Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de transformador de solda


Gu1426

Posts recomendados

Estou pensando em comprar um transformador de solda para aprender a soldar (até estou pensando nas inversoras, porém são mais caras e (dizem...) que dão defeito muito mais fácil, são mais fáceis de soldar, mais leves, mais econômicas, etc, etc), mas estou com uma séria dúvida, que é a instalação, estava pensando em deixar uma tomada de 20A separada com disjuntor só para ela, mas não sei se esta tomada iria aguentar, na minha cidade não encontrei os plugues industriais de 32A (que era o correto), o máximo que tem é de 20A, alguém aí usa uma máquina dessas com um plugue de 20A? Aguenta ou derrete?

 

Mudando de assunto, alguém tem uma inversora dessa marca Lynus? Vi vários comentários, a maioria dizendo que tem a máquina já faz 2 anos e nunca deu problema, mas sempre tem aquela minoria que preocupa a gente, dizendo que não aguentou 5 vezes de uso, como eu ainda estou aprendendo ela seria melhor pela facilidade de abertura do arco, mais fácil de transportar e podendo ligar em qualquer tomada de 20A com fiação adequada, porém ela é mais cara e eu fiquei pensando se é uma boa ideia, estou achando que é questão de sorte ou azar...

 

Obs.: Sei que aqui não é o fórum ("Eletrônica") mais adequado para esse tipo de pergunta, mas resolvi comentar aqui mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Gu1426 disse:

alguém aí usa uma máquina dessas com um plugue de 20A?

Eu uso. A minha é de transformador comum, pesa uns 20 kg (coloquei até rodinhas :lol:

).

A corrente da máquina eu deixo no máximo em 150A aí fica dentro dos 20A.

 

Para ligar a tomada usei fio 4mm² e disjuntor de 25A tipo C.

O tipo B é para cargas resistivas, não dá certo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Valeu! Essa semana vou continuar avaliando algumas, mas acho que vou comprar essa Lynus (o transformador), sai mais em conta e já compro uma máscara automática, eu também queria saber pois meu avô tem um transformador de solda (ele nunca usou, quem usa era meu tio), que segundo ele, foi instalado com plugue de 20A e na hora de soldar, o máximo que fazia era uns pipocos, era bem ruim de abrir um arco (o soldador também não era dos melhores, segundo o próprio), é uma Vonder TS-150, fiquei com um certo receio de acontecer o mesmo comigo, até por que sou novato nisso.

 

Off: No caso acima eu acho que o cabeamento da instalação não ajudava muito, fios finos para coisas pesadas, e o fato de tudo ali (exceto o chuveiro) estar ligado em apenas dois disjuntores (a casa em um e o galpão em outro), ali tem um bocado de coisa errada, uma vez fomos instalar uma boia de caixa de água e encontramos um "errinho", no caso, o neutro estava interrompido pelo disjuntor ao invés da fase, aí, além da boia, tive que arrumar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gu1426 disse:

Qual a marca/modelo do seu? 

Esab modelo "Bantan serralheiro". 

Tenho há uns 10 anos. 

A única coisa que fiz foi adaptar um botão com um relé contator, pois ela originalmente é direto na energia.

Nem veio com tomada, somente um pedaço de cabo PP de 6mm², pois ela também funciona em 110V. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a instalação é separada. Disjuntor só para a máquina direto do quadro. 

O que eu quis dizer com ligar direto é emendar o fio sem tomada no caso da máquina ficar presa num único local. 

 

Como onde eu moro se usa 110V, as tomadas 220V ficam livres. Coloquei um disjuntor para as duas.

 

O chuveiro também é 220V, mas está ligado em outro disjuntor, obviamente não ligo a máquina quando ele está ligado, pois senão cai o geral que é de 60A.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira Mesma coisa da Boxer, faixa dos 500 reais, as inversoras que olhei estão nessa faixa de preço, inclusive a Lynus, por 495. Se eu comprar eu publico fotos aqui. Vou ver o vídeo, mas, após resolver o problema da ligação, acho que já estou decidido pelo transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ola.

 

Também possuo um transformador de solda, daqueles convencionais com ajuste de corrente através de uma manivela na parte superior.

 

A idade dele é desconhecida, suponho que tenha vindo para o Brasil no navio de  Cabral  e funciona perfeitamente até hoje.

 

Quanto a modernização do processo de solda elétrica com o uso de maquinas inversoras a primeira geração veio apenas pela portabilidade ( não dava pra subir num telhado com um trafão de 40 kg )  e  mais adiante ganhou mercado devido a inclusão de recursos que dão mais diversidade de materiais a serem 'grudados' , bem como controles dinâmicos de corrente  e etc.

 

Qual tem mais chance de dar defeito ?   certamente  esses eletrônicos, duvido que alguém consiga dizer o contrário.  

 

Tipo assim, os de manivela tem 10% de chance, contra 90% de chance dos eletrônicos .

 

Sua escolha vai depender do uso que pretende dar ao equipamento, se haverá variedade CONSTANTE de materiais a soldar,   o tempo de uso diário, a questão de status , etc .

