Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregamento dos jogos ficou super lento após trocar placa de vídeo!


Ir à solução Resolvido por raphael_araujo9,

Posts recomendados

Saudações a todos. Sou novo no fórum, então nem sei se iniciei esse tópico no lugar correto. Se estiver errado peço a compreensão de todos.

 

Enfim, estou com um problema no meu PC. Eu usava uma placa de vídeo PCYES Geforce GT 730 2GB gddr5. Tenho alguns jogos aqui instalados, que com essa placa rodavam tranquilamente, dentro das limitações técnicas da placa. No último fim de semana, adquiri uma placa de vídeo usada, Asus Radeon R7 360 OC. Instalei ela no meu sistema, desinstalei os drivers da placa antiga e instalei os drivers da nova, baixados direto do site da AMD. Aparentemente a placa estava funcionando perfeitamente. Quando abri um jogo, pra testar a placa, logo no início notei o problema: o jogo demorou muito pra abrir, cerca de 5 minutos, em tela preta, coisa que não acontecia com a placa antiga, o jogo abria de imediato. Alias, é um jogo leve, o Resident evil revelations 2. Após o jogo abrir, coloquei pra iniciar uma partida, e tome mais uns 5 minutos pra iniciar a partida. Agora vem a parte curiosa: ao iniciar a partida, o jogo ficou normal, rodou liso, sem lags nem bugs, taxa de quadros muito boa, como eu esperava. Então o problema é só nos carregamentos, pra quem é Gamer das antigas, nos "Loadings". Até no windows está normal, a inicialização, abrir programas, acessar páginas na internet, em fim tudo normal. Só nesse problema dos carregamentos. O que pode ser? Defeito da placa de vídeo, visto que comprei ela usada? Problemas nos driver? 

 

Desculpem o post tão GRANDE, mas é que tinha que explicar bem o problema.

 

Agradeço se alguém poder me ajudar.

 

Configuração do meu Sistema:

 

MOBO: MSI A68HM-E33 V2

CPU: AMD A4 7300

RAM: 2X4GB DDR3 Markvision 1333

VGA: Asus Radeon R7 360 OC 2GB DDR5

Fonte: C3 Tech 500w DSA-500VE

HD: 500GB Hitachi Sata2 7200RPM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13, fiz o teste com o HD tune, realmente apresentou erros no meu HD.

IMG_20190410_141051424.thumb.jpg.04d30f0f17be10143678a2aceabf9ebf.jpg

 

Mas continuo desconfiado da placa de vídeo. Após esse teste eu levei a placa de vídeo na casa de um amigo e testei ela no Pc dele, adivinha: o jogo carregou normalmente, bem rápido, o mesmo jogo que demora uma eternidade pra carregar no meu PC. Mas tem um porém: ele usa SSD, e o jogo foi instalado no SSD. Então acho que o carregamento rápido foi devido a velocidade do SSD. O que torna minha desconfiança mais forte, é que quando voltei pra casa, instalei novamente a GT 730. Desinstalei os drivers da R7 360, instalei os da GT 730, e como eu esperava, o jogo carregou normalmente, mesmo rodando no meu HD com erros.

 

Será que alguma outra peça está "atrapalhando" a placa de trabalhar normalmente? Tipo, o processador, limitando o desempenho. Lembrando que o jogo demora muito pra carregar, mas quando carrega, roda perfeitamente.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raphael_araujo9

 

Se você levou sua placa de vídeo no seu amigo e nele ela funcionou normal, porque está desconfiado nela?

 

Carregar os jogos é tarefa mais do HD que o da placa de vídeo e você tem a prova que o seu HD está danificado na sua frente. Está com bad block.

 

Mesmo que talvez a sua placa de vídeo tenha algum problema, o seu HD está afetando porque está com bad block e você já está, nesse momento, correndo risco dele estragar de vez, faça um backup.

 

Ele ter carregado normalmente com a 730 pode ter sido apenas uma coincidência, bad block não faz o HD parar de funcionar 100%, ele faz com que o HD falhe (dê travadas) em momentos que ele precisa acessar fisicamente o setor danificado. Pode ser que na 1ª tentativa ele tentou acessar este setor e na 2ª não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 horas atrás, MrNobody disse:
9 horas atrás, Narak13 disse:

@raphael_araujo9

 

Se você levou sua placa de vídeo no seu amigo e nele ela funcionou normal, porque está desconfiado nela?

 

Carregar os jogos é tarefa mais do HD que o da placa de vídeo e você tem a prova que o seu HD está danificado na sua frente. Está com bad block.

 

Mesmo que talvez a sua placa de vídeo tenha algum problema, o seu HD está afetando porque está com bad block e você já está, nesse momento, correndo risco dele estragar de vez, faça um backup.

 

Ele ter carregado normalmente com a 730 pode ter sido apenas uma coincidência, bad block não faz o HD parar de funcionar 100%, ele faz com que o HD falhe (dê travadas) em momentos que ele precisa acessar fisicamente o setor danificado. Pode ser que na 1ª tentativa ele tentou acessar este setor e na 2ª não.

 

Tem razão. O que não me convenceu nesse teste que fiz no Pc do meu amigo, é que ele usa SSD. A velocidade de leitura do SSD é absurdamente maior que um HD, daí acho que por isso que o carregamento do jogo ficou rápido. Vou tentar fazer outro teste em outro Pc, um que utilize HD também. Mas pelo conhecimento que você tem, acho que outro componente poderia estar causando esse problema?

adicionado 5 minutos depois
7 horas atrás, MrNobody disse:

Você usou o DDU em modo de segurança para desinstalar os drivers da placa de vídeo? E depois instalar os drivers da outra?

 

@MrNobody, obrigado por responder. Sim, usei o DDU em modo de segurança, mas não adiantou. Acho que não tem a ver com driver. Depois da tentativa de usar o DDU, que não resolveu, formatei e fiz uma instalação limpa, tanto do windows, quanto do driver da placa de video em questão.

adicionado 16 minutos depois

Vou tentar fazer outro teste, desta vez com o game instalado em um HD que não seja o meu. Depois digo o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Narak13 disse:

@raphael_araujo9

 

Existe uma remota chance de ser a placa de vídeo, mas acho que é o HD mesmo. Outra peça acho improvável.

Endendi. Vou tirar a prova hoje. Vou testar essa placa com outro HD no meu PC, pra tirar a prova se é o HD ou não, e vou testar a placa com meu HD em outro pc, pra tirar a prova se é outro componente. Depois digo os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...