Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parafusadeira/furadeira de impacto elétrica x à bateria


misterjohn

Posts recomendados

Tenho uma furadeira de impacto Bosch, é muito boa, mas não atende a todos os fins; comprei uma furadeira Makita com controle de velocidade no gatilho, da até para usar como parafusadeira mas detona todos os bits porque não tem controle de torque. 

Queria comprar uma elétrica mas que tivesse todas as caracteristicas de uma à bateria, mas creio que não existe; então a pergunta é:

- Como a com fio funciona com corrente AC e a bateria funciona com DC, seria essa a grande diferença que impede por exemplo da elétrica ter o contrôle de torque e com isso não danificar nem bit nem parafuso pelo excesso, além da alta rotação porque no gatilho é meio difícil segurar em baixa rpm.

- Os motores DC pelo menos antigamente ofereciam melhores condições de contrôle, mas estão sendo substituidos na indústria por AC, mas o que impede a elétrica de ter controle de torque se é que não tem? Mesmo porque elas custam muito mais barato do que à bateria e não em necessidade de carregar, para uso esporádico isso pode ser um problema, mas o fabricante informa que com bateria de ion de lítio, a carga é rapida e não precisa aguardar zerar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para impedir de estourar os bits e parafusos é que existe o anel de controle de torque nas parafusadeiras.

Eu tenho uma parafusadeira e preferi comprar a elétrica (com fio). Para mim que faço uso muito eventual (no momento já tem 1 ano que não a utilizo) o uso de bateria seria desastroso. Se a auto-descarga que todas as bateria possuem levarem a bateria a uma tensão muito baixa isso é perda total. Para que faz uso constante da parafusadeira, pelo menos 1 vez por mês, o uso da bateria é mais confortável, em 1 mês a autodescarga é insignificante, o uso é mais confortável. Para uso profissional é a melhor coisa do mundo, o cabo de força e consequente limitação de mobilidade reduz a produtividade.

Em termos de desempenho não percebi diferença entre os 2 tipos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até fiz uma busca nesse sentido mas o google anda meio capenga ultimamente, veja os dois vídeos abaixo, a que eu pretendia adquirir (Dewalt por quase R$ 800,00) e a Bosch que voce indicou por pouco mais de R$ 200,00 em qualquer lugar e veja se as mesmas se comportam iguais, é o mesmo cara nos dois vídeos.

 

Dewat

 

 

Bosch

 

 

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Para impedir de estourar os bits e parafusos é que existe o anel de controle de torque nas parafusadeiras.

Eu tenho uma parafusadeira e preferi comprar a elétrica (com fio). Para mim que faço uso muito eventual (no momento já tem 1 ano que não a utilizo) o uso de bateria seria desastroso. Se a auto-descarga que todas as bateria possuem levarem a bateria a uma tensão muito baixa isso é perda total. Para que faz uso constante da parafusadeira, pelo menos 1 vez por mês, o uso da bateria é mais confortável, em 1 mês a autodescarga é insignificante, o uso é mais confortável. Para uso profissional é a melhor coisa do mundo, o cabo de força e consequente limitação de mobilidade reduz a produtividade.

Em termos de desempenho não percebi diferença entre os 2 tipos.

 

A que é a bateria não possue mais contrôle eletrônico por ser tocada a corrente contínua?

Quando estudei elétrica aprendi sobre a força e a potência dos motores DC, principalmente o série.

Eu tenho uma Makita mas não tem controle de torque, não há bit que resista.

 

Você tem uma elétrica? Qual a marca é modelo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O principal é: Furadeira não é o mesmo que parafusadeira.

Esse é o motivo de:

10 horas atrás, misterjohn disse:

detona todos os bits porque não tem controle de torque. 

A furadeira não importando se é a bateria ou na tomada tem muita velocidade e as que tem o controle é só de velocidade também, por isso não serve para apertar parafuso.

 

Hoje existem as duas máquinas em uma só, pois tem várias regulagens pra alterar entre parafusadeira e furadeira, mas é muito caro.

Olhando pelo preço é mais barato comprar as duas, pois a somente furadeira é bem mais barato.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

É uma Bosh idêntica ao do vídeo. Possui 300W de potência, dá e sobra.

