Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Workstation para Modelagem 3D e Renderização até R$ 5.300,00


Posts recomendados

Boa tarde! Estou montando um PC para trabalhar principalmente com AutoCAD, Revit, Lumion, Photoshop, 3DS Max, Sketchup e VRay. As configurações que escolhi pesquisando sobre o assunto foram essas:

 

- Placa-mãe: ASUS Prime B450M Gaming/BR DDr4 AM4 (R$ 503,00)

- Processador: Ryzen 7 2700X 3.7GHz / 4.35GHz Max Turbo Octa Core 16MB Cooler Wraith Prism (R$ 1.826,00)

- 2x Memória DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 2666MHz (R$ 694,00)

- Placa de Vídeo GeForce Galax GTX 1060 EXOC White 6GB (R$ 1.099,00)

- HD Seagate Barracuda 2TB 7200RPM 64MB Sata III (R$ 347,00)

- SSD Kingston A400 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs (R$ 193,00)

- Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX550 (R$ 312,00)

- Gabinete DeepCool Matrexx 55 Vidro Temperado (R$ 219,00)

 

Valor Total: R$ 5.258,00

 

A minha maior dúvida seria em relação ao processador, se está exagerado para a função do PC. Pensei também no Ryzen 7 2700 (R$ 1.328,00), mas aí perderia um pouco de clock (3.2GHz / 4.1GHz), ou então o Ryzen 5 2600X (R$ 1.121,00), perdendo menos clocks (3.4 GHz / 4.25 GHz) mas em compensação tem 2 núcleos a menos. Qual vale mais a pena em questão de custo benefício? Queria saber também em relação ao consumo de energia, se vai ter muita diferença entre esses modelos. Já estou a semanas pesquisando e ainda não consegui chegar em uma conclusão. Quanto aos outros componentes também aceito sugestões.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa!

 

11 minutos atrás, AzeitonaT disse:

Qual vale mais a pena em questão de custo benefício?

 

O 2700 é uns 30% mais rápido, o custo/benefício pode ser secundário aqui, onde conta a sua produtividade e isso ocorre a longo prazo. ;)

Eu iria de 2700 sem nem pestanejar.

 

12 minutos atrás, AzeitonaT disse:

Queria saber também em relação ao consumo de energia, se vai ter muita diferença entre esses modelos

 

Pouca ou nula:

 

https://www.techpowerup.com/reviews/AMD/Ryzen_5_2600X/16.html

 

Ficou nos 10-15%, mas veja que o 2700 é mais eficiente.

 

--

 

Sobre a máquina, está bacana, mas, dois pitacos:

-Não tem nenhuma fonte 80 Plus Gold com preço próximo?

Uma de 500W te atende bem.

 

- Os programas se beneficiam da placa de vídeo forte?

Não é melhor uma Quadro ou FirePro? (ok, sei que elas custam um rim)

 

- Tente comprar memórias mais rápidas, 3000 ou 3200 MHz.

Às vezes a diferença de preço é pequena, mesmo se for uma 2866 já tem um pequeno ganho de desempenho.

 

- Esta placa-mãe é muito básica, eu não pegaria nenhuma sem ter dissipador de calor ali nas cercanias do processador.

Estabilidade é bem importante pro seu uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Evandro disse:

O 2700 é uns 30% mais rápido, o custo/benefício pode ser secundário aqui, onde conta a sua produtividade e isso ocorre a longo prazo. ;)

Eu iria de 2700 sem nem pestanejar.

No caso seria o 2700 ou 2700X? Vale a pena descer de 3.7GHz para 3.2GHz por uma diferença de R$ 500? Nesse caso poderia investir em placa-mãe/fonte melhores.

 

4 horas atrás, Evandro disse:

Não tem nenhuma fonte 80 Plus Gold com preço próximo?

Uma de 500W te atende bem.

Só estou achando 650W pra cima, e está dando uma boa diferença de preço.

 

4 horas atrás, Evandro disse:

Os programas se beneficiam da placa de vídeo forte?

Não é melhor uma Quadro ou FirePro? (ok, sei que elas custam um rim)

Não vai me ajudar muito, pois a placa vai ser mais utilizada na viewport dos programas, durante a modelagem. No caso das renderizações eu prefiro utilizar o processador mesmo.

 

4 horas atrás, Evandro disse:

Tente comprar memórias mais rápidas, 3000 ou 3200 MHz.

Às vezes a diferença de preço é pequena, mesmo se for uma 2866 já tem um pequeno ganho de desempenho.

Vou olhar isso. 2x8GB ou 1x16GB fazem diferença?

 

4 horas atrás, Evandro disse:

Esta placa-mãe é muito básica, eu não pegaria nenhuma sem ter dissipador de calor ali nas cercanias do processador.

Estabilidade é bem importante pro seu uso.

Me indicaria uma placa boa pra esse setup? A Asus Prime B450-Plus ou a Biostar Racing X470GTN são melhores?

 

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, AzeitonaT disse:

No caso seria o 2700 ou 2700X? Vale a pena descer de 3.7GHz para 3.2GHz por uma diferença de R$ 500? Nesse caso poderia investir em placa-mãe/fonte melhores.

 

Na ponta do lápis, o sem X é melhor compra, 500 paus aí são uns 30% a mais de preço por 12% de desempenho, certo?

Se a grana não permite, eu faria sim a troca pra ter melhor placa-mãe e memórias.

