Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade: Pentium G4560 por Ryzen 5 1600


Posts recomendados

Boa tarde, galera. Beleza?

Vendi meu PS4 e estou querendo fazer um upgrade na minha máquina.

Atualmente possuo um Pentium g4560, placa-mãe h110m asus, placa de vídeo 1050 ti EVGA 4 gb,  8gb-ram (1 peça) ddr4 e Fonte gamemax 400W 80Plus PFC Ativo.

Uso o computador para jogos e estudos. Pesquisei bastante e achei interessante o Ryzen 5 1600. Achei o processador por R$ 640,00 e a Placa-mãe MSI p/ AMD AM4 B450M PRO-M2 DDR4 por R$ 450,00 . 

Minha dúvida é: Vale a pena eu trocar meu processador e placa-mãe pelos citados acima? Vai fazer uma diferença boa? Meu pc tem 1 ano apenas. Ou é melhor montar alguma outra configuração? Recomendam outra placa-mãe? Estava pensando em gastar no máximo R$ 1300,00.  Está nos meus planos pegar mais uma memória-ram de 8gb ddr4, pra ficar com 16gb-ram.

Sou meio leigo. Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que GTA V é CPU Bound, ele depende mais do processador do que da VGA ( assim como BF1).

 

Se tiver um pouco mais de $ poderia comprar um Ryzen 5 2600, comprei um a menos de um mês e não me arrependi.

 

Mas indiferente de qual escolher vai ter um bom ganho de performance sim, talvez ele sofra um pouco no The Witcher, mas vai rodar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O que ocorre é que com Intel você vai ter um pouco mais de performance (+FPS), mas ai vem um porém, o que adianta ter 300 FPS se o seu monitor é de 60Hz  (exemplo)?

 

O Ryzen no momento é o melhor custo benefício que tem.

 

Prefiro ter 10 FPS a menos e pagar um pouco menos para investir em outras peças.

 

Nunca tinha visto essa da AMD é para quem mexe com programação, acho que ele queria dizer que AMD é bom para quem faz streamer por que tem mais núcleos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Gastei +- R$ 2,000 no kit PLM+MEM+PROC.

 

Minha sugestão é pegar uma com chipset B450 mas não igual a minha, ela e mATX e na hora não me liguei disso.

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-K/

 

No fim se tiver um cooler como o hyper T4, que é o meu por sinal, não dá para instalar porque bate nas memórias por ser muito grande.

 

Poderia diminuir um pouco esse valor pegando memória de 2400 Mhz que são mais baratas que a de 3200, peguei uma Patriot Viper e me arrependi.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Drypt

 

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

 

3 horas atrás, Drypt disse:

Boa tarde, galera. Beleza?

Vendi meu PS4 e estou querendo fazer um upgrade na minha máquina.

Atualmente possuo um Pentium g4560, placa-mãe h110m asus, placa de vídeo 1050 ti EVGA 4 gb,  8gb-ram (1 peça) ddr4 e Fonte gamemax 400W 80Plus PFC Ativo.

Uso o computador para jogos e estudos. Pesquisei bastante e achei interessante o Ryzen 5 1600. Achei o processador por R$ 640,00 e a Placa-mãe MSI p/ AMD AM4 B450M PRO-M2 DDR4 por R$ 450,00 . 

Minha dúvida é: Vale a pena eu trocar meu processador e placa-mãe pelos citados acima? Vai fazer uma diferença boa? Meu pc tem 1 ano apenas. Ou é melhor montar alguma outra configuração? Recomendam outra placa-mãe? Estava pensando em gastar no máximo R$ 1300,00.  Está nos meus planos pegar mais uma memória-ram de 8gb ddr4, pra ficar com 16gb-ram. 

Sou meio leigo. Obrigado pela ajuda!

 

 

Na TerabyteShop existem alguns kits upgrades onde eles te vendem a placa-mãe + Processador, inclusive alguns vem até com memória.

 

Eu só trocaria essa placa-mãe, o Ryzen 5 1600 é bem superior ao Pentium, isso você nem precisa se perguntar.]

