Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir tensão de uma fonte


Posts recomendados

Se os 35V são em Corrente Alternada, esquece. Quando retificar a tensão se tornará 48V, até é possível diminuir para 24V com transistores, mas o projeto fica muito dispendioso.

 

Eu tenho o mesmo problema aqui acabei optando por cortar espiras do trafo, mas ainda não tive tempo de fazer isso.

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Caso o seu trafo tenha entrada bivolt e a sua rede elétrica for 110V fica fácil.

 

Basta configurar o primário para 220V e ligar na rede 110V,  vai obter na saída a metade da tensão nominal.

 

Esses 17,5V  no secundário  após retificado e filtrado vai dar os 24V que voce precisa .

 

'_'

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única solução viável (se você não tiver paciência e tempo, esqueça) é rebobinar o secundário, eu digo rebobinar, pois é bem chatinho de tirar algumas espiras, montar o trafo, ligar e acabar tendo uma tensão maior que a desejada, o negócio é anotar em um papelzinho a tensão de saída (35V) e a quantidade de espiras no secundário (Desenrole e conte), depois é só dividir a quantidade de espiras pela tensão de saída que seu trafo tinha (no caso os 35V), então você vai obter o número de espiras por Volt, aí é só multiplicar pela tensão desejada, depois enrolar o fio e fechar o trafo.

 

Tire uma foto do seu trafo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Se eu usar diodos pra fazer a queda de tensão fica com a mesma corrente? qual diodo pra aguentar uma carta de 5 a

adicionado 1 minuto depois

Uma carga de 5 Amp 

Vai perder corrente e os diodos vão aquecer. 

E também fica caro, pois vai precisar de uns 30 diodos. 

Se é pra perder energia usa transistor mesmo que sai mais barato. 

 

A tensão de 35V é AC ou DC? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Gu1426 disse:

anotar em um papelzinho a tensão de saída (35V) e a quantidade de espiras no secundário (Desenrole e conte)

Uma maneira de saber quantas espiras tem sem desmontar. Pra isso vai ter que ter um vãozinho no trafo. Tipo (algo como) passe algumas voltas de fio - pode ser fino - no trafo pelo vão. Faz de conta que você conseguiu dar 6 voltas e mediu 1.2V. Isto significa 0.2V/volta. Agora se o secundário tem 35V, quantas voltas ele tem??🤔

 

Uma alternativa pra não desmontar é colocar outro trafo. De 35 pra 24: se colocar um trafo de 9 em série pra subtrair. Se invertido, soma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

É DC mesmo

Agora sim melhorou. 

Como é um amplificador não precisa de muita frescura com regulador de tensão. 

Porém são 11V a serem subtraídos com corrente de 5A. 

Serão quase 60W (que na prática pode até ser menos, já que a tensão de saída dos trafos cai com a alta corrente). 

Para isso eu colocaria 3 transistores em paralelo em um dissipador grande com refrigeração (um cooler de pc ou de fonte que esteja a toa serve). 

Transistores como os TIP36C servem, pode ser o NPN TIP35C mas eu dou preferência aos PNP. Vai precisar de um circuitinho adicional pra manter nos 24V, se interessar eu desenho depois. 

 

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Uma alternativa pra não desmontar é colocar outro trafo. De 35 pra 24: se colocar um trafo de 9 em série pra subtrair. Se invertido, soma.

É boa! 

Mas o ruim é encontrar um trafo de 9V por 5A.

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pra isso vai ter que ter um vãozinho no trafo. 

Se tiver um vão no trafo, também dá pra ir desenrolando os 35V. Vai tirando e medindo até chegar em 24V. Só não dá pra fazer isso quando o trafo tem center tap. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
40 minutos atrás, Renato.88 disse:

ruim é encontrar um trafo de 9V por 5A

pior. Ainda navegando na maionese, outra alternativa ao "aquecedor" regulador linear é um outro trafo em série no primario. Algo como ao invés de aplicar 127Vac, subtrai uns 35 e aplica menos de 100. Um de 15+15 1...2A é menos difícil de achar do que o de 9 5A.

Mas como não gosto de som alto, meu voto vai pra...

Em 08/04/2019 às 00:14, Tito Fisher disse:

configurar o primário para 220V e ligar na rede 110V

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

outro trafo em série no primario. Algo como ao invés de aplicar 127Vac, subtrai uns 35 e aplica menos de 100. Um de 15+15 1...2A é menos difícil de achar do que o de 9 5A.

Ah, isso sim. 

A corrente diminui, mas não tanto. Aí dá pra usar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Tire uma duvida minha, se eu usar diodos pra diminuir a tensão perde corrente? 

Perde. 

Serão 17 diodos em série, dentre as alternativas que citamos essa pra mim é a pior (só perde para o resistor série, que nesse caso é impossível). 

O diodos em série quebram o galho quando a diferença é pouca, tipo uns 3V no máximo. 

No seu caso são 11V de diferença. 

adicionado 2 minutos depois

Voltando ao regulador step down, me lembrei que outro dia eu fiz um com o velho TL494 das fontes de PC. 

O esquema não é muito complicado e fica barato, pois nas tais fontes se acha quase todo o material. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

@Tito Fisher problema é a queda de corrente 

 

Sr @Rodrigo Pereira Pinho .  Esse anúncio que sugeri é para um dispositivo de 5A , conforme a descrição no mesmo. 

 

Fui inclusive confirmar o datasheet do regulador em questão  ( XL4015 ) e a informação está correta.

 

'_'

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...