Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor original/falsificado em amplificador.


Matthwus

Posts recomendados

Os amplificadores que eu montei com transistores falsificados não funcionaram. 

Foi só passar da metade do volume que os transistores queimaram. Enquanto estava funcionando não vi diferença no som. 

Quando coloquei os 2N3055 originais funcionou perfeitamente e no último volume. 

Os transistores falsos que eu coloquei eram justamente os MJ15003 e os 2N3055 mas também não deu certo. 

Como tenho um monte, a única utilidade para transistor de potência falsos que arranjei são em reguladores de fonte de alimentação. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Renato.88 disse:

Os amplificadores que eu montei com transistores falsificados não funcionaram. 

Foi só passar da metade do volume que os transistores queimaram. Enquanto estava funcionando não vi diferença no som. 

Quando coloquei os 2N3055 originais funcionou perfeitamente e no último volume. 

Os transistores falsos que eu coloquei eram justamente os MJ15003 e os 2N3055 mas também não deu certo. 

Como tenho um monte, a única utilidade para transistor de potência falsos que arranjei são em reguladores de fonte de alimentação. 

 

Estou querendo montar esse esquema: http://www.videorockola.com/proyectos-electronicos/amplificadores-audio-potencia/amplificadores-con-transistores-de-encapsulado-tipo-to3/

 

colocar uns 2 mj15003 e 2 mj15004, eu tenho uns 6 a 8 transistores aqui, mas não tenho trafo para usar todos eles.

 

sera que esse do esquema é bom ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Nem em paralelo. Cheguei a conclusão que estes falsificados  não aguentam a tensão que os originais aguentariam. Faz uma semana que estou ajudando um amigo a consertar uma Cygnus Sa4. Essa potência veio de uma assistência técnica que não conseguiu fazer funcionar. Pelo telefone falei para ele trocar o TL071 da entrada já que ele descobriu que um dos bd139/140 responsáveis por abaixar a tensão da fonte para +/-16 V para alimentar o CI tinha entrado em curto. Quando cheguei na casa dele a potência estava funcionando bem com uma lâmpada em série. Mas quando tirou a lâmpada e ligou direto no 127, foi só injetar um sinal e ...PUF. Aquele som de potência queimada no falante e vários resistores pegando fogo na placa. Tiramos a placa e vimos que 3 dos 8 transistores de saída queimaram. Desses 3  2 eram diferentes dos outros, com certeza falsificados colocados pela tal assistência técnica. Queimaram mesmo tendo mais 3 transistores originais em paralelo cada um. Como  a base dos falsificados entrou em curto com o coletor a tensão da fonte foi para a placa e queimou TODOS os transistores além de vários resistores , zeners, diodos e o TL071. Lugar de transistor falsificado é como você disse, regulando tensão de fonte e olha lá... Tem 2 anos que voltei a mexer com eletrônica, mas essa enxurrada de componentes falsificados tá dando desgosto. Minha fonte de bancada queimou o LM317T depois de 30 anos. Já comprei em 3 lojas em 3 cidades diferentes, só tem da marca ST, nenhum aguenta curto na saída. Desculpem o desabafo !!!

Em 31/03/2019 às 23:37, Renato.88 disse:

Eu não consegui abrir o esquema, mas pelas fotos do projeto me pareceu muito bom. 

Talvez funcione com dois transistores em paralelo, é isso que eu faço nas fontes para aproveitá-los. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Cheguei a conclusão que estes falsificados  não aguentam a tensão que os originais aguentariam.

Eu já penso que seja a corrente, pois os meus pelo menos funcionaram a meio volume... Mas no fim dá tudo no mesmo, de qualquer forma não funciona direito.

Dos transistores novos que comprei os TIP36/35C não eram falsos, mas esses não funcionaram bem no meu amplificador. Felizmente encontrei os 2N3055 originais numa sucata.

 

6 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Quando cheguei na casa dele a potência estava funcionando bem com uma lâmpada em série. Mas quando tirou a lâmpada e ligou direto no 127, foi só injetar um sinal e ...PUF

Isso me lembrou de um "causo" que um amigo meu me contou outro dia:

Uma vez ele abriu uma TV velha e tinha uma lâmpada dentro de uma caixa metálica, colocaram a lâmpada lá porque sem ela a TV queimava o circuito horizontal, preguiça do técnico que consertou o aparelho primeiro em não encontrar o defeito... :lol:

 

9 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Tem 2 anos que voltei a mexer com eletrônica, mas essa enxurrada de componentes falsificados tá dando desgosto.

