Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reator convencional de lâmpada fluorescente


Gu1426

Posts recomendados

Alguém sabe como calcular um reator convencional (indutor) para 1 lâmpada de 20W? Tentei pegar o esquema de um outro reator com núcleo do mesmo tamanho, mas tive dificuldades em desmontá-lo, estava com uma massa dura, o núcleo era soldado, consegui abri-lo, mas a massa tinha "colado" o núcleo no carretel, e não teve como tirar sem destruir o enrolamento. Não sei quantas espiras enrolar... 1000? 2000?

 

(Obs: o indutor que desmontei estava em curto e com o fio muito bem derretido)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não importa as espiras diretamente, o que importa é quantos H (henry) o indutor tem.

Para lâmpadas de 20W se usa 2,5mH.

Como vai calcular isso e medir eu já não sei.

Os reatores que eu conheço tem o núcleo com 0,5mm e 1cm de altura. É enrolado com fio 28AWG até o final.

adicionado 9 minutos depois

@Gu1426 Agora que percebi, você fala do reator comum com starter, né?!

Esses reatores convencionais eu desmontei um uma vez e vi que era cheio de resina. Então deixei pra lá, nunca tive interesse em desmontar mais ou saber como é enrolado.

 

Tudo que eu mencionei acima é sobre o "trafinho" usado nos reatores eletrônicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 O núcleo é pequeno, de 1.60x2.35, queria dar uma serventia a ele. E sim, são esses com starter mesmo.

 

16 minutos atrás, Renato.88 disse:

Tudo que eu mencionei é sobre o "trafinho" usado nos reatores eletrônicos.

Eu vi que esse núcleo era pequeno demais kkkk.

 

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esses reatores convencionais eu desmontei um uma vez e vi que era cheio de resina. Então deixei pra lá, nunca tive interesse em desmontar mais ou saber como é enrolado.

Pois é, eu desmontei pois não tinha o que fazer, fiquei meia hora (ou mais) removendo a resina com uma chavezinha velha e um martelo, quando removi o indutor, descobri que ele era soldado, aí peguei uma serra e cortei o núcleo dele, depois que abri, não consegui remover o carretel de dentro do núcleo, até que uma hora esbarrei no fio e arrebentei tudo, aí peguei e joguei fora, foi uma tremenda perda de tempo, mas deu para matar a curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gu1426 disse:

O núcleo é pequeno, de 1.60x2.35, queria dar uma serventia a ele. E sim, são esses com starter mesmo.

 

Não vejo muita serventia pra isso, trafos pequenos são muito chatos pra enrolar...

Essa semana eu fiquei aqui apanhando com um trafo de video K7, pelo menos eu consegui enrolar tensões de 6 e 12V nele que são o que preciso, de pra tirar uns 4A de boa dele. Mas deu trabalho pra fazer caber 130 espiras de fio 20 nele.

 

7 minutos atrás, Gu1426 disse:

Pois é, eu desmontei pois não tinha o que fazer, fiquei meia hora (ou mais) removendo a resina com uma chavezinha velha e um martelo, quando removi o indutor, descobri que ele era soldado, aí peguei uma serra e cortei o núcleo dele, depois que abri, não consegui remover o carretel de dentro do núcleo, até que uma hora esbarrei no fio e arrebentei tudo, aí peguei e joguei fora, foi uma tremenda perda de tempo, mas deu para matar a curiosidade.

Isso aí, eu já fiz o mesmo. Foi há tanto tempo que nem me lembro mais como era o reator.

Aqui em casa ainda tem um reator desse funcionando...

E na gaveta devo ter um outro de lâmpada de 9W, esse não tem cola, usa um núcleo de chapas U. Nem é tão antigo, era de uma luminária de escrivaninha. Como uso na bancada substituí o reator porque coloquei lâmpada de 28W no lugar da de 9W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Dias atrás rebobinei um trafo de estabilizador de tensão, para montar um carregador de baterias, o primário com 570 voltas de fio 24AWG (285 cada enrolamento de 110V), e saída de 10V com 3.2A, eu ia fazer com um pouco mais, só que o espaço estava muito curto para o secundário. Sobre o fato de enrolar trafos pequenos ser chato, sim, é chato, já enrolei dois transformadores, um com mais de 2000 voltas (na verdade foram só 1000 pois foi enrolado com dois fios juntos, foi mais prático, mas não gosto de enrolar desta forma), levei uma hora pois enrolei de qualquer jeito e o fio era muito fino...

