Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

upgrade do PC mantendo algumas peças


Posts recomendados

Olá, bom eu estou com um PC 

 

placa-mãe ASUS M5A78L-M/LX BR

Placa de vide Radeon XFX R7 360 

Fonte Akasa Viper 600W

Processador AMD FX 6300 Black Edition

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB DDR4

 

 

Porém estou recentemente desempregado e estou começando a fazer Freelas, mas estou com dificuldades na hora da edição de videos, gostaria de ajuda e dicas para saber o que ou quais eu poderia comprar para melhorar meu desempenho, no caso estava pensando em trocar tudo porém indo aos poucos, então queria saber por exemplo qual placa-mãe eu poderia comprar que seja bem melhor que a que eu tenho, podendo aproveitar o resto, claro que consequentemente vou trocar processador tambem e etc, mas se alguem puder me indicar pelo menos uma placa-mãe e um processador pra de inicio começar a trocar (não entendo muito dessa parte então não saberia qual placas seriam compativeis por exemplo). 

 

Estava vendo uma placa-mãe  

ROG STRIX X470-F GAMING  amd

e processador 

AMD Ryzen™ 7 1800X

 

Vale a pena? daria para eu aproveitar todo o resto por enquanto nessas placa-mãe e processador ? talvez eu consiga trocar para uma fonte logo de inicio tambem, minha maior preocupação é saber se consigo compatibilidade nas outras coisas  (placa video por exemplo) no momento que infelizmente são coisas que nao conseguirei comprar de inicio. 

Valeu 

 

(uma outra curiosidade rapida, o processador Ryzen 7 1800X, é compativel com a minha M5A78L-M/LX BR? me veio essa duvida de ultima hora, mas seria mais para conhecimento, pois realmente to afim de dar um up na placa-mãe tambem ) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leehferreira Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega, seria muito melhor nos dizer seu orçamento para que possamos lhe ajudar em primeiro lugar.

Em segundo lugar o Ryzen 7 1800X não é compatível com a sua placa-mãe atual por ser de socket diferente, e ainda que mude de placa-mãe teria de trocar de memória, eu acredito que um upgrade como um Ryzen 7 1700 + B350(placa mediana que lhe atenderia em tudo) lhe serviria bem dando lhe folga para pegar uma placa de vídeo melhor que faria uma boa parte do trabalho ou até 16GB de RAM ou até quem sabe um SSD. 

 

Linha X370/X470 é uma linha voltado para entusiastas que pretendem fazer Overclock mais pesado e utilizar em multi-gpu's além de outras coisas a mais que ela pode ter, as B350 e B450 além de suportarem um overclock(porém nem todas são recomendadas fazerem por ter um VRM fraco sem, dissipador de calor) porém simples, nada tão avançado ainda tem muitos fatores similares às X370/X470. Custando muito menos.

O Ryzen 1800X é basicamente um Ryzen 7 1700 com clock bem maior, eu pessoalmente tentaria ir num de 2° geração ou até espere para ir direto nos Ryzen 3000, pois um Ryzen 5 pode vir com 8 Cores e 16Threads e um Ryzen 7 com até 12 cores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso @GabrielLP14 O problema que no momento nao tenho como dar exatamente um orçamento porque to vivendo justamente de freela, por isso queria "aproveitar" peças no momento hehe ai a intenção era justamente pegar a placa-mãe 

ROG STRIX X470-F GAMING  amd e processador AMD Ryzen™ 7 1800X de inicio kkk, mas acredito que de inicio talvez eu consiga uns 2K e meio mais ou menos, que se desse pra pegar essas duas placas, o restante eu iria comprando conforme os Jobs fosse entrando, no caso do processador Ryzen compativel com a placa-mãe atual, era mais curiosidade mesmo, a intenção mesmo era realmente trocar pra x470F, que eu ouvi falar muito bem dessa placa tanto pra jogos quanto para edições e etc, mas como nao conheco estão bem assim de hardwares e etc fico mo perdidao kk ... que eu quero mesmo ir montando de uma forma que futuramente eu possa ter um pc para edições de video e audio (principalmente) porém tambem edições de imagens, motion e etc, e claro nos momentos vagos uns jogos tambem, (embora nao costumo jogar jogos muito pesados, mas pelo menos uns que venham a ter um bom desempenho levando em consideração essa nova linha que anda saindo inclusive reboots e etc... 

adicionado 7 minutos depois
6 minutos atrás, Leehferreira disse:

@simforoso @GabrielLP14 O problema que no momento nao tenho como dar exatamente um orçamento porque to vivendo justamente de freela, por isso queria "aproveitar" peças no momento hehe ai a intenção era justamente pegar a placa-mãe 

