Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão - Como formatar sem ser pelo recovery de fábrica?


Gustavocia
Ir à solução Resolvido por Gustavocia,

Posts recomendados

Notebook Asus Core I5 1.7 Ghz, 6GB de ram, Windows 10 atualizado da versão 8.1 vem apresentando muita lentidão.

 

Quero formatar pra ver se melhora, mas já fiz o recovery de fábrica uma vez e não gostei do resultado.

 

Não tem como formatar o Windows 10 e instala-lo novamente e deixa-lo original sem ser pela opção de recovery? Não tenho o cd do Windows e nem um serial de instalação, apenas comprei o note já com o Windows instalado. 

 

Obrigado. 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, Gustavocia disse:

Sobre o HD, tem 500 GB e está lotado, deve ser esse mesmo o motivo. 

 

1) Faça limpeza de disco. Iniciar > Procurar Limpeza de Disco > Limpar Arquivos do Sistema > Aba “Limpeza de disco” > pode remover tudo que esteja ocupando espaço. Apenas fique atento, porque arquivos pessoais de antiga instalação do windows fica na pasta Windows.old, então faça backup do que for precisar primeiro ou então não marque essa opção.

2) Baixe o CCleaner e faça limpeza dos arquivos que restaram.

3) Baixe o Defraggler e desfragmente seu HD.

 

 

23 minutos atrás, Gustavocia disse:

E na hora de instalar não vai pedir serial?

Não. Talvez ele até já reconheça direto o serial antigo. Se não reconhecer, você pode baixar o Product Key pra inserir o serial manualmente depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎27‎/‎03‎/‎2019 às 17:53, mick.07 disse:

sim

Estranho, baixei a versão 8.1 da Microsoft, mas instalou a versão Pro que é uma versão que eu havia instalado de outra mídia.

 

E esta versão Pro não está ativando automaticamente, a que veio no notebook foi a versão 8.1.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
15 horas atrás, mick.07 disse:

Na hora de instalar ele deve ter detectado e alterado automaticamente. Tente de novo e leia antes de clicar em continuar, pra ver se existe a opção de escolher a versão do SO. 

Baixei a versão Single Lang do Windows 8 e dessa vez exclui as partições e as criei novamente e deu certo, não pediu serial na instalação e ativou o windows, valeu pela dica. 

 

Melhorou com o Windows 8, mas assim como no Windows 10, percebo que fica sempre algo carregando, a memória fica em uso como se estive abrindo algum software. Será que tem algo a ver com o HD? Tem alguma coisa para verificar para deixar o note mais rápido?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você tá sentindo isso ao iniciar o Windows, então é normal, porque vários processos e arquivos estão sendo carregados ao mesmo tempo em lotes.

Se depois de uns 10 min você continuar sentindo lentidão, deixe o Gerenciador de Tarefas aberto e verifique o uso de CPU, HDD e RAM pra saber se tem algo causando gargalo.

 

Se quiser melhorar um pouco a performance do Windows, você pode fazer as dicas abaixo, mas não fazem milagre, apenas melhoram um pouco carregamento:

 

1) No BIOS do notebook:

 

- Deixe ativada as seguintes opções, caso existentes (cada marca usa um nome diferente, vou deixar alguns aqui): a) Hyper-threading, Multi Core, Core Multi-Processing ou SMT (Simultaneous Multithreading Technology); b) Intel SpeedStep ou Intel EIST; c) Intel Turbo Boost ou Turbo Mode; d) Intel Virtualization Technology, Intel-VT, AMD-V, VT-d; e) Hardware Prefetcher.

 

- Verificar se o SATA está em modo AHCI. Se não estiver, mude: Entre no MSCONFIG, configure o computador para reiniciar em Modo de Segurança e reinicie o Windows. Daí você acessa a BIOS do computador, altera o acesso a disco de IDE para AHCI, salva e reinicia o PC. O Windows vai reiniciar em Modo de Segurança (pois você configurou isso no MSCONFIG). Daí você entra nele novamente, desclica a Inicialização segura, clica em OK e reinicia o Windows. Quando ele voltar, ele estará funcionando com AHCI. **IMPORTANTE: você deve fazer isso logado numa conta local e não conta Microsoft;

 

2) No Windows:

 

- Desativar notificações: Configurações > Sistema > Notificações > Deixar ativado somente “Obter notificações de aplicativos e outros remetentes”.

 

- Desativar sugestões: Configurações > Personalização > Iniciar > Desativar mostrar sugestões.

 

- Desativar animações: Abrir Painel de Controle > Sistema > Configurações Avançadas do sistema > Configurações (Desempenho) > Desativar todos os ícones de animação e esmaecer > Aplicar > ok.

 

- Faça desfragmentação do HDD pelo menos 1x por mês usando o Defraggler.

 

- Verifique integridade do SO. Execute os comandos a seguir no CMD como Administrador: sfc /scannow e depois o DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

 

- Faça uma verificação do seu HDD com o teste completo do Data Lifeguard, depois execute o CHKDSK /R no CMD como Administrador (esse procedimento pode demorar várias horas, aguarde terminar e certifique-se que o notebook está conectado no carregador).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...