O mais engraçado é o preço, tá na base de R$ 209,00 muito pouco para ter os recursos que tem, mas ela se porta igualzinho as de baterias ou vou continuar "ter que comprar bits" graças a minha Makita que tem inversão, gatilho de controle de velocidade mas não muito....realmente comprar as duas fica mais barato, vi kits com parafusadeira e com furadeira sem fio por pouco mais de R$ 500,00 e a "faz tudo" na base de R$ 700,00..eu queria comprar uma que fizesse tudo para ficar com uma só, ou terei que ficar com 3 ou dispensar a Makita via OLX tá novinha, me desgostei dela por detonar os bits...kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de preço entre a parafusadeira elétrica e de bateria é simples: o custo da bateria. Com a metade do preço de uma única célula 18650 dá para montar todo o controle de velocidade do modelo elétrico. São muitas células dentro da caixinha que aloja a bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tudo uma questão de necessidade. Se pretende trabalhar com materiais que exigem mais torque este modelo é a resposta. Note que na parte próxima ao mandril a estrutura é metálica devido ao alto torque. Isso é fundamental quando se vai trabalhar sempre em alto torque. O uso de um torque de 26Nm exige responsabilidade, isto é, se posicionar mal a mão vai torcer o pulso. Só vale a pena trabalhar com máquina tão potente assim quando há a necessidade. Como vaidade de se ter algo mais potente, pelo bem estar do seu pulso não recomendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa abaixo é a que comprei e estraga os bits, mas não basta ter o controle torque, tem que ter também um gatilho bem progressivo para não atingir  muitas rpm com pouco acionamento, esse é meu medo, parece que as de bateria isso não acontece.

 

http://www.dutramaquinas.com.br/p/furadeira-sem-impacto-3-8-450-watts-velocidade-variavel-e-reversivel-6412-6412-220v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os controles microprocessados de hoje se consegue ter o mesmo desempenho seja a máquina a fio ou a bateria. Até mesmo lâmpadas de led de baixo custo utilizam controladores de corrente com algoritmo por apenas USD$ 0,06. Existem muitos modelos, desempenhos e preços, um teste na loja deve ser feito. Não fique associando a bateria ao desempenho ou a facilidade de controle, a bateria tem como única diferença a mobilidade. O modelo que possuo é a fio e o gatilho tem o mesmo controle de rotação que uma similar de bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real não estou nem associando a bateria em si, mas a corrente contínua, que é capaz de tirar um motor da inêrcia e ir girando lentamente, coisas que os motores AC não fazem ou não faziam tão facilmente, bem estou fora do mercado faz tempo, antes era mais ou menos assim, tanto é que as locomotivas, aquelas que soltam aquela fumaceira preta ao acelerar, nada mais é do que a queima do motor diesel que toca o grupo gerador, já que a tração é feita por motores DC, série, um em cada roda, e você ve a fôrça descomunal que ela tem ao mover composições mais de 50 vagões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o motor série, lembro-te que o outro nome pelo qual é conhecido é motor universal, isto é, roda tanto em AC quanto em DC. Sobre as diferenças de comportamento entre motor AC e DC, nada que 4 diodos não resolva. Específicamente sobre locomotivas, se bem me lembro o motor é do tipo compound (possui campo série e paralelo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Sobre o motor série, lembro-te que o outro nome pelo qual é conhecido é motor universal, isto é, roda tanto em AC quanto em DC. Sobre as diferenças de comportamento entre motor AC e DC, nada que 4 diodos não resolva. Específicamente sobre locomotivas, se bem me lembro o motor é do tipo compound (possui campo série e paralelo).

Sérgio, veja esse vídeo onde o cara informa que essa máquina Bosch ao tirar o dedo do gatilho ela continua girando e muito com isso prejudica o trabalho, chegando a estragar peças

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, misterjohn disse:

a corrente contínua, que é capaz de tirar um motor da inêrcia

A grosso modo isso nada mais é dar um curto no motor pois este funciona como gerador. Assim sendo o curto funciona como um freio. Momento off topic pra você pesquisar sobre freio regenerativo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , seu comentário me fez lembrar de um recurso para frenar motor AC. Injeção de corrente contínua. Faz-se em baixa tensão e com resistor para limitar a corrente. Dá um bom freio. Vi essa aplicação em carga suspensa (ponte rolante). Não zera a velocidade, é freio dinâmico, mas ajuda e muito a reduzir o desgaste das lonas de freio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@Isadora Ferraz , seu comentário me fez lembrar de um recurso para frenar motor AC. Injeção de corrente contínua. Faz-se em baixa tensão e com resistor para limitar a corrente. Dá um bom freio. Vi essa aplicação em carga suspensa (ponte rolante). Não zera a velocidade, é freio dinâmico, mas ajuda e muito a reduzir o desgaste das lonas de freio.

 

Isso me lembrou do jeito que os caras "freavam" as pontes rolantes, era na reversão, parecia que o treco ia cair lá de cima, eram pontes imensas, chegava a  28 m de vão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendi a Bosch de impacto e a Makita com inversor de rotação no OLX e comprei a Dewalt DCD776LC1, já chegou,  retirei direto da Loja Magazine Luiza ontem à tarde, assim não paga frete, carreguei a bateria, levou uma hora para tal, amanhã, segunda feira farei uns testes, moro em prédio e ligar furadeira sábado depois das 13 e domingo o dia inteiro é proibido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...