Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problema misterioso - cpu dando downclock


MVPS

Posts recomendados

Boa tarde,

Estou com um problema no computador que está me tirando o sono a alguns dias, vou contar a história por partes para vocês entenderem melhor:

Antes de mais nada a atual configuração do meu computador:
 

CPU: i7 2600k | RAM: 8gb DDR3 | HDD's: SSD 120gb Kingston + 1+0.5tb Samsung Blue Caviar | GPU: Nvidia MSI RTX 2060 VENTUS | PSU: EVGA 750 BQ | MOBO: Intel DZ68DB | MONITOR:LG 29um68 Ultrawide 


PROBLEMA 1: SUPERAQUECIMENTO DO CPU
Tudo começou quando meu CPU (i7 2600k - Sem Overclock) começou a superaquecer chegando aos 90 graus pelo MSI Afterburner, realmente o clima estava muito quente e eu fazia muito tempo que não trocava a pasta térmica. Decidi então comprar um Cooler MasterAir 410P da Coolermaster, e dificilmente em Full Load passa dos 65 graus agora. Esse problema foi Resolvido!
Detalhe Importante: Coloquei uma listra no meio de pasta térmica Coolermaster Mastergel Maker, só que apetei demais e ficou meio que uma aplicação generosa.


PROBLEMA 2: SUPERAQUECIMENTO DA GPU
Do nada, pouco depois, minha GPU (Zotac GTX 970) começou a aquecer mais do que o normal (o clima aqui realmenta ta muito quente), chegando a 85 graus!
Abri ela, limpei o dissipador e os coolers e apliquei também a Coolermaster Mastergel Maker (dessa vez, uma quantidade menor).
Nos testes, ela baixou um pouco a temperatura, mas as vezes chegava aos 75 graus mesmo com curva de fan personalizada no MSI Afterburner.
Solução: Troquei a placa de video por uma nova, agora uma RTX 2060.

PROBLEMA 3: INSTABILIDADES NOS JOGOS
Alguns jogos (somente os que realmente fazem um uso forte da CPU), apesar de rodando maravilhosamente bem, começaram a apresentar um problema estranho.. 
Caso 1: Assasin's Creed Origins Rodando tudo no ultra a 90fps, e do nada dava quedas para 45fps passava um tempo e voltava pra 90fps, sem relação com efeitos (tentei por tudo no low e continuou dando a bronca)
Caso 2: Crysis 3, mesma coisa, rodando a 120fps, mas caindo as vezes pra 30~40.. inexplicavelmente.
Já outros jogos como: Resident Evil 2, Ace Combat 7, Quake Champions, rodam por horas com framerate topado sem dar nenhum problema.
Liguei o MSI Afterburner para fazer alguns testes nos jogos que estavam apresentando instabilidade e percebi que quando o framerate caia, caia também pela metade o clock da CPU.

Tentei: Modificar as configurações do windows para ALTO DESEMPENHO, não adiantou. Desativar na BIOS a opção de economia de energia, não adiantou. Setar na Bios a tensão manualmente. Não adiantou.

Baixei o OCCT pra fazer um stress test na CPU e percebi que diante de um uso muito pesado da CPU ela estava dando downclock automático (por algum motivo que não sei - foto)

 

CPU-DOWNCLOCK.jpg

O que fiz no desespero (mesmo sem poder gastar)? troquei minha fonte Seventeam 550p-am por uma EVGA 750w, achando que podia ser falta de alimentação.

Resultado? NADA! o problema persiste..
Fiz o teste no OCCT e continua dando a bronca.

O que poderia ser? seria problema da aplicação exagerada de pasta térmica ??? (alguns amigos falaram que isso não seria possível de ocorrer)
Seria problema no processador?
Seria problema na MOBO?

Não tenho mais dinheiro pra investir e não sei mais o que fazer!


 

adicionado 7 minutos depois

Outros testes que eu havia feito ainda com a fonte antiga (Seventeam 550p-am)

Voltagens com o Computador em IDLE
voltagem-IDLE.PNG.19a2ea9b87275f7fc640eea85c951a31.PNG

 

Voltagens com o PC In-Game (Full Load)

voltagem-ingame.PNG.6d01a8232afa750723c73f3062d080ee.PNG

 

Voltagens In-Game quando apresenta Downclock

voltagem-ingame-SLOW.PNG.a3c8c4c6d6a723c8c9e09f561a5c1187.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx 8 anos

adicionado 2 minutos depois

@Phoenyx Mas o problema começou a aparecer depois que troquei a pasta térmica, antes não dava esses downclocks.
Mesmo com o i7 2600k + gtx 970 o jogo ficava estável a 45fps!