Eu costumava montar muita coisa com sucata, mas elas também estão desaparecendo. Então também estou no desgosto de ter que comprar esses componentes fajutos...

 

10 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Minha fonte de bancada queimou o LM317T depois de 30 anos. Já comprei em 3 lojas em 3 cidades diferentes, só tem da marca ST, nenhum aguenta curto na saída.

Bem por aí, tenho uma fonte de bancada com o LM317 e os transistores falsificados, funciona bem, mas claro que não posso dar curto de jeito nenhum! Sorte que tenho uns 50 transistores e um monte de LM317 que paguei baratinho pra substituir.

Estou montando outra fonte, mas decidi usar o LM723 pra fugir desses LM317 meia boca...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88  KKKK, essa vai vai para minha coleção de causos. Junto com o causo do "técnico" que quis melhorar os faders da mesa de som colocando grafite; o do outro "técnico" que conseguiu injetar 220 V  na saída de falantes da potência. Sem falar do nosso amigão daqui do interior que após queimar a fonte resolveu tirar do circuito "a caixinha preta de enfeite" e ligou o 220 na entrada de 9V do teclado...rsrsrsrs Já dizia o meu corolário preferido da lei de Murphy: "Não há sistema de segurança capaz de burlar a engenhosidade dos desastrados"

32 minutos atrás, Renato.88 disse:

 

Isso me lembrou de um "causo" que um amigo meu me contou outro dia:

Uma vez ele abriu uma TV velha e tinha uma lâmpada dentro de uma caixa metálica, colocaram a lâmpada lá porque sem ela a TV queimava o circuito horizontal, preguiça do técnico que consertou o aparelho primeiro em não encontrar o defeito... :lol:

  

 

 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Matthwus disse:

Depois que montar meu amplificador com os MJ 15003/15004, vai me sobrar um 2n3773 será que da uma boa fonte ?

Com certeza, até se ele for original é quase um desperdício. É um transistor para 140 V, ele  perde pro MJ15003 (que é meu transistor favorito) em capacidade de corrente e dissipação. O MJ é para 20 amperes e 250 W de dissipação, o 2N 16 Amperes e 150 W de dissipação. Aproveitando que você voltou ao tópico ... O par MJ 15003/15004 são transistores que eu considero clássicos, excelentes. Mas um amplificador não é só transistores de saída, vão outras coisas caras principalmente o transformador e os capacitores da fonte. Você já tem algum desses 2 itens? Você pretende construir um amplificador para quantos Watts de potência , mono, stereo, qual impedância de saída, enfim, qual a finalidade ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Andreas Karl disse:

só tem da marca ST, nenhum aguenta curto na saída.

 

8 horas atrás, Renato.88 disse:

mas claro que não posso dar curto de jeito nenhum!

As fontes de bancada profissionais vendidas hoje em dia aguentam o tal "curto"? o que elas usam? deve ter algum componente atual que aguente a parada... sei lá não entendo disso... mas poderia abrir uma fonte atual e ver o que estão usando.

adicionado 1 minuto depois
7 horas atrás, Andreas Karl disse:

e ligou o 220 na entrada de 9V do teclado

Vi um cara fazer isso com um celular e ligar em 110... kkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BloodCeltics Lopes disse:

 

As fontes de bancada profissionais vendidas hoje em dia aguentam o tal "curto"? o que elas usam? deve ter algum componente atual que aguente a parada... sei lá não entendo disso... mas poderia abrir uma fonte atual e ver o que estão usando.

