eletrônica, montagem de computadores e redes. É melhor eu focar em apenas um ou outro por enquanto (considerando que a primeira metade da faculdade é bem pesada em matérias de cálculo, o que consome bastante tempo), ou estudo esses tópicos simultaneamente ? Se a melhor opção for estudá-los em conjunto, qual a proporção de tempo / esforço que seria "ideal" ?

4º-   Sobre cada tópico da pergunta anterior, quais materiais vocês me indicam pra estudar ? Especifiquem o tipo de material (PDF, livro impresso, vídeo aula, etc.), e se é pago ou tem disponível gratuitamente.

5º-   Gostaria de angariar uns fundos pra poder comprar alguns materiais, tais como livros, componentes eletrônicos, ferramentas, etc. Aí me vêm à mente algumas opções. Estágio em programação, monitoria com bolsa na universidade (algo em torno de 400 reais), ou trabalhos solo(freelancer, montagem e manutenção básica de computadores). Qual dessas opções seria a melhor no meu contexto ?

 

    Nota: Quando uso palavras como 'ideal', 'melhor' e afins saibam que eu entendo que não existe A MELHOR opção sempre, sei que são muitas variáveis. Mas quando uso palavras assim, sei que é algo bem subjetivo a cada um, digam apenas o que vocês fariam no meu lugar ou indicariam à amigos próximos que estivessem em situação semelhante.

 

Obrigado pela atenção, abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!