Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Programando uma planilha no Excel


Posts recomendados

Boa noite galera do Clube!!!

 

Tudo bem com vocês???

 

Primeiramente, gostaria de informar que, sou novo no clube, resolvi me cadastrar e fazer uma postagem, pois sempre que eu estou com dúvidas no excel, eu corro aqui para o Clube do Hardware, porque sei que encontrarei não a minha resposta, mas uma bem parecida e conseguirei encaixa-la no meu trabalho.

 

Dando prosseguimento, peço desculpas de antemão, caso esteja fazendo a publicação no lugar errado. Peço a compreensão de todos e se esse for o caso, me ajudem, me direcionem para onde devo publicar minha dúvida, meu help.

 

Vamos ao trabalho:

 

Eu tenho uma dúvida, já procurei em tudo o que é site, fóruns, comunidades e talvez não tenha encontrado, por não saber ao certo, como procurar o que eu preciso que minha planilha faça. Vou tentar explicar e vamos ver se algum de você, conseguem me ajudar:

 

Em uma planilha (publicarei uma cópia para melhor entendimento) minha de controle financeiro diário, mensal e anual, eu tenho no cabeçalho duas informações: 

 

INTERVALO DE CÉLULAS B2:S2 - CONTROLE FINANCEIRO DE GASTOS E RECEBIMENTOS

INTERVALO DE CÉLULA B4 - 2019

INTERVALO DE CÉLULAS C4:S4 - ABRIL

 

Abaixo deste "cabeçalho", começam os lançamentos de:

 

INTERVALO DE CÉLULAS B6:F67 - GASTOS DIÁRIOS

INTERVALO DE CÉLULAS H6:K23 - GASTOS MENSAIS FIXOS

INTERVALO DE CÉLULAS M6:S67 - VENDAS / RECEBIMENTOS

INTERVALO DE CÉLULAS H26:K36 - GASTOS MENSAIS CARTÕES

INTERVALO DE CÉLULAS H39:K45 - SALDO EM BANCOS - PESSOA FÍSICA

INTERVALO DE CÉLULAS H48:K53 - SALDO EM BANCOS - PESSOA JURÍDICA

INTERVALO DE CÉLULAS H56:K60 - SALDO EM MÃOS - PESSOA FÍSICA - COMISSÃO

INTERVALO DE CÉLULAS H63:K67 - SALDO EM MÃOS - PESSOA JURÍDICA

 

O que eu gostaria que minha planilha fizesse?

 

No INTERVALO DE CÉLULAS C4:S4 - ABRIL, eu gostaria que todo esse intervalo, fosse uma Lista Suspensa com os demais meses do ano: JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL, MAIO, JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO, DEZEMBRO, para que eu pudesse escolher um mês qualquer.

 

No INTERVALO DE CÉLULA B4 - 2019, eu gostaria que esse intervalo, fosse uma Lista Suspensa com os ANOS, como por exemplo: 2018, 2019, 2020 até 2030.

 

Até aí, beleza, bem tranquilo de se resolver.... Mas agora é que vem o "X" da questão: O que eu quero/preciso que a planilha faça?

 

Quero que: quando eu clicar no INTERVALO DE CÉLULAS C4:S4 - ABRIL, abra uma lista suspensa, contendo os demais meses do ano e que eu possa selecionar, por exemplo o mês de JANEIRO e após selecionado/clicado o mês JANEIRO, TODOS OS DADOS DO MÊS DE JANEIRO, sejam mostrados. Que dados são esses? Segue abaixo:

 

INTERVALO DE CÉLULAS B6:F67 - GASTOS DIÁRIOS

INTERVALO DE CÉLULAS H6:K23 - GASTOS MENSAIS FIXOS

INTERVALO DE CÉLULAS M6:S67 - VENDAS / RECEBIMENTOS

INTERVALO DE CÉLULAS H26:K36 - GASTOS MENSAIS CARTÕES

INTERVALO DE CÉLULAS H39:K45 - SALDO EM BANCOS - PESSOA FÍSICA

INTERVALO DE CÉLULAS H48:K53 - SALDO EM BANCOS - PESSOA JURÍDICA

INTERVALO DE CÉLULAS H56:K60 - SALDO EM MÃOS - PESSOA FÍSICA - COMISSÃO

INTERVALO DE CÉLULAS H63:K67 - SALDO EM MÃOS - PESSOA JURÍDICA

 

TODOS ESSES DADOS DESSES INTERVALOS A CIMA.

 

Abrir esses dados em uma outra página ou planilha? Não, mostrar na mesma planilha. Uma espécie de Hiperlink (acredito), porém queria que os dados que estão sendo mostrados do mês de ABRIL, passasse a mostrar os dados daqueles intervalos do mês escolhido/selecionado. Neste caso, seria o mês de JANEIRO. 

 

O mesmo deverá acontecer quando eu clicar no INTERVALO DE CÉLULA B4 - 2019. Quero que abra uma Lista Suspensa, contendo os Anos de 2018 até 2030 e que eu possa selecionar, por exemplo, o ANO de 2018 e que após selecionado/clicado o ano 2018 eu selecione o mês no INTERVALO DE CÉLULAS C4:S4 - ABRIL, TODOS OS DADOS DO MÊS QUE EU SELECIONAR, sejam mostrados.

 

Não sei se eu consegui me fazer entender. Não sei também se isso é algo muito complicado de se fazer... Talvez tenha que envolver algum outro programa para ter um banco de dados, não sei.

 

Se alguém ai do Clube não souber ou não quiser dar mastigadinho o que eu preciso, peço a GENTILEZA de me orientarem em como proceder para pesquisar e achar isso o que eu preciso na internet que eu acho e me viro para fazer.