Existem várias maneiras de fazer uma fonte com proteção contra curtos na saída. Uma maneira é colocar um resistor de valor baixo e alta potência (a gente chama de sensor de corrente) em série com o circuito que dispara digamos um "transistor auxiliar" quando a tensão no resistor ultrapassar 0,6 Volts. Esse transistor auxiliar faz com que o transistor principal diminua ou corte passagem de corrente. O chato é que aumenta a quantidade de componentes. O famoso regulador LM317 é (ou foi) considerado a prova de bobagens e permite fazer uma ótima fonte de bancada de 1,25 até 37 volts usando além do trio básico transformador, diodos e capacitor de filtro apenas o próprio LM317 mais um resistor e um potenciômetro para ajustar a tensão de saída. Ele aguenta até 1,5 amperes e ultrapassando esse limite ele começa a abaixar a tensão de saída. Em caso de curto ou de sobreaquecimento ele corta a tensão. Fazer tudo isso com transistores simples não é impossível mas é bem mais complicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Com certeza, até se ele for original é quase um desperdício. É um transistor para 140 V, ele  perde pro MJ15003 (que é meu transistor favorito) em capacidade de corrente e dissipação. O MJ é para 20 amperes e 250 W de dissipação, o 2N 16 Amperes e 150 W de dissipação. Aproveitando que você voltou ao tópico ... O par MJ 15003/15004 são transistores que eu considero clássicos, excelentes. Mas um amplificador não é só transistores de saída, vão outras coisas caras principalmente o transformador e os capacitores da fonte. Você já tem algum desses 2 itens? Você pretende construir um amplificador para quantos Watts de potência , mono, stereo, qual impedância de saída, enfim, qual a finalidade ?

O transformador eu mesmo bobino, vou fazer estéreo (claro vou verificar se todos os transistores que tenho estão bons, caso não esteja vou fazer mono mesmo), vou utilizar MJ15003 e MJ15004, tenho eles originais aqui, os capacitores são epicos 4 de 6800 63v, acho que o trafo com 38+38 até uns 40+40 fica bom né ?

se for mono vou por só dois capacitores.

 

Agora o que fazer com esse 2N3773 ?  só tenho uma unidade ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

As fontes de bancada profissionais vendidas hoje em dia aguentam o tal "curto"? o que elas usam? deve ter algum componente atual que aguente a parada... sei lá não entendo disso... mas poderia abrir uma fonte atual e ver o que estão usando

Eu nunca vi uma fonte comprada, mas pelas dúvidas do pessoal aqui do fórum quando vão fazer manutenção delas, mostram que elas usam circuitos baseados em amplificadores operacionais e comparadores de tensão. 

De qualquer forma é semelhante a fonte com o LM723 que eu citei acima, esse ci possui apenas um regulador fixo com zener, um amplificador operacional e um transistor para o tal sensor de corrente. Encontrei esse ci a venda por 2 reais. 

Os transistores de potência são a parte, o CI faz apenas o controle da tensão/corrente. 

 

42 minutos atrás, Matthwus disse:

os capacitores são epicos 4 de 6800 63v, acho que o trafo com 38+38 até uns 40+40 fica bom né ?

Nesse caso teremos na saída +/- 55V. 

Seu amplificador ficará na casa dos 250Wrms. 

Atenção a corrente do trafo, em um canal para Alto falante de 8R pode chegar a 4A em potência máxima. 

adicionado 4 minutos depois
54 minutos atrás, Matthwus disse:

Agora o que fazer com esse 2N3773 ?  só tenho uma unidade ?

Embora seja desperdício se for original, eu faria uma boa fonte variável com ele mesmo, pois afinal só tem um. 

Mas nada de usar lm317 como cabeça do circuito, usaria os amplificadores operacionais ou o tal do LM723. 

Estou terminando de fazer essa fonte e se ficar boa compartilho o esquema aqui, não tem muitos esquemas interessantes com esse ci pela Internet. Consegui fazer ele regular de 1,5 a 24V com um trafo retirado de um aparelho de som. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu nunca vi uma fonte comprada, mas pelas dúvidas do pessoal aqui do fórum quando vão fazer manutenção delas, mostram que elas usam circuitos baseados em amplificadores operacionais e comparadores de tensão. 

De qualquer forma é semelhante a fonte com o LM723 que eu citei acima, esse ci possui apenas um regulador fixo com zener, um amplificador operacional e um transistor para o tal sensor de corrente. Encontrei esse ci a venda por 2 reais. 

Os transistores de potência são a parte, o CI faz apenas o controle da tensão/corrente. 

 

Nesse caso teremos na saída +/- 55V. 

Seu amplificador ficará na casa dos 250Wrms. 

Atenção a corrente do trafo, em um canal para Alto falante de 8R pode chegar a 4A em potência máxima. 

adicionado 4 minutos depois

Embora seja desperdício se for original, eu faria uma boa fonte variável com ele mesmo, pois afinal só tem um. 

