Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia estou montando uma mesa x y, e preciso armazena um valor de coordenadas x e y para acionar motores de passo x e y, alguém pode me orientar como?

• Membro VIP
Postado

Olá. Bem vindo.

você tem mais de uma opção mas todas devem ter algo inteligente tipo um microcontrolador. Com qual tem familiaridade? Já tem ideia de como vai ser a parte mecânica? Não? Imagino algo como dois motores de passo e uma referência 0,0. P.ex. sua coordenada x seria o número de passos a dar a partir do 0. O mesmo pra y.

Há também outra possibilidade que é motor dc comum e encoder pra contar os passos ou distância. Ou aproveitar algo semipronto como uma impressora.

Tá vendo? São muitos "depende" e "depende da criatividade". Mas antes, faça um led piscar...

abç

Postado

@Isadora Ferraz será um pic 16f877a, acionando 2 motores nema 17 através do L293d,

no teclado quero inserir somende 3 coordenadas a principio , dai o motor x e y deslocam até o ponto e depois um outro motor eixo Z  de CC desce depois  sobe e realiza o proxima proxima coordenada

adicionado 1 minuto depois
agora, Adeilson93 disse:

@Isadora Ferraz será um pic 16f877a, acionando 2 motores nema 17 através do L293d,

no teclado quero inserir somende 3 coordenadas a principio , dai o motor x e y deslocam até o ponto e depois um outro motor eixo Z  de CC desce depois  sobe e realiza o proxima proxima coordenada

Tenho uma noção básica de programação mas isso que citei ainda não sei como fazer.

• Membro VIP
Postado

Divida o problema em etapas

0-pisca led: não deve pular esta.

1-faça o motor de passo girar. É simples. Basta colocar coerentemente e sequencialmente os dados no port

2-leia o teclado. Também simples. Mas depende do seu hardware

Publique o circuito e o programa que já fez.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!