Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Octo HCNR200 para isolar 24V de 3.3V


Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo bem?

Estou tentando montar um circuito para separar dois GNDs. Um de 24V e outro de 3.3V. Estou usando um optoaclopador HCNR200. Não sou experiente, por isso estou penando para ajustar o circuito. 😅 A entrada no ampop do GND de 24V varia de 0 a 10V. O circuito foi montado de acordo com o que o datasheet sugere. Agradeço se puderem me ajudar. Não sei onde estou errando. Preciso da linearidade.

circuito.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal este opto.

Leitura rápida e resumo do funcionamento 2º meu tico e teco:

Ele tem 2 receptores idênticos. Um deles é usado como retorno pro lado não isolado pra fazer a compensação por luz. Algo como pro sistema achar que sabe o que está ocorrendo na saída que me interessa.... ou algo do gênero pois não consigo ver a informação real retornando... esquece....

 

09101M1b-0.gif

 

Agora o seu problema:

-você não deve aplicar 24V direto na entrada do ampop. De fato, não pode ser superior a sua alimentação e nem muito perto dela

-pegue uma amostra tipo dividido por 10 com divisor resistivo tipo 90k+10k. Aí vai dar 2.4V... Acho que 1/2 que pronto...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Legal este opto.

Leitura rápida e resumo do funcionamento 2º meu tico e teco:

Ele tem 2 receptores idênticos. Um deles é usado como retorno pro lado não isolado pra fazer a compensação por luz. Algo como pro sistema achar que sabe o que está ocorrendo na saída que me interessa.... ou algo do gênero pois não consigo ver a informação real retornando... esquece....

 

09101M1b-0.gif

 

Agora o seu problema:

-você não deve aplicar 24V direto na entrada do ampop. De fato, não pode ser superior a sua alimentação e nem muito perto dela

-pegue uma amostra tipo dividido por 10 com divisor resistivo tipo 90k+10k. Aí vai dar 2.4V... Acho que 1/2 que pronto...

 

Muito obrigada pela ajuda. Montei esse circuito porém ele é linear somente na entrada de 0 a 2V.... de 2V em diante não modifica em nada minha saída. você tem ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na simulação não devo te ajudar. Na real, você deve ajustar os ganhos da entrada e/ou da saída. Experimenta alimentar os ampops com V maior tipo 8...12V.

33 minutos atrás, Carolinne Moreira e Souza disse:

de 2V em diante não modifica em nada minha saída

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando para o circuito postado, aquele resistor R3 de 25R está sobrando *erro grave. Ao ficar em paralelo com PD1 isso pode estragar a linearidade desejada.

Na operação correta a tensão sobre a entrada não inversora será sempre de zero volt, então tanto faz se Vin é superior a tensão da fonte ou não.

Coloque um resistor entre a saida do operacional e o led, vai auxiliar na estabilidade. Um valor entra 47R e 100R resolve. Com o mesmo propósito, um pequeno capacitor entre a saida e a entrada negativa tornará o circuito menos sujeito a ruídos, o operacional só não está em completa malha aberta por conta da realimentação do PD1.

Este circuito opera com a corrente de led IF até 25mA. A taxa de transferência para PD1 e PD2 é de 50%, isto é, 5mA no diodo para cada 10mA no led. Como a corrente sobre o resistor de entrada é idêntica a que correrá sobre PD1 com o valor selecionado está utilizando menos de 10% do range do componente. Isso subutiliza a precisão do componente, isto é, se pode te oferecer 0,1% ao utilizar 10% terás 1% sobre seu range.

Finalizando a análise sobre o estágio de entrada, mesmo com as observações apontadas, depois de retirado o R3, tem que funcionar.

 

Olhando para o estágio de saída. A corrente que passa por PD1 é a mesma que passa por PD2 (é a base de funcionamento desse circuito). como a tensão sobre o pino inversor na condição de estabilidade é zero volt e a entrada do operacional tem consumo irrisório então a corrente que passa sobre PD1 = PD2 = R3. Sendo R3 do mesmo valor que transforma a tensão de entrada em corrente R1 o que fizeste foi um isolador de ganho 1. para fazer com que 10V de entrada espelhem 3V3 na saida R3 = Vout/Vin x R1 = 3k3.

R5 está sobrando, jampeie.

O operacional de saída está sendo alimentado por 3V3, então vai ter que usar um modelo rail to rail para alcançar 3V3 na saída. O LM358AD tem saída máxima = Vcc-1,5V, isto é, com 3V3 de alimentação só no simulador é que alcança 2V, na real não chega a isso.

 

adicionado 19 minutos depois

Mais alguns detalhes: Não está utilizando alimentação simétrica. Então na seleção do operacional  procure por um modelo em que o modo comum Vcm inicie abaixo de zero volt, -0,3V é fácil de achar. Isso é válido para os 2 operacionais.

Para abaixar custos, se tiver disponível 5Vcc no estágio de saída um operacional cuja saída vá de 0V a Vcc-1,5V te atenderá.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...