Mas nada de usar lm317 como cabeça do circuito, usaria os amplificadores operacionais ou o tal do LM723. 

Estou terminando de fazer essa fonte e se ficar boa compartilho o esquema aqui, não tem muitos esquemas interessantes com esse ci pela Internet. Consegui fazer ele regular de 1,5 a 24V com um trafo retirado de um aparelho de som. 

Então eu tenho o LM723 aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse momento estou aqui montando a fonte:

iGWD70d.jpg

Eu não tinha um resistor decente pra fazer o shunt de corrente, então fiz isso aí com 4 resistores de 1R/10W em paralelo, espero que funcione. 

Ve ai se ficar bom vou fazer uma fonte com esse 2N3773, e o amplificador com os MJs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Matthwus disse:

Aqui esta o CI para a fonte

E enquanto isso eu estou apanhando bastante com essa fonte... :lol:

 

Eu também tenho algumas relíquias:

R3xrwuf.jpg

 

E tem mais 4 aqui:

(Esse é o tal do amplificador que eu citei acima)

smvEQY4.jpg

 

E tinha mais dois desses originais que eu queimei nessa fonte:

(Atualmente ela usa transistores falsificados, pois se dar curto eu já sei que queima)

OVgP6uq.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2019 às 17:37, Matthwus disse:

Aqui esta o CI para a fonte, e minhas relíquias.

P_20190407_172858.jpg?1554669282

Maravilhosos. A maioria é da década de 90 (uns de 94 outros de 97) assim como os meus. Espero que os de hoje ainda tenham a mesma qualidade. Agora tem uns da marca ON, no Baú da eletrônica são mais baratos que os da Motorola... Vai saber. No carnaval fiz uma das minhas potências funcionar, ela usa 2 trafos respeitáveis de 45+45 , 4 capacitores de 15000 e apenas 4 MJ15003 na saída (ela é quase complementar).  Fez o carnaval inteiro tocando 2 subs de 18 em um canal e duas caixas de médio/agudo no outro. Nem morna ficou (usa ventoinha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2019 às 23:55, Renato.88 disse:

E enquanto isso eu estou apanhando bastante com essa fonte... :lol:

Na terça feira eu fiz funcionar, o problema, adivinha, era os transistores falsificados. 

Estava dando um ripple enorme na saída, quando os tirei ficou limpo. 

Só que eu não optei por usar os da foto acima, consegui contornar o problema com uns capacitores. 

 

Em breve crio um tópico sobre a fonte, pois já vi que não tem algo aqui no fórum falando do velho LM723. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Na terça feira eu fiz funcionar, o problema, adivinha, era os transistores falsificados. 

Estava dando um ripple enorme na saída, quando os tirei ficou limpo. 

Só que eu não optei por usar os da foto acima, consegui contornar o problema com uns capacitores. 

 

Em breve crio um tópico sobre a fonte, pois já vi que não tem algo aqui no fórum falando do velho LM723. 

E eu já estou interessado nessa fonte, pois tenho o CI e aquele 3773 sobrando, tenho trafos também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Esses dias estou trabalhando num amplificador que nos cálculos e teste que fiz deve promete 60W em um alto-falante de 8R.

Se trata de um aprimoramento do amplificador da foto abaixo que é de 50W em 4R, em 8R temos somente 28W.

(ele é o mesmo da foto postada anteriormente, onde mostra a parte de trás)

IPlpc2v.jpg

 

O "novo" aparece abaixo, ainda em testes na protoboard:

WDRLADe.jpg

Neste estou usando transistores falsificados, pois se queimar nos testes tem vários pra substituir.

(inclusive de cara queimei dois por encaixar um resistor no lugar errado :atirador:)

Só que o que me surpreendeu é que coloquei no último volume até o som ficar "quadrado" e estes não queimaram como da outra vez.

Passou de 50W, esquentou um pouco, mas ainda tá funcionando normalmente.

São aqueles tradicionais 2N3055 da Toshiba:

uk25OqG.jpg

Porém não coloquei os AF de 4R (com esses sim devem queimar, ou talvez não), estou usando de 8 mesmo, pois esse é o objetivo.

 

Em 11/04/2019 às 08:08, Matthwus disse:

E eu já estou interessado nessa fonte, pois tenho o CI e aquele 3773 sobrando, tenho trafos também...

