Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Python Python - o básico que você PRECISA saber!!!


Posts recomendados

Olá galera, como passam? 

Well, estou aqui hoje para tentar explicar a vocês sobre "Python" uma linguagem extremamente importante para quem está começando agora com programação etc!

 

**Trarei por partes, para não ficar longo e massivo para vocês!!**

 

Edit: Deixarei anexado o PDF para vocês! PS: Façam um bom proveito

(Créditos aos autores, estou apenas repassando, o PDF estará anexado junto ao post)

----------------------------------------------------------------------------

 

INTRODUÇÃO A PYTHON

----------------------------------------------------------------------------

 

         1°CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA LINGUAGEM

--

 

Python é uma linguagem de programação interpretada, de código-fonte aberto e disponível para vários sistemas operacionais. Ser uma linguagem interpretada signica dizer que ao se escrever um programa, este não será compilado (traduzido para uma linguagem de máquina), mas sim lido por um outro programa (chamado de interpretador) que traduzirá para a máquina o que seu programa quer dizer. O interpretador para Python é interativo, ou seja, é possível executá-lo sem fornecer um script (programa) para ele. Ao invés disso, o interpretador disponibilizará uma interface interativa onde é possível inserir os comandos desejados um por um e ver o efeito de cada um deles. Neste tutorial, se encontra a representação >>> antes da maioria dos comandos apresentados , o que quer dizer que este comando está sendo inserido no interpretador interativo (e sempre abaixo, o resultado gerado).

 

 

2°VARIÁVEIS 

--

 

Variáveis são formas de se armazenar dados para uso posterior. Estas podem ser classificadas em 3 tipos básicos (existem outros, que serão abordados mais a frente):

print 

- Um número inteiro •

 

float 

- Um ponto flutuante •

 

string 

- Uma sequência de caracteres

 

Ao contrário da maioria das outras linguagens, em Python, não é necessário declarar as variáveis que serão usadas, tampouco denir seu tipo. A própria sintaxe do dado a ser armazenado identica o tipo da variável para armazená-lo. Por exemplo, caso desejese atribuir o valor 3 à variável A, basta digitar A=3. Python saberá que A é um inteiro(tipo "int"). Por outro lado, se o valor a ser armazenado fosse 3,2 que é um dado do tipo ponto flutuante, este deveria ser expresso como A=3.2. Observe que, para Python, A=3 e B=3.0 são variáveis de tipos diferentes e isto deve ser levado em conta ao se realizar certos tipos de manipulações de dados.

 

 

 

3°STRINGS

--

 

String é um tipo de objeto formado por uma sequência imutável de caracteres que nos permite trabalhar com textos. Exemplo:

 

>>> a

= "Bom Dia"

>>> print a

Bom Dia

 

Percebemos que elas são delimitadas por aspas, podemos utilizar tanto aspas duplas como as simples. Se utilizarmos aspas duplas, como o mostrado no exemplo acima, podemos usar as simples para aplicações dentro do texto que estamos escrevendo, o contrário também é verdadeiro.

 

Exemplo:

 

>>> b = 'O lema do governo JK era:\n "Cinquenta anos em cinco."
>>> print b

O lema do governo JK era:

"Cinquenta anos em cinco."

 

No exemplo acima utilizamos um outro artifício para trabalharmos com strings, o \n. Este por sua vez, tem a função de "pular uma linha" e escrever o texto, que está depois do \n, nessa nova linha. Tanto isso é verdade que no mesmo exemplo, quando usamos o comando print é mostrada a parte do texto que diz: "Cinquenta anos em cinco.", impresso na linha seguinte.

Outro artifício parecido com \n, é o \t que tem o objetivo de acrescentar ao texto que vem após, um espaço de tabulação.

Há também outra aplicação para as aspas, que consiste na delimitação do texto por três aspas (duplas ou simples).

 

Exemplo:

 

>>> a = " Quatro times do Rio de Janeiro:

Botafogo

Vasco

Fluminense

Flamengo"

 

Nessa aplicação para as aspas, quando usamos o comando print, tudo o que estiver entre as três aspas será impresso exatamente da mesma forma como foi escrito.

 

 

 

----------------------

Então galera, essa foi a primeira parte do "guia", espero de ❤️ que tenha servido de algo para vocês!

Eu postarei a segunda parte amanhã!!! 

Masss caso queiram irei deixar o link do PDF, que você pode acessar 

no final de todo a série de postagens!!

-----------------------------------------------------------

 

 

END

 

 

BYE

 

 

'-'

 

-----------------------------------------

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...