Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Migração de servidor físico para nuvem.


Posts recomendados

Bom dia Pessoal,

Tudo bem!?

 

Sou uns dos responsáveis pelo departamento TI da minha empresa, e estamos iniciando um projeto para migração do nosso servidor de arquivos e talvez o AD para nuvem... porém, por falta de conhecimento nesse novo mundo, vim pedir ajuda/orientação de vocês aqui do Clube do Hardware (mas nem sei se estou escrevendo no tópico correto).

 

Mas vamos lá! 

 

Atualmente todos nossos dados e aplicações ficam em servidores dentro da empresa, e estamos querendo tirar todos daqui em pelo menos 2 anos, iniciando pelo servidor de arquivos... no qual é responsável por armazenar todos nossos dados (PDF's, planilhas de excel, word e etc..) além de conter instalado alguns programas, impressora e a realização backup diariamente dos dados. Atualmente esse servidor ocupa 500GB de armazenamento. Essa é a nossa situação atual.  O motivo da minha vinda até aqui, é pra ter um norte pra onde eu tenho que seguir e escolher o melhor ambiente para minha situação no meio de tantas ofertas. o que eu tenho em mente atualmente, é que eu vou ter que alugar uma maquina virtual, ai entra azure, aws e varias outras empresas (qual escolher?). criar uma VPN para acessar esse servidor com maior segurança das minha estações,e ter um firewall para que possar ter um controle dos tráfegos de dados.

     Minha lógica está certa, ou completamente errada? devo eu mesmo fazer essa migração ou é melhor contratar um empresa para fazer pra mim? Vocês podem me ajudar? 
   Desde já agradeço pela atenção e tenham uma ótima semana.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Felipe Almeida você tem várias opções para servidor de arquivos, a depender do tipo de arquivos e do ambiente da empresa, talvez usar algo como Office 365 ou G Suite possa resolver, já que você pode armazenar todos os arquivos sem problemas. Você não teria que se preocupar com backup, por exemplo.

 

Mas se você precisa de algo para ter um controle maior, tem a alternativa proprietária, como AWS e Azure, o que vai exigir algum tempo para você aprender a lidar com as ferramentas e configurações. Outra alternativa é usar um VPS ou servidor cloud privado, ainda assim você teria que lidar com a configuração do ambiente, usando FTP ou SFTP e organização da política de backups, etc.

 

Não sei onde utilizar uma VPN seria útil para a sua situação, mas tendo controle sobre o servidor ou contrando um serviço específico para isso com certeza te daria os dados.

 

Trabalhando com TI, teoricamente você poderia fazer a migração você mesmo, mas pode depender da sua área específica de conhecimento. Se você tem tempo para fazer isso, acredito que seria um bom desafio e pode trazer bastante conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@navegantenarede Muito Obrigado pelo retorno.

 

Eu realizei alguns teste com 365 da Microsoft, mas eu achei muito raso as politicas de segurança do serviço. Aqui nós somos um escritório de contabilidade, e armazenamos dados pessoais de nossos clientes, então segurança tem que ser bem forte.

 

Então realmente estou me convencendo que VPS será a melhor opção, junto com bom firewall.

 

A minha menção da VPN, foi porque se eu tiver um servidor hospedado em outro lugar, para que possamos acessar esse servidor a VPN não seria a melhor opção?

 

att, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Felipe Almeida você pode acessar qualquer servidor remoto diretamente, a menos que você tenha alguma exigência de privacidade por estar numa conexão insegura ou desconfie do seu ISP, não vejo a necessidade da VPN.

 

O que você não gostou da política de segurança da MS? Tem várias empresas que oferecem esse tipo de serviço aqui no Brasil, mas acho difícil ter uma política de segurança e privacidade melhor aplicada que os serviços da Google e MS.

 

Outra coisa, é que se você observar o limite de armazenamento de servidor VPS das empresas por aqui, fica bem no limite do que você precisa. Uma ideia seria separar o trabalho de servir em mais de um servidor, mas vai depender de como você quer realizar essa organização no seu trabalho.

 

Se for escolher VPS, fique atento para a localização do data center, se for importante para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, agradeço novamente pelo retorno.

 

Quando eu me refiro a segurança da MS, eu falo em relação aos usuários que irão acessar esses dados, aqui na nossa empresa, os usuários só possuem acesso para qual grupo ele está vinculado, exemplo, o financeiro só ele tem acesso aquela determinada pasta, já os outros departamento não acessam a mesma, e eu não achei esse tipo de gerenciamento na MS, eu até tentei vincular com o meu AD, mas sem sucesso.

 

22 minutos atrás, navegantenarede disse:

Se for escolher VPS, fique atento para a localização do data center, se for importante para você.

Sim, esse é um dos pontos que eu estou levando em consideração, mas por eu estar no estado de são paulo, eu acredito que os data center's tanto da azure e da aws também estejam aqui. Por fim eu também possuo um link dedicado de 200MB de fibra óptica.

 

att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...