Depois que troquei a pasta ele começou a ficar instável! a placa de vídeo também começou a aquecer demais!

Troquei por uma 2060 e como minha fonte já devia estar no limite imaginei que poderia ser causa da fonte! mas não foi!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou entendendo muito bem a ordem cronológica do seu problema.

 

Você teve o problema ANTES ou DEPOIS de comprar a RTX 2060? 

 

Porque a informação do @Phoenyx está correta, o i7 2600k dá uma gargalada boa na RTX 2060, principalmente nesses jogos que você falou aí. Especialmente neles.

 

Mas se você tá tendo problema no OCCT somente com teste de CPU pode ser que o seu CPU esteja dando throttling. Pode ser que o VRM da placa-mãe não esteja aguentando a CPU seja por aquecimento, idade ou alguma outra razão. Ou a CPU também pode estar defeituosa.

 

Enfim, baixa o Intel XTU e faz um stress teste por ele. No canto direito inferior tem umas informações sobre Throttling, veja se elas ficam alternando pra Yes durante o teste, se estiverem pode ser esse o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13 Obrigado pela resposta.

Segue abaixo uma foto (desculpe, rodei em full screen).

Deu Thermal Throttling 2x no teste de 5min! Justamente quando dava ele baixava o clock.

Então, achamos o motivo!
Agora a dúvida é: qual a solução?

Será que o VRM está aquecendo devido ao novo cooler (ele realmente é gigante e fica por cima de toda a área da CPU).

 

 

thermal.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser falta de refrigeração sim. O antigo cooler era similar ao box da Intel que joga ar pra cima da placa-mãe e este seu agora é do tipo torre que joga o ar pela traseira do gabinete, correto?

 

Seria bom meter um ventilador mesmo aí em cima e testar, ou um fan jogando ar diretamente no dissipador dos mosfets, isto se há dissipador aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13 

Citação

"Você teve o problema ANTES ou DEPOIS de comprar a RTX 2060? "


Eu só comecei a monitorar direitinho depois que troquei o cooler.. antes eu achava ser problema de aquecimento apenas, ele estava dando frame drops no Quake Champions com a 970! 
Depois que troquei a pasta resolveu.. mas não fiquei analisando mais! Só que ela ainda estava chagando muito facilmente acima de 75 graus e isso estava me incomodando, dai decidi trocar de placa de vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MVPS

 

Pode ser...essa placa-mãe por ser antiga não tem dissipação nos VRM's e como você colocou um cooler grande, ele está tampando o VRM e consequentemente atrapalhando a circulação de ar. A idade com certeza também tem um certo peso nisso. Ao menos esse é o meu palpite.

 

Tente trocar o CPU Cooler de posição, por exemplo se o fan tá virado pra direita, poe pra esquerda, ou pra baixo. Vê se isso dá uma melhorada. Se o fan estiver jogando o ar quente do dissipador pro lado que o VRM está, isso pode estar fazendo O VRM aquecer mais do que o normal. Vai brincando com o cooler aí e testando, vê o que acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Phoenyx disse:

Pode ser falta de refrigeração sim. O antigo cooler era similar ao box da Intel que joga ar pra cima da placa-mãe e este seu agora é do tipo torre que joga o ar pela traseira do gabinete, correto?

 

Seria bom meter um ventilador mesmo aí em cima e testar, ou um fan jogando ar diretamente no dissipador dos mosfets, isto se há dissipador aí.


O antigo cooler era o cooler box da Intel.. ele soltava o ar pro lado e esse agora solta pra trás.

segue uma foto do meu PC aberto:

IMG-20190329-WA0030.thumb.jpg.104503897a89be823bc3977740a68856.jpg

 

Ele tem 2 coolers de 130mm na frente, 1 de 120mm atrás e 1 de 120mm em cima fora o cooler do CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer isso e já venho postar os resultados!

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Deixa o gabinete destampado, pega um ventilador e mete bem aí em cima. Faça testes e veja se ocorre o throttle novamente.

 

Ou, vire aquela ventoinha de cima ali pra jogar ar diretamente sobre o VRM.


Boa ideia.. irei inverter ela também!

adicionado 16 minutos depois

Testei aqui com tampa aberta e ventilador ligado do lado.
Mesmos 5 min no Intel XTU e não deu Thermal Throttling, logo, não deu downclock.