 

Eu continuo com o meu dinossauro aqui, e caso precise algo que  eventualmente não possa fazer com ele eu terceirizo.

 

'_'

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @albert_emule @Tito Fisher @Ricardo S Ferreira Estava bem louco, o transformador de solda que vi na verdade é da marca Worker, a inversora que estava em cima que era de Lynus e eu confundi tudo! Eu tinha gostado da Lynus pois o cabo da tomada era longo e com duplo encapamento, essa da Worker é que nem a sua ESAB, vem com um pedaço de fio com uns 50/60cm (a sua eu vi uns vídeos e vi que é só um pedacinho de fio atrás) e não tem aquela capa preta por fora, é só os fios fase, neutro e terra. Eu não queria fazer uma extensão mas já vi que vou ter que fazer, e com fio grosso, o 4mm serve? Só ele já está 2,50 o metro, não sei se encontro conjugado os três fios, outra opção que tenho (mais barata) é instalar a tomada bem baixo.

 

(off-topic) Eu fui na loja ontem, dei uma boa olhada (na caixa) da máquina, o preço me agradou, devido a chuva acho que a obra vai dar uma atrasada e consequentemente vai demorar mais umas 2 semanas para fazer as instalações elétricas, como o QDC vai ser trocado e também botado em outro lugar, não dá para eu fazer nada agora, essa semana ou semana que vem eu compro (provavelmente), a instalação vai demorar mais um pouco.

 

Aliás, se alguém tiver um transformador de solda dessa marca (Worker), me digam o que acham dela. Bem, escrevi demais, por hoje é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gu1426 disse:

essa da Worker é que nem a sua ESAB, vem com um pedaço de fio com uns 50/60cm (a sua eu vi uns vídeos e vi que é só um pedacinho de fio atrás) e não tem aquela capa preta por fora, é só os fios fase, neutro e terra. Eu não queria fazer uma extensão mas já vi que vou ter que fazer, e com fio grosso, o 4mm serve?

Eita! Esse povo faz de tudo pra economizar...

A minha quando comprei em 2009 tinha os fios fases envolvidos com a capa preta. Depois que passou a garantia eu o retirei e coloquei uns 5 metros de cabo PP de 2,5mm² pra ficar fácil ligar na tomada. Adicionei também um contator e um botão de ligar.

 

Então pode usar o fio 4mm sem problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Acabei mudando de ideia e comprei uma inversora da Balmer modelo Joy 132, de 130A, o bom é que já veio com o plugue de 20A, dei uma espiada dentro dela pelos furos de ventilação, ela possui uma única placa, e não aquele amontoado de placas e dissipadores de outras inversoras, isso ajuda muito na ventilação, os dissipadores são grandes e ficam bem próximos ao ventilador, comprei junto com ela uma máscara automática (Balmer MAB-90), muito bom, ainda não pude testar, nessa segunda (ou nessa semana) o eletricista vem fazer as instalações e já vou aproveitar e botar a tomada de 20A, segundo o manual, pode-se fazer extensões com fio 2,5mm de no máximo 20 metros, quando for testar eu tiro umas fotos dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Gu1426 disse:

segundo o manual, pode-se fazer extensões com fio 2,5mm de no máximo 20 metros, quando for testar eu tiro umas fotos dela.

Sim, pois a sua é metade da corrente da minha que é de 250A.

Porém eu nunca usei no máximo, só vou até o 170, se é que aquele parafuso marca algo certo... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 130A vai ficar ruim se precisar usar o eletrodo mais grosso de 3,3mm.

Mas a maioria das aplicações podem ser feitas com os de 2 e 2,5mm. 

Só pelo peso da máquina já vejo que você fez uma boa compra, na época em que eu comprei a minha as inversoras custavam quase 10x o preço da convencional. 

Paguei 330 reais nela, enquanto a inversora custava quase 3000 reais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Nossa, eu era uma criancinha nessa época, no caso a inversora que custava 3000 reais é a mesma que hoje custa 500? Comprei a minha numa loja meio careira (mas o atendimento muito bom), foi 600 reais nela, a construção dela é muito boa, metade da máquina não tem nada, é só espaço para ventilação e em baixo tem um indutor enorme ligado na saída positiva da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

Nossa, eu era uma criancinha nessa época, no caso a inversora que custava 3000 reais é a mesma que hoje custa 500?

Eu nem sei, era tão caro que nem me interessei em ver como era. 

Só sei que era levinha. 

Lá na empresa em que eu trabalho já tinha delas faz tempo... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse foi meu presente de aniversário (o engraçado é que eu paguei, kkkkk) dia 18 estou fazendo aniversário, já tenho uns serviços para fazer com ela.

adicionado 1 minuto depois

Na loja encontrei aqueles retificadores enormes trifásicos, devem estar nessa faixa de preço.

adicionado 9 minutos depois

@Renato.88 O inversor mais caro que vi na loja (MMA) custava uns 1200, tinha uns mais caros mas eram TIG também.

adicionado 41 minutos depois

Obs: A corrente de trabalho (primário) dela é de 14A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...