 

Comparar um processador de 2  Cores / 4 Threads com um de 6 Cores / 12 Threads é quase impossível, dado que para jogos CPU Bounds, esse pentium ia sofrer e acabar limitando sua VGA, agora com o Ryzen 5 1600 você não vai ter esse problema.

 

Fora que mais threads você vai ter um MultiTask melhor, isso influencia caso você queira fazer trabalhos, modelagem 3D, Edição de Vídeos e Streaming.

 

Isso sem falar que o Ryzen 5 1600 vai te dar uma margem de upgrade muito maior no futuro que um Pentium.

 

27 minutos atrás, Drypt disse:

a diferença de valor do r5 1600 pro 2600 é de 250 reais... vou dar uma pesquisada aqui... valeu! Um amigo meu disse que é melhor eu comprar um i5 , porque radeon é mais pra quem mexe com programação... aí fiquei na dúvida. 

 

A  Diferença do Ryzen 5 1600 pro 2600 é bem pouca mesmo, muitos dizem que nem vale a pena pagar a diferença.

 

Eu não tenho uma opinião formada sobre isso, mas é um argumento aceitável dado que a única coisa que muda do Ryzen 5 1600 pro 2600 seria o Clock Base e o Clock Boost.

 

Você conseguiria diminuir essa diferença por meio de um Overclock no Ryzen 5 1600.

 

Enfim:

 

Recomendo a você um Ryzen 5 2600/1600 + B350 ou B450.

 

Você pode pegar um kit desses por exemplo: KIT

 

Ou se o orçamento for maior: KIT

 

 

Qualquer outra duvida é só perguntar!!!

 

Abraços!!!

 

:D

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuisFGH Beleza, vou dar uma pesquisada aqui... eu já tenho 1 memoria 8Gb 2133Mhz DDR4. Vou comprar outra igual...

adicionado 5 minutos depois

@Broadwink Eu já tinha lido sobre isso também, que só compensaria o 2600 se fosse o mesmo valor do r5 1600.

Achei interessante esse kit da terabyte que você mandou, mas e essa placa-mãe? Nunca tinha visto... é boa?

Eu achei na kabum o ryzen 6 1600 por R$ 639,90 e a Placa-Mãe MSI p/ AMD AM4 B450M PRO-M2 DDR4 por R$ 450,00 totalizando R$ 1090,00 . Essa placa-mãe b450m da MSI seria melhor que essa biostar racing? Muda alguma coisa relevante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Drypt

 

Então, relevante como você diz?

 

Porque a B350GT3 é um ótimo custo beneficio dado que ela é uma placa-mãe do chipset B350, é expansível para 64GB, possui alguns dissipadores de VRM's.

 

O Único pecado dela é não possuir dissipadores nos Mosfets, mas para uma placa-mãe com o preço de 450, não era de se esperar muita coisa.

 

A B450 da MSI ela não possui dissipadores muito bons fora que é expansível até 32 GB.

 

Eu iria de BIOSTAR, ela não é uma marca muito conhecida aqui no Brasil mas lá fora ( Ásia ), ela já trabalha faz um bom tempo, é só que aqui no Brasil ela começou a pouco tempo.

 

Caso você vá comprar um Ryzen 5 2600, certifique-se que a Terabyte vai atualizar a BIOS da B350 para você, caso contrario, quando chegar, ela não vai reconhecer o processador e ai você vai precisar de um processador Ryzen de 1° Geração ou alguns Athlons para fazer este update.

 

Muito provavelmente eles fazem sim, mas da uma perguntada só para desencargo de consciência.

 

Qualquer outra duvida é só perguntar

 

Abraços!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive g4560 e i5 7400, agora estou com o ryzen 5 1600, e vou te falar uma coisa, nem o i5 7400 chega perto do ryzen, tanto i5 quanto g4560 ficam em 100% de uso direto na maioria dos jogos atuais, dando gargalo até mesmo com a gtx 1050 ti em alguns jogos, você sente diferença até no famoso ALT+TAB durante a jogatina , então sim vale muito a pena você pegar um ryzen 5 1600, processador que trabalha com folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Drypt

Conforme lhe foi informado pelos amigos acima, o Ryzen 5 1600 é uma ótima escolha para o seu futuro upgrade, porém é importante salientar que em breve, sairá a 3ª geração dos Ryzen (3000). Acho mais prudente, esperar lançar essa próxima geração (até julho, ela deve estar disponível pra compra) do que se precipitar agora.