 

no-thermal.JPG

adicionado 19 minutos depois

Entretanto, chegou a 67 graus e se não me falhe a memória estava dando o thermal throttling com 68, então, ficou bem no limite!

Não sei qual seria a melhor solução de refrigeração nesse caso, aqui no Recife está muito calor esses dias, também não ajuda muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

23 minutos atrás, MVPS disse:

 

 

Entretanto, chegou a 67 graus e se não me falhe a memória estava dando o thermal throttling com 68, então, ficou bem no limite!
 

 

Não tem a ver isso, o que está chegando a 67 graus é seu processador, não o VRM. Não deu thermal throttling porque a temperatura do VRM abaixou com o case aberto e o ventilador em cima. Pra você ver a exata temperatura do VRM precisa de uma câmera térmica, mas pra começar a dar throttling é coisa de 90º ou mais.

 

Enfim, como eu disse antes, dá uma alternada na posição do seu CPU Cooler e das ventoinhas, tenta melhorar o fluxo de ar do gabinete.

 

Uma coisa que eu tentaria: Colocar o CPU cooler virado pra cima, e aquela ventoinha de cima como exaustor pra jogar o ar quente pra fora do gabinete.

 

E com aquela ventoinha a esquerda do seu gabinete, você faz isso: 

29 minutos atrás, Phoenyx disse:

vire aquela ventoinha de cima ali pra jogar ar diretamente sobre o VRM.

 

Aí você fecha o gabinete e testa novamente.

 

Se nada disso der certo a solução mais extrema seria deixar o gabinete do seu computador aberto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu simplesmente tacaria um dissipador nos mosfets se não tiver. No caso da placa-mãe dele deve ser em cima, daí falei pra ele virar a ventoinha de cima e não a traseira.

 

Edit: É esta a placa né?

 

02-b.jpg

 

Fudeo, tem capacitor pra todo lado entre os mosfets.

Taca o cooler box de volta até achar outra solução, ou viva com o gabinete aberto e ventilador do lado... rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem a demora a responder, tinha pausado para jantar!

Inverti a fan de cima, que agora joga o ar pra dentro em vez de pra fora do gabinete.
No primeiro teste que fiz no Intel XTU de 5min após inverter não deu throttling ou downclock!

Peço ao moderador que deixe o tópico aberto no final de semana pois vou realizar mais testes para poder afirmar se o problema foi sanado!

Mas, desde já agradeço a ajuda de todos!

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Phoenyx disse:

Eu simplesmente tacaria um dissipador nos mosfets se não tiver. No caso da placa-mãe dele deve ser em cima, daí falei pra ele virar a ventoinha de cima e não a traseira.

 

Edit: É esta a placa né?

 

02-b.jpg

 

Fudeo, tem capacitor pra todo lado entre os mosfets.

Taca o cooler box de volta até achar outra solução, ou viva com o gabinete aberto e ventilador do lado... rs


Sim, é exatamente essa!
 

adicionado 2 minutos depois

Resultado do XTU depois de inverter a fan
no-thermal2.thumb.JPG.4d5e4d6e73510c4245e02ecbbe70eba3.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, MVPS disse:

Desculpem a demora a responder, tinha pausado para jantar!

Inverti a fan de cima, que agora joga o ar pra dentro em vez de pra fora do gabinete.
No primeiro teste que fiz no Intel XTU de 5min após inverter não deu throttling ou downclock!

 

Fico feliz que melhorou mas o ideal é deixar testando por mais tempo mesmo! 5 mins é bem pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É minha gente..

Testei aqui no AC Origins e ele deu downclock depois de uns 10 minutos de jogatina, cai de 60fps pra 20, depois que esfria, ele volta ao clock normal o FPS sobre novamente..

Seria o caso de eu investir em um segundo cooler maior superior jogando ar pra dentro, ou também não resolveria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode amenizar, mas não sei se resolveria.

Eu voltaria com o cooler box imediatamente, este VRM deve estar fritando. Downclock é o menor dos problemas, na verdade é um sintoma. O problema é a degradação dos mosfets pela alta temperatura. Isso aí pode esturricar literalmente, inutilizando o PCB e por consequência a placa-mãe.

 

O que eu tentaria ainda aí é girar 180º este cooler (pra jogar o ar de trás pra frente) e colocaria tanto o fan traseiro quanto o superior do gabinete jogando ar pra dentro. O problema disso é que você vai praticamente anular a circulação de ar interna do gabinete. Teste tmb com os fans frontais desligados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MVPS também voto no cooler box.