 

Deixo aqui, um forte abraço a todos do Clube, um bom resto de domingo e um excelente início de semana para todos nós.

 

Atenciosamente,

 

Vinicius Bohrer Ludwig

Controle Financeiro - 2019.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Bohrer Ludwig , Bom Dia.

 

Eu acho que é possível fazer abas de Janeiro a Dezembro dentro de sua planilha, e um menu com botões mês a mês, clicando vai para aba referenciadas, mas para mostrar vários anos teria que ser varias planilhas, para não ficar carregado e lento.

 

Por experiencia, eu raramente vejo planilhas de anos passados, somente no mês de Janeiro e ou Fevereiro eu consulto ano anterior.

 

Espero ter ajudado

 

Decio

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia@Vinicius Bohrer Ludwig

 

Seja bem-vindo ao fórum!

 

Você escreveu bastante, mas não esclareceu quase nada.

 

A melhor maneira de explicar é demonstrar manualmente na planilha(exemplos valem mais que mil palavras), pois achei estranho o botão de seleção do período a ser filtrada estar na planilha de dados e não na planilha para onde serão filtrados esses dados.

 

A minha sugestão seria de utilizar uma planilha para ir lançando os dados (Banco de dados, ou seja cabeçalho só na primeira linha e os dados sendo lançados nas colunas) e em outra planilha você utiliza como um relatório, onde retorna os dados conforme o período selecionado.

 

Aguardo retorno.

 

[]s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patropi Bom dia Amigo!!!!

 

Conforme falei na publicação: Não sei se me fiz entender. Eu acho meio complicado explicar o que de fato eu preciso. Como não tenho muito conhecimento em Excel, se torna mais difícil eu utilizar termos mais corriqueiros para quem manja muito de excel. Eu inseri um anexo da planilha modelo e esta planilha está exatamente como eu mencionei no meu "texto". Acredito que, abrindo a planilha e acompanhando o que eu escrevi, se torna mais fácil o entendimento. Não consegui entender o que você não entendeu.

1 hora atrás, Patropi disse:

pois achei estranho o botão de seleção do período a ser filtrada estar na planilha de dados e não na planilha para onde serão filtrados esses dados.

 Na verdade neste teu trecho, não sei se é o termo certo dados que serão filtrados. Acredito que o que eu preciso que a planilha faça, seja feito através de MACROS, onde com MACROS, conseguimos clicar em um botão e os dados serem apagados. Diante disto, acredito que clicando em um botão, conseguimos fazer os dados de outro mês, serem mostrados na planilha atual.

 

1 hora atrás, Patropi disse:

A minha sugestão seria de utilizar uma planilha para ir lançando os dados (Banco de dados, ou seja cabeçalho só na primeira linha e os dados sendo lançados nas colunas) e em outra planilha você utiliza como um relatório, onde retorna os dados conforme o período selecionado.

Os dados serão lançados diariamente, conforme ocorrer tal gasto, recebimento ou pagamento, referente aquele mês ou seja, cada planilha de cada mês, será o meu banco de dados do mês vigente.

 

De qualquer forma, peço desculpas por qualquer inconveniente que eu tenha causado, como falei, sou novo no fórum, estou em fase de adaptação. Procurarei ser o mais breve possível nas futuras publicações.

 

Forte abraço.

adicionado 5 minutos depois

@deciog Caro amigo, bom dia!!!!

 

Ajudou muito sim, toda ajuda é muito bem vinda, uma vez que eu talvez não tenha me expressado bem no que eu quero.

Essa sua ideia, eu já vi em alguns vídeos na internet, achei interessante, porém para não precisar estar no menu, clicar em um mês especifico, ir para esse mês, retornar ao menu, ir para outro mês, queria algo mais prático, como uma Lista Suspensa, já com os meses e apenas clicar e já me mostrar os dados daquele mês.

 

Se puder me ajudar com isso, te agradeço muito.

 

Forte abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Vinicius Bohrer Ludwig

 

Não há necessidade de usar macro, dá para fazer com formulas.

Melhorei algumas formulas para não ficar retornando zero.

 

Para testar, selecione outro mês na planilha Filtro.

 

Confira na planilha e dê retorno.

 

Não se esqueça de clicar em Curtir.

 

[]s

 

 

 

08_04_19_Controle Financeiro - 2019_Patropi.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @Patropi !!!!!

 

É praticamente isso mesmo o que eu preciso, mas há um porém. A planilha FILTRO, se trata apenas de uma planilha de "Pesquisa", digamos assim, correto??? Eu teria que entrar em cada planilha, de cada mês para fazer os lançamentos conforme forem surgindo, isso né? Pelo menos foi o que eu entendi da sua planilha.

 

Pergunto: Isso o que você fez, não teria a possibilidade desta PLANILHA FILTRO, ser uma planilha onde eu preencho os lançamentos diários e daí, sei lá, ter um botão SALVAR, para que todos os dados digitados/inseridos na PLANILHA FILTRO naquele mês selecionado (ABRIL, por exemplo), serem salvos automaticamente na PLANILHA DO MÊS de ABRIL???

 

Acho que estamos conseguindo quase que falar a mesma língua. Acho que estou quase conseguindo me fazer entender.

 

Abração amigo.

adicionado 1 minuto depois

Amigo @deciog !!!!

 

O @Patropi, está quase no ponto que eu estava procurando. Inseri uma resposta para ele, verifica por favor se você consegue entender o que eu estou querendo. Ele conseguiu me resolver 50% já da minha necessidade.

 

Desde já, agradeço muito pela tua ajuda.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...