Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tela preta, sem POST, suspensão... bateria CMOS?


lucasgust

Posts recomendados

semanas atrás eu estava usando meu notebook normalmente quando ele decidiu entrar em modo de suspensão. eu liguei novamente com o teclado e assim que eu digitei o código PIN, ele entrou em suspensão novamente. mais algumas vezes nisso e meu notebook começou a não ligar mais.

 

no dia seguinte, de manhã, consegui ligar o meu notebook, mas ele passou a não exibir nada, com a tela totalmente preta. eu só consegui logar porque o assistente de voz do Windows me deu as instruções de onde eu estava (o foco).

 

uma vez logado, eu conectei ele na TV com HDMI e atualizei o driver da placa gráfica. nesse meio tempo, às vezes a tela do notebook começava a funcionar novamente, mas apenas por alguns segundos. só piscava.

 

mais tarde naquele dia já não conseguia mais ligá-lo. sem POST. então eu decidi abri-lo e tentar ligar ele sem bateria, mas sem sucesso. realoquei memórias RAM, SSD M.2, ainda sem sucesso.

 

então, eu decidi fazer uma última coisa. eu restaurei a BIOS desconectando a bateria CMOS por um tempo. depois disso, meu notebook começou a ligar, mas depois de 5~~10 segundos, desligava.

 

eu comprei uma nova bateria CR2032 e substituí a antiga, mas sem solda, apenas fita isolante. funcionou. meu notebook foi capaz de ligar normalmente. eu pensei que tinha consertado, mas só funcionou por cerca de 10 dias.

 

a partir daí, os sintomas eram os mesmos. tela preta e, finalmente, sem POST, mas percebi que o POST passava depois de horas sem tentativas de ligar.

 

então eu comprei uma nova bateria CR2032 e fiz a soldagem sozinha, mas de imediato o notebook não ligou.

 

deixei meu notebook sem tentar ligar por cerca de uma semana.

 

2 dias atrás eu tentei ligá-lo e ele está funcionando normalmente. tenho usado por 2 dias sem nenhum problema. eu realizei vários testes de stress de CPU e GPU e meu notebook está funcionando perfeitamente. as temperaturas estão normais.

 

por favor, alguém me ajude a entender o que está acontecendo!

 

devo levar meu notebook para o suporte mesmo com ele funcionando perfeitamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasgust

 

Tenta limpar os contatos das memórias com lápis borracha pra ver se resolve.

 

Se tiver mais de uma memória, deixa só uma de cada vez instalada e testa o notebook.

 

Isso pode ser algum componente eletrônico interno prestes a deixar de funcionar.

 

quando não ligar, tira o HD pra ver se liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/03/2019 às 20:47, Henrique - RJ disse:

@lucasgust

 

Tenta limpar os contatos das memórias com lápis borracha pra ver se resolve.

 

Se tiver mais de uma memória, deixa só uma de cada vez instalada e testa o notebook.

 

Isso pode ser algum componente eletrônico interno prestes a deixar de funcionar.

 

quando não ligar, tira o HD pra ver se liga.

 

quando o computador parou de funcionar, eu tentei limpar os contatos com borracha, e não resolveu. também tentei ligar sem o SSD, e nenhum sucesso.

 

a única coisa que fez diferença, como eu relatei, foi trocar a bateria CMOS. depois que realizei a solda e o notebook ficou dias sem uso, ele voltou a funcionar normalmente.

 

já faz uma semana que estou usando ele e nenhum sinal de falha, mas é como eu disse, já aconteceu isso antes, tenho medo que ele volte a falhar novamente.

 

minha pergunta é: vale a pena levar para o suporte? eles vão conseguir realizar uma análise mesmo com ele funcionando normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...