Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular Potencia em Resistor(Carga)


Posts recomendados

47 minutos atrás, TecnicoNovo disse:

Olá a todos, gostaria de saber como posso calcular a potencia de alguns resistores num circuito de pulsos elétricos, se alguém tiver alguma indicação de livro ou material da net, agradeço.

Pulso.jpeg

Meça o valor RMS usando seu osciloscopio.

Depois é o cálculo normal:

O valor em True RMS dividido pelo valor da resistência do resistor que vai te dar a corrente.

Daí multiplica a corrente pelo valor True RMS e terá a potência RMS

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe eu me expressar melhor, tenho um sinal gerando estes picos de alta tensão (12000Volts por uns 30us) a cada 1,3 segundos, se eu medir o rms vai dar bem baixo, porém como sei se o resistor aguenta no pico deste sinal, carga de 500R. tem algum livro ou algum material na net que possa usar pra calcular isso ?

adicionado 0 minutos depois

E antes de mais nada muito obrigado pela resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo o valor rms que o osc te indica resolve sua questão matemática. Agora vejamos na prática:

No caso de bobina de cerca elétrica ao colocar os 500R como carga, deve-se considerar a resistência da bobina. Vais perceber que a V de pico não deve passar duns 300V devido a ela, a indutância, à ESR do capacitor do primario e afins. Ou seja, matemática teórica pra isso é coisa dos inferno e pra só pra fanático teórico maluquinho mesmo. (Claro com todo o respeito😜)

Permita-me mais uma visão prática da coisa...

Coloque resistores em série algo como 10 de 47R + 1 de 30R todos em série e de 3...5W. Não use R de fio pois eles têm um pouco de indutância. No osc meça a V no 30R e faça a continha do divisor resistivo ao contrário pra saber o valor aplicado no sistema. Use o filtro digital do osc pra remover aqueles piquinhos irritantes: eles vêm do além.

etc...

abç...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...