 

Acho que isso aqui também pode te ajudar, veja se o espaço permite algum deles:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em último caso a solução final seria comprar uma placa-mãe nova preferencialmente com chipset P67/Z68 ou Z75/Z77, visando aproveitar o potencial de overclock do Core i7-2600K, e ai é questão de ficar de olho pra pegar uma placa-mãe boa que tenha pelo menos um bom dissipador de calor em cima dos VRMs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Narak13 disse:

@MVPS

 

E se você deixar o gabinete aberto?

 

Te incomoda tanto assim?


Onde eu moro tem muita poeira, muita mesmo, acho que faria mal ao PC deixa-lo aberto.

adicionado 2 minutos depois
15 horas atrás, Phoenyx disse:

Pode amenizar, mas não sei se resolveria.

Eu voltaria com o cooler box imediatamente, este VRM deve estar fritando. Downclock é o menor dos problemas, na verdade é um sintoma. O problema é a degradação dos mosfets pela alta temperatura. Isso aí pode esturricar literalmente, inutilizando o PCB e por consequência a placa-mãe.

 

O que eu tentaria ainda aí é girar 180º este cooler (pra jogar o ar de trás pra frente) e colocaria tanto o fan traseiro quanto o superior do gabinete jogando ar pra dentro. O problema disso é que você vai praticamente anular a circulação de ar interna do gabinete. Teste tmb com os fans frontais desligados.


Voltei ao Stock hoje e fiz o teste de 5min no Intel XTU.

Não deu Thermal Throttiling, mas a temperatura ficou altíssima 81ºC!!!

Vou testar em games pra ver o que acontece.

Mas de cara estou no dilema: deixar assim mesmo com o CPU superaquecendo ou voltar pro Cooler MA410P e voltar a thermal throttling em games muito pesados!

 

Outra forma é tentar comprar esses dissipadores pra VRM, mas será que eles caberão com o cooler MA410P, visto que fica bem apertado?
 

cooler-stock.JPG

no-thermal-stock.JPG

adicionado 7 minutos depois

A quantidade de pasta térmica que apliquei foi o suficiente?

pasta.thumb.jpeg.3142e128c3298991db57058d50530583.jpeg

adicionado 12 minutos depois

Para vocês terem uma ideia de como ficava com o MA410P:20190329_191626.thumb.jpg.1324e37d06b6277c8be6f39b50f72476.jpg

20190329_190357.thumb.jpg.a8d3acc505630deb4dce99650a70721a.jpg

adicionado 14 minutos depois


OBS: limpei com um pincel essa poeirinha quando fui trocar pro cooler stock.

adicionado 41 minutos depois

Fiz agora teste ingame no Assasins Creed Origins.
Joguei por 30 minutos e não deu Downclock

As temperaturas do CPU, entretanto,  chegaram a 81 graus em algumas partes, e quase sempre ficaram na casa dos 78, 79.. o que já considero perigoso!

 

ac-stock-cooler.jpg.991a205d3e89a842e04a5bf8fb31ea3c.jpg
 

Ou seja, voltou aquele primeiro problema relatado quando criei o tópico, superaquecimento!

Como efeito de comparação, em relação ao MA410P subiu 20 graus em full load, pois antes não passava dos 60 no AC Origins.
Já em IDLE, no MA410P ficava entre 38~42 graus e no Stock ta entre 55~60 graus (o que já é bastante pro PC no windows apenas)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MVPS

 

Eu tentaria comprar os dissipadores e colocar junto com o cooler que você comprou, mas não sei se vai dar mesmo, o espaço está bem apertado.

 

Mas do jeito que está aí, é melhor você usar o stock mesmo, você estava agredindo muito mais os mosfets da placa-mãe do que está agredindo seu processador.

 

Outra solução que você pode tomar, só que essa é bem mais cara e não sei se vai ser muito viável para você, é comprar um watercooler. A bomba do WC não vai tampar os mosfets e o radiador vai ficar mais longe também mas tem que ver se o seu gabinete cabe um WC e tal mas pelo que vi da foto acho que caiba sim, na parte de cima ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez uma ou duas fans dessas: https://www.aliexpress.com/item/Free-shipping-DC-12V-2P-2pin-4010-BGA-fan-Graphics-Card-Fan-40mm-40x40x10mm-4010Cooling-Fan/32373802890.html

 

Junto com os heatsinks que o @dudaskank sugeriu possam ajudar a baixar a temperatura dos VRMs.

Você pode usar fita adesiva dupla face para unir a fan ao heatsink, é meio gambiarrístico mas ajuda pra caramba a manter a temperatura dos VRMs sob controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...