Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD funciona e para


Ir à solução Resolvido por LNPott,

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Estou tendo o seguinte problema; comprei um HD de 1tb da Seagate no Mercado Livre, ele funcionou normalmente por uns 3 meses e começou a dar problema recentemente.

Quando eu iniciei o Windows, TUDO estava muito lento, desde abrir o Google, como abrir o menu iniciar.

 

Meu setup

Ryzen 5 2600

8GB DDR4 2400mhz

Corsair CX550

GTX 1050 TI

Windows 10 Home

 

Tentei formatar novamente, porém, ele trava com o "preparando para a instalação" na telinha roxa do Windows.

Quando eu conecto ele em uma HD docking, ele reconhece por uns 3 minutos normalmente, depois para. Coisa que explicaria parar na telinha roxa pois eu já demorei alguns minutos seguindo o passo normal de formatar.

 

É quase certeza que ele vai para o lixo, mas minha dúvida é, como isso pode ter acontecido? Será que minha fonte não está aguentando? O HD já era defeituoso? (eu notei recentemente que ele é de 3/2013 e foi vendido como novo) é possível dele parar de funcionar de, literalmente, um dia para o outro?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lnpott Então, eu tentei realizar o teste mas ele para de funcionar no meio.

 

Não, não uso estabilizador, o pc está direto na tomada (por um filtro de linha).

 

O modelo é Seagate Pipeline HD 1000GB

 

EDIT: acabei de verificar pelo Check disk do Windows, ele ele alegou existir erros no disco.

Foi o único que deu tempo de ser executado por completo, porém, na hora de correção ele desconectou de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuquito Tente fazer o Check Disk do windows! Pode ser o cabo de dados ou da alimentação! faça assim deixa ele ligado, mexa e deixe o gabinete aberto, quando ele parar de funcionar, verifique se continua ligado( se ele ainda estiver ligado, quando você tocar nele sentira que tá ligado) ou se desliga. Faça isso depois do check disk. Caso ele esteja ligado, pode ser o cabo! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Boymido disse:

@Yuquito Tente fazer o Check Disk do windows! Pode ser o cabo de dados ou da alimentação! faça assim deixa ele ligado, mexa e deixe o gabinete aberto, quando ele parar de funcionar, verifique se continua ligado( se ele ainda estiver ligado, quando você tocar nele sentira que tá ligado) ou se desliga. Faça isso depois do check disk. Caso ele esteja ligado, pode ser o cabo! 

Eu fiz testes com ele numa docking de HD agora pouco, ele funciona normalmente (o disco gira e faz barulho). Em relação aos cabos, eu tentei trocar e também não deu nada.

O check disk deu que encontrou erros mas não tive tempo de reparar, agora, como eu vou reparar ele sendo que ele desliga muito rápido é outra história kkk.

 

Mas tudo bem, foi vacilo mesmo, tava mais barato e eu comprei gato por lebre, agora, o que me deixou intrigado foi o tanto que ele piorou num espaço minúsculo de tempo.

adicionado 1 minuto depois

@lnpott meu maior medo era algo da configuração ter prejudicado nele, que no caso, a fonte, por que se fosse, não ia ter HD que aguenta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do CHKDSK, você também pode executar o sfc /scannow, se no final de todos esses dois comandos não te ajudarem, você poderia tentar reformatar, se ainda não funcionar, então você poderia tentar fazer um zerofill. 

Se nada funcionar, então vá para o descarte, tente o disco rígido em outra máquina e veja se o problema se repete, se o problema não se repetir, o problema é o seu computador, ou você pode tentar outro disco rígido diferente nesta mesma máquina, se o problema não for repetido com um novo disco rígido, então o problema está no primeiro disco rígido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Seagate disse:

Além do CHKDSK, você também pode executar o sfc /scannow, se no final de todos esses dois comandos não te ajudarem, você poderia tentar reformatar, se ainda não funcionar, então você poderia tentar fazer um zerofill. 

Se nada funcionar, então vá para o descarte, tente o disco rígido em outra máquina e veja se o problema se repete, se o problema não se repetir, o problema é o seu computador, ou você pode tentar outro disco rígido diferente nesta mesma máquina, se o problema não for repetido com um novo disco rígido, então o problema está no primeiro disco rígido...

 

Obrigado pelas dicas @Seagate

Então, eu cheguei a verificar com sfc /scannow porém ele para no meio da execução, já tentei formatar também, o único que eu não testei foi o zerofill. Em relação a trocar o computador, tentei em outro computador e apresenta o mesmo problema, conectei numa HD docking e ele identifica por 3-4 minutos, depois ele perde a conexão e não funciona mais, tendo que tirar e colocar ele de novo para o disco voltar a rodar e fazer barulho.

Tentei limpar o contato também e não deu em nada, acredito que o disco rígido esteja mesmo com problema.

 

19 horas atrás, Erso disse:

@Yuquito use o Crystal Disk Info e verifique se o drive é realmente pelas horas de uso. Bem provável que seja usado pelo problema apresentado. E quanto ao vendedor, entrou em contato com ele?

 

Vou tentar executar esse procedimento @Erso para ver quanto tempo ele funcionou, e sobre o vendedor, eu tentei pedir ajuda para o mercado livre sobre o problema, e como já passou de 2 meses, eles não fazem mais nada. Dei uma nota negativa e, se a empresa não se mobilizar para me auxiliar, vou cadastrar no reclame aqui e no procom uma queixa para a empresa e o mercado livre.

 

Não faz sentido o HD funcionar 1 mês e meio e depois quando dá problema eu não posso fazer nada.

Se fosse 6 meses, ou mais tempo, eu até entenderia, mas 2 meses?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2019 às 09:57, Yuquito disse:

 

Obrigado pelas dicas @Seagate

Então, eu cheguei a verificar com sfc /scannow porém ele para no meio da execução, já tentei formatar também, o único que eu não testei foi o zerofill. Em relação a trocar o computador, tentei em outro computador e apresenta o mesmo problema, conectei numa HD docking e ele identifica por 3-4 minutos, depois ele perde a conexão e não funciona mais, tendo que tirar e colocar ele de novo para o disco voltar a rodar e fazer barulho.

Tentei limpar o contato também e não deu em nada, acredito que o disco rígido esteja mesmo com problema.

 

 

Vou tentar executar esse procedimento @Erso para ver quanto tempo ele funcionou, e sobre o vendedor, eu tentei pedir ajuda para o mercado livre sobre o problema, e como já passou de 2 meses, eles não fazem mais nada. Dei uma nota negativa e, se a empresa não se mobilizar para me auxiliar, vou cadastrar no reclame aqui e no procom uma queixa para a empresa e o mercado livre.

 

Não faz sentido o HD funcionar 1 mês e meio e depois quando dá problema eu não posso fazer nada.

Se fosse 6 meses, ou mais tempo, eu até entenderia, mas 2 meses?

 

Como o preenchimento zero é o que faz o disco voltar ao estado de fábrica, sugiro que você faça isso. Baixar o SeaTools™ para Windows e siga o passo a passo:

Também te lembro que no lado direito está a opção de verificar se há atualizações de firmware, basta inserir o número de série na caixa chamada "Downloads de firmware".

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...