Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a vantagem dos processadores sem vídeo integrado?


xcasluw

Posts recomendados

Olá, pessoal!

Atualmente temos no mercado processadores sem vídeo integrado, ou seja, caso compramos um processador sem vídeo integrado, temos de ter certeza que temos uma placa de vídeo.

Minha dúvida é: qual a vantagem para a Intel/AMD lançar um processador sem vídeo integrado? Isso permite subir mais o clock? Diminuir o tamanho?

E para nós consumidores, qual seria também a vantagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, xcasluw disse:

qual a vantagem para a Intel/AMD lançar um processador sem vídeo integrado?

Custo. Tais processadores são mais baratos pra produzir. 

 

18 minutos atrás, xcasluw disse:

Isso permite subir mais o clock? Diminuir o tamanho?

Não e não. No caso, até daria para inserir mais núcleos de processamento na mesma pastilha, mas resultaria em redesenho da arquitetura, o que aumentaria o preço, contrariando o escrito acima.

 

19 minutos atrás, xcasluw disse:

E para nós consumidores, qual seria também a vantagem?

Se a redução de custo resultasse na redução do preço, seria esta a vantagem. Mas, não é o caso. Tanto que eu acho que comprar um Intel F não tem vantagem alguma. No caso dos Ryzen, não tem 2200 ou 2400 sem vídeo integrado. Então, em tese, são processadores diferente, com quantidade de núcleos e frequências diferentes. Já no caso dos F ou não F, não tem vantagem nenhuma. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

A vantagem é que é um processador mais rápido.

Segue uma lista com todos os processadores do planeta ordenados por velocidade:

https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php

 

Por exemplo, localize na lista o processador 9100F e o 9100. Vai perceber que o processador terminado em F é mais veloz por não tem o vídeo.

 

Aqui você pode ver que o mesmo modelo de processador, quando acrescenta o "F" no final, apresenta um desempenho maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2019 às 10:11, xcasluw disse:

Olá, pessoal!

Atualmente temos no mercado processadores sem vídeo integrado, ou seja, caso compramos um processador sem vídeo integrado, temos de ter certeza que temos uma placa de vídeo.

Minha dúvida é: qual a vantagem para a Intel/AMD lançar um processador sem vídeo integrado? Isso permite subir mais o clock? Diminuir o tamanho?

E para nós consumidores, qual seria também a vantagem?

 

A vantagem pra você como consumidor é não pagar por um recurso que não irá usar.
Se você tem uma placa de vídeo dedicada não faz sentido comprar um processador com vídeo integrado, seria o mesmo que comprar um carro com ar condicionado morando em uma região que faz frio o ano todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@NIGHT FALL mas no caso, só mesmo para tirar dúvidas aqui, se tenho um processador integrado, porém tb estou usando uma placa de vídeo, a parte integrada iria trabalhar junto com a placa de vídeo? ou ela não funciona quando tem uma placa de vídeo? 

 

Sou novato na área; tendo aos poucos umas noções! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 21/03/2019 às 10:33, Kleber Peters disse:

Se a redução de custo resultasse na redução do preço, seria esta a vantagem. Mas, não é o caso. Tanto que eu acho que comprar um Intel F não tem vantagem alguma. 

 

Tomando por base o Core i5-12400.

12400 com vídeo integrado R$ 1.400,00 (T'byte)

12400F (sem vídeo) R$ 1.197,00 (P'chau)

 

São R$ 203,00 ~ 14,5% a menos, o que ajuda a comprar 8 GB de memória RAM, ou uma fonte.

Economia razoável, até porque o vídeo integrado da Intel é bem "meia boca".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Honier disse:

mas no caso, só mesmo para tirar dúvidas aqui, se tenho um processador integrado, porém tb estou usando uma placa de vídeo, a parte integrada iria trabalhar junto com a placa de vídeo? ou ela não funciona quando tem uma placa de vídeo? 

Ela não funciona..

 

Você pode usa ela, caso queira usar 2 monitores por seja lá qual for a situação, mas cada monitor fará uma coisa, pois não tem como "somar" o desempenho das duas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra somar desempenho em jogos, mas voce consegue "dividir" tarefas.

 

Por exemplo, se for fazer stream de jogos o vídeo integrado pode ficar encarregado do streaming, enquanto a placa de vídeo pode ser utilizada em 100% no processamento dos jogos. O nome da tecnologia que permite isso é o Intel vídeo Sync... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compare o Ryzen 5600x e o 5600G ambos parecidos, mas no desempenho sem grafico tem mais potencia, a unica vantagem que vejo é que se a sua placa de vídeo pifar você já tem uma, ou então deixa uma placa baratinha só para dar vídeo e arrumar outra.

No momento eu uso o 5600g, é muito mais potente que minha ex placa rx560.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Danis Barsant disse:

No momento eu uso o 5600g, é muito mais potente que minha ex placa rx560.

 

Tem centenas de videos no youtube comparando o desempenho do vídeo integrado do 5600g, ele é muito parecido com a RX550.
A sua antiga RX 560 era bem superior a Vega7, pelo menos uns 30% acima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Mas na pratica não foi o que aconteceu. com Valorant ganhei mais uns 30fps e parou de aparecer a mensagem quedas de quadro, no battlefield V game ficou estável, tanto que me desfiz da placa e fiquei só com a integrada. Não é um vídeo potente, mas é bom, da para jogar cyberpunk não com gráficos no talo mas para se divertir.

Mas é como você falou ter uma placa de vídeo dedicada é possível fazer stream, com a integrada não é possível, o desempenho é desagradável.

Pode ser também que minha placa de vídeo rx560 ficou ruim, pois fiz muitas experiências de overclock com ela xD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...