Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Julio E Kohl

placa-mãe para Ryzen 5 2600X (B450 ou X470?)

Posts recomendados

Bom, vou comprar hoje porém estou na dúvida ainda, entre a B450 e a X470, poderiam me ajudar e dizer o motivo que devo escolher uma delas? 

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Julio E Kohl

Citação

A placa-mãe tem o papel de fazer cada peça instalada nela interagir com as demais, tendo um diferencial a princípio na quantidade de encaixes de peças e periféricos possíveis. Ao se tratar de jogos, dependendo da placa-mãe, pode ser afetado significativamente o desempenho de um processador, o que irá consequentemente afetar a jogabilidade, logo utilizar uma placa-mãe de entrada com um processador de alto desempenho pode ser uma péssima experiência.


De forma simplificada, as placas-mãe podem ser classificadas em 3 tipos:

> Básicas: São as placas-mãe simples que já garantem todas as peças funcionando sem problemas, indicadas para processadores de entrada e intermediários, já que em alguns casos pode limitar o desempenho de processadores dependendo da quantidade de núcleos e/ou capacidade de trabalhar com clocks altos.

> Intermediárias: Possuem algumas melhorias em relação as básicas, podendo ter mais conexões de peças, melhor construção/elaboração, melhor codec de som, ter RGB, etc. Geralmente se pode utilizar qualquer processador compatível sem a limitação de desempenho.

> Avançadas: São destinadas as pessoas que querem fazer overclocks, Crossfire, SLI e utilizar memórias RAM de alta frequência, sendo indicado mais para processadores topo de linha e desbloqueados para overclock.


Enfim, escolher a placa-mãe pode não ser tão simples assim, sendo que cada modelo tem especificações diferentes em relação as quantidades de peças e capacidades que podem ser usadas, o que pode impactar em futuros upgrades.

Algo importante é ver o tipo de socket (encaixe de CPU) da placa-mãe, sendo que este socket é o que permite compatibilidade com os processadores. E para saber se um processador é de fato compatível com a placa-mãe, cada fabricante disponibiliza em seu site uma lista de processadores que podem ser utilizados, o que ajuda muito.
Ao se interessar por um modelo, preste atenção nos seguintes aspectos de acordo com o PC que queira ter:

 

Memórias RAM: Quantidade de slots, frequência e tamanho total máximo suportado.
SATA: Número de entradas para dispositivos de armazenamento como HD, SSD, e também leitores e gravadores de discos.
SATA 2.0 e 3.0 se referem a velocidade com que as informações podem ser escritas e lidas, sendo a 3.0 mais rápida. Não há conflitos em utilizar um dispositivo com entrada de velocidade diferente.
PCI-E: Quantidade de placas que podem ser colocadas, como placa de vídeo, placa de rede, placa de som, SSDs, etc. Existe a diferença de velocidade no PCI-E, sendo 2.0/3.0 ou x4/x8/16x, mas na prática isto não muda em quase nada.
USB: Quantidade de conexões via USB permitidas. Assim como o SATA, a questão de ser 2.0 ou 3.0 segue o mesmo.
Verifique também se a placa-mãe suporta realmente overclock, Crossfire e SLI, se isto o interessar.

 

No caso, a B450 se encaixa na intermediária, e a X470 na avançada. Enfim, depende de cada modelo em si para saber qual a mais indicada para você. Mas de antemão, se a diferença de preço não for grande, a X470 certamente se torna mais negócio.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Ta uma diferença de R$ 150,00; acho que vou de X470 mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for para investir e uma x470 recomendo a Biostar x470gt8.

 

Ótima MOBO que só perde em construção para Crosshair Hero VII que e a melhor placa do mercado para Ryzen.

 

Se quiser conhecer melhor da uma lida do reviem do Tom's Hardware

https://www.tomshardware.com/reviews/biostar-racing-x470gt8-amd-ryzen-am4-atx-motherboard,5819.html

 

Link para comprar.

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9643/placa-mãe-biostar-racing-x470gt8-ddr4-amd-am4

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!