ROG STRIX X470-F GAMING  amd e processador AMD Ryzen™ 7 1800X de inicio kkk, mas acredito que de inicio talvez eu consiga uns 2K e meio mais ou menos, que se desse pra pegar essas duas placas, o restante eu iria comprando conforme os Jobs fosse entrando, no caso do processador Ryzen compativel com a placa-mãe atual, era mais curiosidade mesmo, a intenção mesmo era realmente trocar pra x470F, que eu ouvi falar muito bem dessa placa tanto pra jogos quanto para edições e etc, mas como nao conheco estão bem assim de hardwares e etc fico mo perdidao kk ... que eu quero mesmo ir montando de uma forma que futuramente eu possa ter um pc para edições de video e audio (principalmente) porém tambem edições de imagens, motion e etc, e claro nos momentos vagos uns jogos tambem, (embora nao costumo jogar jogos muito pesados, mas pelo menos uns que venham a ter um bom desempenho levando em consideração essa nova linha que anda saindo inclusive reboots e etc... 

mas se caso tiverem alguma outra ideia em si podem falar, é que  eu realmente nao entedo basicamente nada de hardware, isso que me ferra... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Leehferreira disse:

O problema que no momento nao tenho como dar exatamente um orçamento porque to vivendo justamente de freela, por isso queria "aproveitar" peças no momento hehe ai a intenção era justamente pegar a placa-mãe 

ROG STRIX X470-F GAMING  amd e processador AMD Ryzen™ 7 1800X de inicio kkk

Com todo respeito, não acredito que seja um bom negócio, eu esperaria o lançamento da AMD que sai esse ano ainda, ai sim você pega uma X470 então ou até X370 ou até quem sabe se lançar uma X570 junto de um Ryzen 3000.

8 minutos atrás, Leehferreira disse:

era mais curiosidade mesmo, a intenção mesmo era realmente trocar pra x470F, que eu ouvi falar muito bem dessa placa tanto pra jogos quanto para edições e etc

placa-mãe não afeta nada em games em desempenho, ela não dá frames a mais, ela tem limite de expansões, por exemplo, essa placa X470 suporta 64GB de memória tem X99 e X299 que suportam 128GB, e por ai vai, questão de quantidades de portas USBs, USBs 3.0, slots PCI-Express. Más não dão desempenho a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leehferreira disse:

mas estou com dificuldades na hora da edição de videos

 

O que seria essa dificuldade exatamente? Qual software e versão você está usando? Sabe se ele usa aceleração por hardware via GPU? Quando está editando/exportando, como estão utilização e temperaturas do CPU e GPU?

 

Porque, no geral, a máquina não parece estar ruim para começar a editar vídeos. Claro que dá pra melhorar, mas se o intuito é economizar, temos que saber exatamente onde está o seu problema, se apenas precisa de mais força bruta ou pode ter alguma configuração para ajustar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank Dependendo do tamanho da edição (tempo de video, longo) trava muito o que fica difícil de ir editando, tratamento de cores fica difícil, e alguns momentos o pc trava, desliga sozinho ou simplesmente congela (tela fica da forma que parou mas nada mexe nem mouse nem nada, wind 10.) 

as vezes ate no meio de um jogo como o CS GO por exemplo que nao acho estão pesado quando muitos que vem tendo ultimamente trava o pc. 

 

ou por exemplo, esses dias fui fazer uma edição de um video de 3 minutos que infelizmente estourou todo o branco ai tive que ir corrigindo nas camadas de cores (premiere), acho que fiz umas 5 camadas de reajuste, cada camada eu tinha que fazer um pré render da timeline que demorava mais ou menos umas 3 horas para renderizar, para poder assistir a preview para ir arrumando, entao tecnicamente eu tinha que dar uma pre renderizada de 3 horas em cada uma das 5 camadas para tentar trabalhar em um video de 3 minutos, entao se o video é muito longo ou tenho que trabalhar com correção de cores ou algo assim, acaba me atrapalhando etal... (isso que eu tenho que usar o pc nessas horas tanto de jogo quanto render com um ventilador proximo ao pc e mais um mini ventilador ao redor do pc para poder esfriar e fazer o vento meio que circular por ele) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leehferreira disse:

placa-mãe ASUS M5A78L-M/LX BR

...

Processador AMD FX 6300 Black Edition

 

Isso passou batido na primeira vez. Essa combinação costuma dar problemas. Siga as instruções para tentar parar os travamentos:

 

 

Tem vários casos... após isso e verificado que os congelamentos pararam, a primeira coisa pra ver é como está o uso e temperatura nessas horas, de tudo: CPU, GPU, memória RAM, HD.

 

E verificar se o Premiere está usando aceleração por hardware (OpenCL) da sua placa de vídeo também. Alguns links para ajudar:

 

Boa sorte aí rs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...