Eu terminei a fonte, porém não tive tempo pra desenhar o esquema e postar aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Renato.88 disse:

Esses dias estou trabalhando num amplificador que nos cálculos e teste que fiz deve promete 60W em um alto-falante de 8R.

Se trata de um aprimoramento do amplificador da foto abaixo que é de 50W em 4R, em 8R temos somente 28W.

(ele é o mesmo da foto postada anteriormente, onde mostra a parte de trás)

IPlpc2v.jpg

 

O "novo" aparece abaixo, ainda em testes na protoboard:

WDRLADe.jpg

Neste estou usando transistores falsificados, pois se queimar nos testes tem vários pra substituir.

(inclusive de cara queimei dois por encaixar um resistor no lugar errado :atirador:)

Só que o que me surpreendeu é que coloquei no último volume até o som ficar "quadrado" e estes não queimaram como da outra vez.

Passou de 50W, esquentou um pouco, mas ainda tá funcionando normalmente.

São aqueles tradicionais 2N3055 da Toshiba:

uk25OqG.jpg

Porém não coloquei os AF de 4R (com esses sim devem queimar, ou talvez não), estou usando de 8 mesmo, pois esse é o objetivo.

 

Eu terminei a fonte, porém não tive tempo pra desenhar o esquema e postar aqui.

Vou ficar é no aguardo dessa fonte...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2019 às 21:42, Matthwus disse:

Vou ficar é no aguardo dessa fonte...

Depois eu vou fazer um esquema da fonte completa, da forma que eu costumo fazer com as coisas que eu monto.

Mas este aqui era o esquema que eu estava usando pra simular da fonte antes de montar, apenas dei uma arrumada retirando os vários amperímetros e voltímetros que estavam sendo usados na simulação.

imagem723.GIF.dcb24e43e0044ff9b558a595d4f22970.GIF

As pontes de diodos, capacitores e esquema do transformador acho que você já conhece.

O importante é saber que a tensão  do trafo deve ser de no máximo 27VAC, em CC sem carga vai entregar cerca de 37V.

O CI foi feito para até 40V, mas não é bom abusar.

 

Um trafo seguro para evitar problemas com variações da rede elétrica seria o de 24VAC, que vai entregar 33VCC na entrada do regulador. Na saída, a tensão máxima será de 30V. Pois assim como os LM317 e seus derivados ele também diminui 3V entre entrada e saída.

 

Porém tem uma diferença, a tensão mínima de saída é de 2V e não 1,25V como estamos acostumados com o LM317.

Nos testes que eu fiz tanto na simulação quanto no circuito real era possível diminuir para 1,5V. Só que tinha problemas de instabilidade, a tensão ficava variando as vezes até mesmo sem carga. No datasheet dele fica bem claro que a tensão mínima realmente é de 2V.

 

Ali no esquema até mudei o transistor para o 2N3773 para facilitar, no meu foi usado dois 2N3055 desses que aparecem na foto do amplificador. No Q2 eu usei o TIP32 porque tenho muitos sobrando, mas pode usar BD140 ou até mesmo algum de sucata do mesmo porte que você tem aí, por exemplo o 2SA886 ou o 2SB772 que aparecem bastante nos equipamentos xing ling.

 

R3 e R4 fomam o Shunt de corrente, no meu usei 4 resistores de 1R em paralelo totalizando 0,25R. Não gostei do resultado, pois está desarmando muito fácil. Como eu disse acima coloquei esses porque também tem muitos sobrando (mas nem sempre essa é a melhor opção),

Os resistores devem ser de acordo com a corrente de seu transformador. Quanto mais corrente, menor o valor do(s) resistores.

 

O potenciômetro P1 de 100k é o que vai no painel da fonte para regular a tensão de saída.

P2 e P3 são trimpots internos.

Em P2 se regula a tensão máxima de saída, isto é importante porque se não estiver bem regulado quando girar P1 ao máximo pode acontecer da tensão máxima chegar antes do final de seu cursor e aí fica um espaço morto no potenciômetro.

 

Em P3 se regula a corrente máxima, esse trimpot é opcional, se não quiser basta ligar o pino 3 diretamente a saída da fonte. Aí a corrente máxima será a calculada pelo shunt.

Por exemplo, pode se ajustar para a tensão da fonte cair a partir de 5A.

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...