 

7 horas atrás, AzeitonaT disse:

Só estou achando 650W pra cima, e está dando uma boa diferença de preço.

 

OK. :(

 

7 horas atrás, AzeitonaT disse:

Não vai me ajudar muito, pois a placa vai ser mais utilizada na viewport dos programas, durante a modelagem. No caso das renderizações eu prefiro utilizar o processador mesmo.

 

OK, que tal pegar uma mais fraca então?

Uma 1050 / 1050 Ti / RX570.

 

7 horas atrás, AzeitonaT disse:

Vou olhar isso. 2x8GB ou 1x16GB fazem diferença?

 

Faz, os Ryzen são relativamente dependentes da velocidade das memórias, e usar um pente só te dá metade da banda possível por não usar o dual channel, pegue 2x8.

 

7 horas atrás, AzeitonaT disse:

Me indicaria uma placa boa pra esse setup? A Asus Prime B450-Plus ou a Biostar Racing X470GTN são melhores?

 

Essa Asus está xuxu, a Biostar é voltada para mini computadores, não dá pra expandir nada ali.

É quase um Fiat 500 Abarth, um belo motor e não cabe nem uma cabra no banco de trás. :D

 

Esta eu gostei:

 

https://www.kabum.com.br/produto/97752/placa-mãe-msi-p-amd-am4-b450-gaming-pro-carbon-ac-ddr4

 

Belo circuito regulador de tensão, bom acabamento, wi-fi e dissipador no SSD M.2, só tem que ver se a MSI resolveu os problemas de BIOS da primeira geração (B350), que eu não faço ideia.

Teria que procurar reviews desta moça.

 

O duro de placa-mãe AM4 é que está muito difícil achar opções interessantes sem deixar as calças na loja.

 

Você tem pressa?

Existe uma possibilidade dos Ryzen 3000 serem lançados até o meio do ano, vem junto na festa as placas-mãe com chipset da família 500 e, esperamos, que tenhamos boas opções no mercado até Agosto.

Sei que são 4 meses de espera, mas, se você puder esperar, pode ter benefícios.

É só torcer pro dólar não disparar.

 

Você vai ser bem servido com ambas as máquinas. ;)

 

7 horas atrás, AzeitonaT disse:

Obrigado pela atenção!

 

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, seguindo algumas de suas dicas fechei a compra pela terabyte, onde achei os melhores preços no geral. Troquei apenas o processador e a placa-mãe. Ficou assim:

 

- Placa-mãe: ASUS Prime B450-Plus DDR4 AM4 (R$ 654,00)

- Processador: Ryzen 7 2700 3.2GHz / 4.1GHz Max Turbo Octa Core 16MB Cooler Wraith Spire (R$ 1.328,00)

- Memória RAM: 2x DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 2666MHz (R$ 694,00)

- Placa de Vídeo: GeForce Galax GTX 1060 EXOC White 6GB (R$ 1.099,00)

- HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM 64MB Sata III (R$ 347,00)

- SSD: Kingston A400 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs (R$ 193,00)

- Fonte: Corsair 550W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX550 (R$ 312,00)

- Gabinete: DeepCool Matrexx 55 Vidro Temperado (R$ 219,00)

 

Valor total: R$ 4.818,00

 

Diminuiu bem o orçamento, o que me deu mais margem pra pegar um bom monitor e periféricos.

 

Em 08/04/2019 às 13:08, Evandro disse:

Tente comprar memórias mais rápidas, 3000 ou 3200 MHz.

Vou deixar para um futuro upgrade no PC, pois estava encarecendo bastante.

 

20 horas atrás, Evandro disse:

Você tem pressa?

Tenho um pouco de pressa sim, pois montei um escritório e estou usando um notebook da samsung que está levando em média 8h pra renderizar uma imagem. Se fosse menos tempo até esperaria, mas 4 meses fica complicado.

 

Obrigado pela ajuda 😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá sou novo aqui!

Aproveitei o assunto pois também quero um PC para modelagem 3D (Zbrush e outros). O meu PC atual é básico de loja, tem 6 anos e não aguenta mais nada. Tentei colocar um SSD para dar um up mas era sata ll não tem encaixe. Criei coragem para fazer minha primeira montagem e estou pesquisando para evitar algum erro.

Não sei sobre hardware e por favor gostaria a princípio que me ajudassem com a configuração, depois na BIOS acho que será mais complicado. Estou em dúvida com compatibilidade das peças, custo...Vou montar peça a peça e quero uma longa duração!

 

Minha configuração:

- placa-mãe MSI b450 Tomahawk (721,23) aguardando pedido

- Processador Ryzen 7 2700 (900,00) espero alguma promoção

- Memória RAM ddr4 Corsair Vengeance 2 x 8GB 2666 MHz (369,68) aguardando pedido

- Fonte Cooler Master Masterwatt 600W 80 Plus Standard (272,01)

- HD Toshiba 2 TB SATA lll 7200 RPM (299,01)

- Disco Rígido leitor DVD Asus (69,99) para filmes

- Placa de vídeo MSI Radeon RX 570 4 GB  G DDR5 256 Bits (668,99)

- SSD ScanDisk 240 GB (179,00) já tenho

- Gabinete Gamer Mesh Gear 3 fans (207,99)

Total R$ 3.687,84

Agradeço desde já!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...