Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois links de internet funcionarem simultaneamente sem perder a rede


Posts recomendados

Olá Pessoal!
 

Tô precisando de uma dica de vocês. Estou com a rede da empresa que chega dois links de internet, um da SUDOESTE TELECOM e o outro da OI VELOX. A SUDOESTE TELECOM é link dedicado, com IP FIXO. O que acontece é que este link chega direto para o servidor, que tem duas placas de rede.

Antes eu estava conseguindo acessar essa rede da sudoeste TELECOM pelos terminais, bastava eu colocar o IP manual seguinte que as coisas funcionavam deboas.

 

IP 192.168.254.xxx

Máscara de Sub-rede 255.255.255.0

Gateway padrão 192.168.254.250

DNS preferencial 8 8 8 8

DNS Alternativo  8 8 4 4

 

Porém agora, eu não consigo mais acessar o link dedicado por qualquer terminal, colocando a configuração manual. Aconteceu uma queda de energia e desde essa época não consigo mais. Outra coisa, se eu colocar as seguintes configurações abaixo em qualquer terminal, eu consigo acessar o link dedicado, porém não funciona a rede, desta forma não consigo acessar um programa que funciona em rede e que busca a informações do banco de dados.

 

IP 187.109.xxx.xxx

Máscara de Sub-rede 255.255.255.0

Gateway padrão 187.109.xxx.xxx

DNS preferencial 187.109.xxx.xxx

DNS Alternativo  8 8 8 8

 

Queria saber se existe alguma configuração específica que posso fazer com que eu consiga ter acesso aos dois links nos terminais sem perder a rede.

EM ANEXO IMAGEM DO DIAGRAMA DE REDE

 

 

 

1543819905_MAPADEREDESOFRIOS.thumb.png.bc5c4110f5a6f1aef2897f034c516efe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Tiago Lisboa Novais Boa tarde e seja bem vindo ao fórum.

 

Porque você não coloca um roteador dual lan igual a esse.

https://www.kabum.com.br/produto/10309/roteador-tp-link-broadband-tl-r480t-?origem=52&gclid=CjwKCAjwm-fkBRBBEiwA966fZAioyKO5_TM16505352m3RlgDqeUdZZJMEk4kYQtUG-Z3CXygLEvlhoCaQUQAvD_BwE

Se você tiver um link de 20Mb e outro de 50Mb você pode somar dos dois links em um único de 70Mb, e mesmo se um link cair a internet ainda continua.

E se você tiver um link de 100Mb e outro de 50Mb é recomendado pegar um modelo que use gigalan.

https://www.kabum.com.br/produto/96630/roteador-cisco-gigabit-dual-wan-rv340-k9-br?origem=52&gclid=CjwKCAjwm-fkBRBBEiwA966fZDv-TA8V-hf7BSGBUrfTlqO-tkioV_KHaLbrFb-CusbOlboWKbuUNhoCFtQQAvD_BwE 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Então Edvaldo, eu já pensei isso, porém antes de fazer essa configuração, preciso fazer uma alteração, pois tenho alguns app que ao enviar informações para o servidor, utilizam o ip 187, daí caso eu utilize esse roteador eu teria que escolher a faixa de ip, se escolher 187, consigo enviar informações dos apps para o servidor, porém a rede não funciona, se escolher 192, não irei conseguir enviar informações para o servidor dos apps. Eu queria entender como era que eu conseguia acessar a internet da SUDOESTE TELECOM sem precisar usar outra arquitetura de rede. Mas a aquisição deste equipamento está nos planos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Sim, tem chegado normalmente. Então o link dedicado que chega direto para o servidor, tem uma porta aberta para recebimento de pedidos dos aplicativos dos vendedores, tipo, os vendedores mandam informações por meio do ip do link dedicado, se este não estiver manual, eles não tem como enviar. O outro link é usado para os demais terminais da empresa, porém tem muito pouco mb, sempre está caindo. A questão toda é que este link cujo ip é 192.168.254.1 é onde toda a configuração da rede interna e o programa funciona.  

O que estou querendo saber é se existe a possibilidade de eu através de um terminal qualquer acessar a internet por meio da rede que chega diretamente para o servidor, o link dedicado.

adicionado 15 minutos depois

Deixa eu tentar explicar melhor o que eu quero. Gostaria de saber, se na atual arquitetura de rede, existe a possibilidade de outro terminal acessar a internet da SUDOESTE TELECOM que vai diretamente para o servidor. Antigamente eu estava conseguindo fazer isso, quando deixava o ip automático de qualquer terminal, acessava a internet da OI VELOX, porém se eu alterasse as configurações para manual e colocasse as seguintes configurações, a máquina acessar a internet por meio do link da SUDOESTE TELECOM. 

CONFIGURAÇÕES

192.168.254.4

255.255.255.0

192.168.254.250

 

8.8.8.8

8.8.4.4

 

Em outras palavras gostaria de saber qual deve ser a configuração para que o terminal acesse a internet por meio do servidor 1.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou mudar o Gateway?

 

IP 192.168.254.xxx

Máscara de Sub-rede 255.255.255.0

Gateway padrão 187.109.221.25

 

Eu recomendaria algo diferente do que o colega Edvaldo indicou, uma Mikrotik RB750Gr3 é mais flexível e talvez mais barata do que as soluções que ele indicou. Feito isso, necessitaria realizar as regras de redirecionamento do link dedicado para o servidor. A princípio não seria necessário mudar endereçamento e portas para quem se conecta por acesso externo (187.109.xxx.xxx)

 

PS: Editei seu endereço público por questões de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é certa, o servidor precisa ter acesso a rede e receber o link dedicado com porta aberta no ip 187.109.221.26. Pois senão a galera do app não consegue enviar informações para o servidor.

 

adicionado 1 minuto depois

O que estava pensando em fazer era algo mais ou menos assim. Colocar um LOAD BALANCE para entrar no Swicth a internet já unida. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que remova o endereço IP público das imagens, assim como fiz na primeira imagem do tópico.

 

Windows Server por si só não provê conectividade você precisa dos serviços de DHCP e DNS providos por ele.

 

Citação

O que estava pensando em fazer era algo mais ou menos assim. Colocar um LOAD BALANCE para entrar no Swicth a internet já unida. 

 

O modem da Sudoeste Telecom pode ser conectar diretamente ao LB, assim como o modem do Velox. E conforme respondo acima, o servidor pode se conectar ao switch e consequentemente ao LB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...