Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC acusando Sobretensão e desligando


Posts recomendados

Boa tarde colegas do Clube do Hardware.

 

Hoje aparentemente do nada meu PC não quis ligar mais, dei uma geral limpei a memória e voltou a funcionar.

Após algumas horas de jogo o pc desligou sozinho, dei outra geral vi que a fonte tava meio quente. Moro no Rio de Janeiro que é um inferno de tão quente, então aquecimento é algo com que sempre tive problema, tanto que tive que trocar meu cooler do stock para o processador parar de aquecer.

No entanto depois disso o pc começou a desligar dps sozinho, deu outra geral troquei a memória de slot, dei um tempo no jogo mas o computador continuava a desligar sozinho.

Entrando na BIOS eu vi que ela não estava acusando sobreaquecimento mas sim sobretensão. Em algo que não estou muito certo o que é.

 

Lendo na internet vi que placas mãe da ASUS as vezes dão problema no sensor de tensão e que o único jeito de confirmar se ta OK ou não mesmo é com um multímetro.

Eu tenho multímetro, sou eletricista e sei como aferir tensão mas não sei onde medir porque não sei em qual componente ele ta acusando essa sobretensão.

 

Vou postar umas fotos abaixo do que aparece para mim na BIOS

 

ps.: No momento eu desliguei dos níveis de tensão desses dois componentes que ele ta acusando sobretensão só para conseguir ligar o PC mas sei que se de fato estar com sobre tensão isso pode danificar outras peças mais caras. Então gostaria da ajuda de vcs. em como medir essa tensão e se de fato estar com sobretensão o que tenho que substituir.

 

Obrigado

 

1586144087_WhatsAppImage2019-03-16at18_05.59(1).thumb.jpeg.ecfa47d5d768d9d2de0a2e0845ddc684.jpeg1851081023_WhatsAppImage2019-03-16at18_05_59.thumb.jpeg.94727eb9e125c2c7d9ce1ff62f18c01d.jpeg846830871_WhatsAppImage2019-03-16at18_05_58.thumb.jpeg.f155e08821facc23a54fd55237bea0c0.jpeg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é sobre tensão, o que a placa ta indicando é sub tensão, no caso a linha de 3.3V da fonte ta abaixo do minimo que seria 3V, pra medir essa linha você mede qualquer fio laranja da fonte com o PC ligado, como os dos conectores SATA; lembrando que os fios pretos ou a carcaça do PC/fonte é terra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, F4b10 disse:

Não é sobre tensão, o que a placa ta indicando é sub tensão, no caso a linha de 3.3V da fonte ta abaixo do minimo que seria 3V, pra medir essa linha você mede qualquer fio laranja da fonte com o PC ligado, como os dos conectores SATA; lembrando que os fios pretos ou a carcaça do PC/fonte é terra.

 

Testei e deu 3.32V o que acredito que seja normal, e agora o que pode ser?

Ainda está desligando do nada.

1552791218281970974527.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, F4b10 disse:

Teria que medir as tensões com o PC rodando algo pesado ou stress test, ai daria pra saber se a fonte ta aguentando ou não a configuração, principalmente a linha de 12V (fio amarelo) pois ela é alimenta 90% do consumo do PC.

 

Entendi, hj quando liguei deu a tensão normal. Então pode ser que dependendo do que tá rodando ele não aguente e a tensão cai?

 

Trocar a fonte para uma com maior potência em teoria resolveria isso, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce observou se quando o PC desliga ele ta fazendo alguma tarefa exigente? tipo rodando um jogo ou algum programa pesado, ou se o desligamento tambem ocorre com uso leve, dentro do BIOS ele chega a desligar?

 

É meio cedo pra condenar a fonte ou a placa-mãe, se tiver outra fonte pra testar acho que vale a pena o teste, mas se o PC só desliga quando exigido, então a suspeita recai na fonte ou no circuito regulador de tensão da placa-mãe que não ta aguentando, nesse caso baixar o clock do processador no BIOS pode amenizar os desligamentos, mas vai reduzir ao desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...