Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Python programa que cálcule o desconto sucessivo de determinado valor.


Posts recomendados

 

#Alguém pode me ajudar com esse código ? Eu tô querendo fazer um programa que cálcule o desconto sucessivo de determinado valor.

#obs:

#p1: Primeira porcentagem

#p2:Segunda porcentagem

#calc1: Cálculo para achar o primeiro valor com desconto

#calc2: Cálculo para achar o segundo valor com desconto do primeiro valor (+-"juro composto")

#dec: A diferença do valor original e o com desconto

#vp=Valor "original" ou inicial

#------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

<what=str(input('Olá! Seja bem-vindo ao Desac.pro, qual será o tipo de situação trabalharemos ? ')>

<if what == desconto:>

<quant = int(input('Ok!, quantas sucessões serão ? '))>

<if quant == 2:>

<vp = int(input(" Digite o valor apresentado: "))>

<p1 = int(input(" Digite a primeira porcentagem apresentada: "))>

<p2 = int(input(" Digite a segunda porcentagem apresentada: "))>

<calc1 = (((100-p1)/100)*vp)>

<calc2 = (((100-p2)/100)*calc1)>

<dec = vp-calc2>

<print (' O primeiro desconto ({}% de {}) é {}, enquanto o segundo desconto ({}% de {}) é de {} e a diferença de desconto é {}.'.format(p1,vp,calc1,p2,vp,calc2,dec))>

 

Planilha explicação.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!, Mas qual é o erro que dá?

Outa coisa...seu código está totalmente sem indentação, talvez seja apenas isso.

adicionado 16 minutos depois

Eu consertei seu código, faltava fechar parenteses na primeira linha, aspas na segunda linha e como eu disse também, faltava indentação no código.

what=str(input('Olá! Seja bem-vindo ao Desac.pro, qual será o tipo de situação trabalharemos ? '))

if what == "desconto":
    quant = int(input('Ok!, quantas sucessões serão ? '))
    if quant == 2:
        vp = int(input(" Digite o valor apresentado: "))
        p1 = int(input(" Digite a primeira porcentagem apresentada: "))
        p2 = int(input(" Digite a segunda porcentagem apresentada: "))
        calc1 = (((100-p1)/100)*vp)
        calc2 = (((100-p2)/100)*calc1)
        dec = vp-calc2
        print (' O primeiro desconto ({}% de {}) é {}, enquanto o segundo desconto ({}% de {}) é de {} e a diferença de desconto é {}.'.format(p1,vp,calc1,p2,vp,calc2,dec))

O resultado na tela seria isso aqui.

image.thumb.png.4ec7c6778298142086d70fa2db2b12a7.png

 

Está tudo igual ao que voce escreveu, eu só consertei os detalhes acima citados.👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fspjonny O erro que dava era que a linha 3 estava q=com um erro na identação , e graças a você descobri que o primeiro if estava espaçado. Eu sou novo na programação, por isso acabo errando em besteira. E outra coisa, o que seria identação ? Já que você citou que esse código está sem isso. E muito obrigado por me ajudar. Como quero práticar a programação em algo que seja "útil" para mim, resolvi criar um código que resolvesse cálculos do assunto que eu estava vendo em matemática, descontos/acréscimos sucessivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, WeluckY disse:

@fspjonny O erro que dava era que a linha 3 estava q=com um erro na indentação , e graças a você descobri que o primeiro if estava espaçado. Eu sou novo na programação, por isso acabo errando em besteira. E outra coisa, o que seria identação ? Já que você citou que esse código está sem isso. E muito obrigado por me ajudar. Como quero práticar a programação em algo que seja "útil" para mim, resolvi criar um código que resolvesse cálculos do assunto que eu estava vendo em matemática, descontos/acréscimos sucessivos.

 

Bom dia!

Retirado da Wikipédia: 

Citação

Em ciência da computação, indentação (recuo, neologismo derivado da palavra em inglês indentation[1][2]) é um termo aplicado ao código fonte de um programa para ressaltar ou definir a estrutura do algoritmo.

Na maioria das linguagens de programação, a indentação é empregada com o objetivo de ressaltar a estrutura do algoritmo, aumentando assim a legibilidade do código. Em algumas linguagens, entretanto, a indentação é obrigatória. Python, Occam e Haskell, por exemplo, utilizam a mudança de indentação para definir a hierarquia dentre blocos de código.

Mesmo para uma única linguagem de programação, podem existir diversos estilos de indentação. Todos eles têm em comum, entretanto, o conceito de que blocos de código dependentes de um comando, declaração ou definição devem ser identificados por um aumento no nível de indentação. Isto é, o espaçamento que antecede o código de cada linha deve ser aumentado com relação ao comando, declaração ou definição que o antecede.

 

No Python você pode observar que não existe a terminação de linha de código usando o ponto e virgula (;), como é feito no PHP, Javascript, etc...por isso a indentação no Python é obrigatória, pois ele determina a hierarquia do seu código, não seria apenas uma questão estética ou de legibilidade do código, é um dito "arranjo" necessário a interpretação correta do bloco de códigos.

 

Procure estudar observando a estrutura de código(indentação) de outros programadores Python e você vai rapidamente perceber isso.

 

Então boa sorte e bons estudos e qualquer dúvida posta aqui que se estiver ao meu alcance em Python eu lhe ajudo, ou oriento na dúvida.👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...