Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistores tip41 e 42 em amplificador de áudio


Matthwus

Posts recomendados

Gente comprei dois kits desses: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701616558-kit-para-montar-amplificador-de-200w-com-2sc52002sa1943-_JM?quantity=1

 

o vendedor me recomendou colocar dissipador de calor nos tips por conta da minha tensão de alimentação (57+57dc) o problema que não cabe dissipador com os tips na placa, então pensei em colocar os tips no mesmo dissipador dos transistores de saída, e ligar eles até a placa por meio de fios (esses encontrados em fonte atx) será que pode ocorrer algum problema ? ou posso fazer assim mesmo, utilizando mica em todos os transistores ?

 

Sera que realmente precisa do dissipador neles? se precisar montando como citei a cima junto com os de saídas e o cabo de fonte atx fica bom ?

 

Vejo ele sempre montado sem dissipador, mas o vendedor me recomendou usar ai estou na dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo necessidade em colocar dissipador neles, ainda mais que parecem ser 2 em paralelo (corrija aí se eu me enganei).

 

Monta sem, e se você perceber que está esquentando pode colocar um dissipador comprido, algo como uma barrinha de alumínio de 1 cm de largura, uns 5 cm de altura e uns 3 mm de espessura.

Para esses casos eu arranjo algo de alumínio ou um dissipador maior pra cortar em pedaços.

 

1 hora atrás, Matthwus disse:

então pensei em colocar os tips no mesmo dissipador dos transistores de saída, e ligar eles até a placa por meio de fios

Funciona, mas eu pelo menos não acho boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Renato.88 disse:

necessidade em colocar dissipador neles

Não consegui identificar se o ampl. é chaveado. Parece que não. Se linear e se for fornecer os 200W, penso que há necessidade de um bom dissipador. Bom mesmo...

Eu achava que os diodos no dissipador era pra acompanhar a variação do Vbe em função da temperatura pra corrigir a polarização dos transistores. Bem... talvez possamos considerar isso como "proteção térmica" mas não necessariamente no sentido de "termostato".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Geralmente, a corrente nos tips fica na casa dos mA, por isso não esquenta. 

O grosso passa mesmo é nos 2SA/2SC. 

Sim, até as trilhas deles (tips) são bem finas, sera que posso montar sem dissipador mesmo ?

 

Soldei eles bem alto na placa, para ajudar a dissipar no ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, consegui desse dissipador:https://www.recicomp.com.br/componente/dissipador/dissipador-to-220-dm822-28x15x16mm/

 

acho que vou por ele mesmo, como a corrente é baixa deve dar conta, o único problema é a bobina de saída, que me atrapalha colocar esse dissipador, retirei a bobina e soldei ela por baixo da placa juntamente com o resistor que tenho no meio dela, ela esticou um pouco, mas acredito que não deve dar problema né ?

adicionado 29 minutos depois

Olha como ficou:

P_20190411_194925.jpg?1555023151

 

P_20190411_194957.jpg?1555023260

 

cortada.jpg?1555023377

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...