O Pentium G4560 é um processador guerreiro, consegue levar numa boa a 1050 Ti. Obviamente, em uma ou outra aplicação, é possível sentir alguns engasgos, mas nada que atrapalhe de fato.

Segura um pouco a onda, junta mais uma grana e upa para a 3ª geração dos Ryzen, aliás, essa nova geração tá prometendo botar a Intel contra a parede tanto quanto já colocou quando ela lançou os Ryzen da 1ª geração.

Segue a dica do @maia12 ... 

Espero ter ajudado,

Abraço!!!💪🏼🙂👍🏼

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, maia12 disse:

Recomendo fortemente você esperar os Ryzen 3000 lançarem pra fazer uma escolha definitiva. Trocar de processador não vai mudar em nada com a 1050ti. O g4560 já extrai o máximo dele.  Novos ryzen devem chegar em 2 meses. 

 

Olha já tive tanto o g4560 quanto o i5 7400, então posso dizer com certeza que nem o i5 7400, consegue extrair 100% nem mesmo da 1050 ti em certos jogos, pois como todos sabem processadores 4/4 hoje em dia não estão mais dando conta do recado. Vou da um exemplo, tenta rodar BF1, BF5, Assassins Creed Origins e etc no g4560 ou i5 7400, e veja se eles vão da conta do recado, não aguenta pois já tive e testei os dois, sem contar os travamentos que você tem devido ao fato do processador ficar chegando em 100% de uso mesmo em jogos mais leves, como por exemplo Path of exile e GTA 5.

 

6 horas atrás, maia12 disse:

@Drypt não sei te dizer, porque eu tenho um g4560 em um segundo pc aqui em casa e comigo ele não travava não. é em algum jogo?

 

Vale a pena trocar, é que como está proximo o lançamento dos novos e acho interessante você aguardar.

 

Tenta rodar BF1, BF5 e Assassins Creed origins para você ter noção.

 

@Drypt A próxima geração de Ryzen está para sair, porém como todos sabem, o preço dos novos hardware no nosso País é algo assustador, com certeza esses novos processadores chegaram com preços abusivos, e vai demorar um certo tempo até estabilizar, sem contar que você vai precisar  pagar para alguém ou pedir um processador emprestado, para atualizar a bios, para que a placa-mãe reconheça os novos processadores ... eu pelo menos resolvi não esperar e peguei logo o r5 1600 rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maia12 @leonardo162 @Richard Dória @Broadwink Eai consagrados... desculpa incomodar novamente... Resolvi esperar essa nova geração que vai sair, ver os preços e avaliar se é melhor comprar a nova ou ficar no r5 1600 mesmo... Queria só tirar uma dúvida. Eu tenho 1 ddr4 2133 mhz 8 gb. Me disseram que se eu comprar ryzen essa DDR4 vai ficar ruim pra esse processador. Procede? Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Drypt

 

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

 

Relaxa, nem é incomodo não, sempre que precisar é só perguntar! :D

 

Então, não é que vai ser ruim, é que poderia ser "melhor" digamos assim.

 

Processadores no geral, principalmente os Ryzen's, se beneficiam muito de Dual-Channel, então um pente só você acaba perdendo desempenho, mas se você esta no mesmo que eu, e não tem tanta grana pra arcar com isso no momento, nem precisa se preocupar.

 

Quando der, faça um Upgrade comprando outro pente de 8GB e pronto!

 

^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Broadwink entendi... é porque a pessoa me disse que a 2133mhz era pouco pra ryzen, que era melhor eu comprar outra memória com velocidade maior sabe ? Também falou que pra mim seria melhor comprar um i7 6ª ou 7ªgeração... pois já possuo uma placa-mãe h110m. Mas um i7 desses custa 1400 reais... sairia mais caro do que comprar um r5 1600, a placa-mãe e ainda da pra comprar outra memória de 8 gb... Complicado kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...