 

Esse núcleo que tenho dá pra uma lâmpada de 20W? Eu procurei em vários lugares, inclusive aqui no fórum, mas não achei muita coisa relacionada a enrolar esse tipo de reator, e o que tinha não era explicação muito boa/informação suspeita, não dá pra dizer: "enrola umas 1000 voltas e testa", aí se queima o fio, já é prejuízo, mas fazer o que né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Gu1426 disse:

Esse núcleo que tenho dá pra uma lâmpada de 20W? Eu procurei em vários lugares, inclusive aqui no fórum, mas não achei muita coisa relacionada a enrolar esse tipo de reator, e o que tinha não era explicação muito boa/informação suspeita, não dá pra dizer: "enrola umas 1000 voltas e testa", aí se queima o fio, já é prejuízo, mas fazer o que né?

É algo antigo, antes da internet. Então a informação não chegou a ser compartilhada, quem sabia como fazer não disse...

Esses reatores tem um funcionamento diferente, a energia que realmente pode derreter o fio dele só passa na hora que o starter está batendo pra lâmpada acender. Quando ioniza a corrente fica mínima, pois que vai conduzir a energia é o gás que tem dentro da lâmpada.

Eu uma vez tirei o starter da lâmpada depois de acesa, não apaga e vemos que a corrente elétrica entra pelos terminais extremos dela.

Na hora que o starter bate, o reator vai dando picos de alta tensão que entram na lâmpada, é algo como se fosse um relâmpago lá dentro, no momento que acender o starter esquenta e se abre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Assisti a um vídeo no YouTube fazendo a análise do circuito de um reator eletrônico, no início do vídeo ele fala do funcionamento de um reator "convencional", é bem o que você disse, isso quer dizer que, no momento em que o starter está fechado, toda a tensão da rede é mandada para o reator, e depois que o starte abre, aí serve só como limitador de corrente, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Bom, se eu estiver errado, corrija-me, é basicamente enrolar uma bobina de 220V como em qualquer trafo ou vai além disso? Pois há a parte dos picos de alta tensão, não sei se um simples enrolamento de 220V consegue dar esses picos para acender a lâmpada. Consegui um núcleo um pouco maior (2,0x2,6), usei a variável 35, e são 1480 espiras, arredondei para 1500, se eu fizer dessa forma será que funciona ou os conceitos são outros?

adicionado 2 minutos depois

No caso a variável foi para 35.5 depois de arredondar para 1500 espiras, como a tensão não vai ficar direto nele eu não usei uma variável mais alta, acho que ele consegue aguentar o "start", pois teria que ficar bastante tempo ligado para ter aquecimento da bobina.

 

@Renato.88 Terminei de enrolar, 2125 espiras de fio 29AWG, a resistência ficou em 140R (não sei se essa informação serve para algo), usando a variável 50 (acima da constante 48,4), será que isso serve como indutor da lâmpada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gu1426 disse:

Terminei de enrolar, 2125 espiras de fio 29AWG, a resistência ficou em 140R (não sei se essa informação serve para algo), usando a variável 50 (acima da constante 48,4), será que isso serve como indutor da lâmpada? 

Sei não.

Eu tentaria acender a lâmpada.

Se o reator ficar muito forte (sendo o caso de uma lâmpada maior) sua lâmpada de 20W vai esquentar bastante antes de queimar.

Se ficar fraco a lâmpada fica piscando e não acende ou se acender fica fraquinha.

Se tiver duas lâmpadas de 20W aí pode até ligar em série (eu já fiz numa ocasião onde só tinha reator de 40W e duas lâmpadas de 20).

atsmdy.jpg

Só que aí vai precisar de 2 starters.

O meu reator era eletrônico, então ficou mais fácil:

duaslampadasdgfdz4.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
5 horas atrás, Gu1426 disse:

@Renato.88 Posso usar como starter aquele capacitor (acho que é) que tem no reator eletrônico, eu segui as trilhas, e esse capacitor faz a função do starter, só ele está ligado ali, não tem mais nada, e os dois terminais vão para a lâmpada.

Não pode. O reator eletrônico trabalha diferente, lá o starter é justamente o circuito eletrônico, mais precisamente um Diac ligado junto aos transistores. 

 

Se você abrir um starter dos antigos, vai ver que lá também tem o capacitor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...