Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nvidia Geforce GT610 1GB


Posts recomendados

Olá! É o meu primeiro tópico aqui no site. Espero que possam me ajudar.

 

Estava utilizando meu computador normalmente, quando de repente comecei a escutar um barulho estranho vindo do gabinete. Parecia que o cooler estava esbarrando em algum fio. No entanto, ao abrir para verificar o problema, notei que não havia contato do cooler do processador com nenhum fio. Percebi que o barulho vinha da placa de vídeo. Então, desliguei o computador, retirei a placa de vídeo e fiz uma limpeza com um pincel. Instalei novamente e liguei o computador, mas o barulho persistia. Dependendo da posição que o gabinete ficava, o barulho parava, mas não era uma posição adequada. Abri novamente o gabinete e retirei a placa de vídeo. Desta vez fiz algo que eu nunca tinha feito antes: percebi que era possível desprender o cooler da placa de vídeo. Então, o fiz da maneira correta, apertando os pinos e sem danificar nada. Eu não sabia que as placas de vídeo também precisavam de pasta térmica, só descobri quando vi a pasta cinza ressecada. Fiz uma limpeza melhor no cooler, então, limpei a pasta térmica ressecada da GPU e da parte traseira do cooler, utilizando um papel higiênico. Fiz o possível para remover toda a pasta térmica ressecada. Após isso, apliquei a pasta térmica implastec que tenho aqui e uso no processador. Espalhei com a ponta do dedo e coloquei o cooler de volta, prendendo os pinos. Instalei a placa de vídeo e liguei o computador. O barulho havia parado, mas ao abrir o FIFA 14, que costumava rodar tranquilamente na qualidade baixa, após alguns minutos do jogo aberto, começou a dar aquelas travadas de como se o jogo estivesse muito pesado para o computador, mas sempre rodou tranquilamente nas mesmas configurações. Instalei o HWMonitor para ver a temperatura da placa de vídeo. Agora, por exemplo, somente com o Chrome aberto, está nos 56ºC. Quando abro o FIFA 14, após alguns minutos de jogo, principalmente durante a partida, chego a registrar 103ºC. Nunca havia medido a temperatura da placa de vídeo antes, mas creio que isso não seja normal. Afinal, no próprio site da fabricante diz que a temperatura máxima é de 102º. Detalhe: eu só posso registrar essa temperatura minimizando o jogo e olhando rapidamente o programa. Imaginem qual temperatura deve ser atingida com o jogo em fullscreen.

 

É necessário diminuir essa temperatura?

Como fazer com que a placa de vídeo suporte novamente a mesma capacidade de antes de fazer o procedimento de limpeza?

Posso ter danificado minha placa de vídeo?

 

Por favor, me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperatura altíssima, não jogue mais até resolver. Tenta fazer o seguinte, abre a placa de vídeo e bota uma quantidade bem maior de pasta térmica, tipo uma camada grossa. Vê se resolve. Acredito que não esteja dando contato entre o chip e o dissipador, só de aplicar uma camada mais generosa de pasta térmica pode ser que resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Shaman93 disse:

Temperatura altíssima, não jogue mais até resolver. Tenta fazer o seguinte, abre a placa de vídeo e bota uma quantidade bem maior de pasta térmica, tipo uma camada grossa. Vê se resolve. Acredito que não esteja dando contato entre o chip e o dissipador, só de aplicar uma camada mais generosa de pasta térmica pode ser que resolva.

Nossa, cometi um erro gravíssimo! Antes de ler sua postagem, lembrei que esqueci de ligar o cooler na placa de vídeo. Desliguei o computador rapidamente e o fiz. A placa de vídeo estava super quente. Que vacilo tremendo! Agora o meu único problema que acabou de retornar foi o barulho do cooler. Preciso de uma chave de fenda estrela bem pequena para desparafusar o cooler da plataforma dele e limpar internamente, mas infelizmente não tenho. Acho que terei que suportar o barulho. E só para registrar, a temperatura agora está medindo 47ºC. Enfim, obrigado pela ajuda! 😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...