Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas de FPS no Assetto Corsa: Core i7 870 e RX 580 8GB


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Antes de começar, gostaria de deixar claro que eu já tenho planejado o upgrade do meu pc. Fiz esse post pra identificar o que é mais urgente pra trocar e também pra aprender um pouco mais com vocês.

 

Seguinte: Eu venho experimentando queda de FPS no jogo Assetto Corsa, conforme imagem. Geralmente jogo com V-Sync ligado e o pc consegue segurar os 59 FPS com tudo no Ultra Full HD. Porém, quando a quantidade de carros é grande ou em alguns pontos específicos de algumas pistas ele cai pra 40, até 30 FPS.

 

Eu desconfio bastante do meu processador, mas segundo o MSI Afterburner (conforme imagem) nenhum dos núcleos nunca toca os 100% de uso, no entanto, durante a queda de FPS o uso da placa cai, possível sintoma de gargalo.

 

A pergunta é: o problema é de fato o processador? Se não, onde estaria?

 

Intel Core i7 870 2,93GHz

RX 580 8GB @1400MHz

2x4 GB Ram DDR3

Mobo ASUS P7H55-M LX

 

 

Grato

gargalo.png

adicionado 3 minutos depois

Agora que notei que no print saiu com 58 FPS, mas o uso da placa foi a 8%, então logo depois houve a queda de FPS. Eu vacilei e tirei print com o botão PrintScreen ao invés do atalho do jogo, então só saiu uma imagem. Mas creio que dá pra sacar o que está acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Charley Rocha disse:

mas segundo o MSI Afterburner (conforme imagem) nenhum dos núcleos nunca toca os 100% de uso

Nem sempre o gargalo do processador será denunciado pelo 100% de uso, os AMD FX são um exemplo, tive um 6300 por muito tempo e ele não chegava a isso quase nunca devido a quantidade de núcleos, mas beirava sempre os 70-85 o que já é demais pra uma jogariam comum pois não fica folga em algum momento que ele seja mais requisitado.

Seu processador é comparável a um i5 de segunda geração, um i5 2310 por exemplo, e por mais que sejam bons, não dão mais conta de rodar todos os jogos bem quando a placa de vídeo consegue mandar uma taxa muito acima de 60 FPS como no seu caso.

Na minha opinião seu upgrade mais necessário é o de CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, KairanD disse:

@Charley Rocha Ela pode causar esse tipo de problema e muito mais. Informe o modelo certinho quando puder (basta olhar a etiqueta colada na lateral da fonte).

 

Assim que eu chegar em casa eu olho e posto aqui.

 

Mas eu abri este tópico perguntando exatamente isso, se minha fonte poderia afetar no desempenho, e todo mundo foi unânime em falar que a fonte sendo ruim pode queimar algum componente, mas não atrapalha no desempenho.

 

Agora fiquei confuso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Charley Rocha As respostas que você recebeu estão incorretas. Fontes de baixa qualidade podem fornecer energia de baixa qualidade, fora dos padrões estabelecidos, e provocar o funcionamento errático do computador. Por funcionamento errático entende-se telas azuis, instabilidade do sistema e, sim, perda de desempenho por alimentação irregular dos componentes. Além disso, essas fontes genéricas dificilmente possuem sistemas de proteção adequados e funcionais, e queimam ao invés de desarmar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta. Se você olhar o outro tópico, isso que você falou era o que eu achava que fazia mais sentido mesmo, mas acabei aceitando o contrário devido à quantidade de pessoas defendendo aquela ideia...

 

Agora, tem alguma forma de eu diagnosticar exatamente onde está o gargalo? Se é o proc, memória, mobo, fonte, HD... enfim. Se eu tivesse que trocar apenas 1 componente, qual seria o que me daria mais performance?

 

Tem algum software que faz esse diagnóstico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Charley Rocha Você precisa observar a estabilidade de clocks, a temperatura e o uso de todos os componentes utilizando o MSI Afterburner, para ver as médias em tempo real, e o HW Monitor, para ver as máximas.

 

A respeito da fonte, ela pode ou não ser a causa do problema. De qualquer forma, se ela for ruim, você precisa trocar para evitar problemas futuros muito maiores. Vales de redução e volta rápida de clocks (do processador ou da placa de vídeo) podem indicar fornecimento de energia inadequado e instabilidade. 

 

Existem muitas causas para esse tipo de problema. Pode ser simplesmente o baixo desempenho single core do seu processador também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update: Fiz outro teste no fim de semana, desta vez com todas as informações do MSI Afterburner na tela.

 

Acontece que o processador está batendo temperaturas altíssimas. Aí, quando algum núcleo atinge 99ºC o processador reduz seu clock de 3,0GHz para 1,2GHz até a temperatura cair. É nesse momento que ocorrem as quedas de FPS. Eu consegui reduzir um pouco o problema limitando os FPS a 60 e ativando V-Sync. Isso alivia um pouco o processador e ele raramente atinge 99ºC... mas ainda acontece.

 

Vou levar o pc em uma assistência técnica e pedir para olhar essa questão. Será que apenas trocar a pasta térmica resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, KairanD disse:

@Charley Rocha Seu cooler provavelmente está mal encaixado... Ou o fan não está girando...

Girando ele está, ferozmente. Pode ser a questão do encaixe mesmo, ou a pasta, que nunca foi trocada desde 2011. Eu não sei se ela tem data de validade, contudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Charley Rocha Sim, pasta térmica resseca e isso pode influenciar muito. Mas esse tipo de coisa (temperatura tão alta assim) geralmente é questão de encaixe mesmo. 

 

Esse tipo de manutenção você consegue fazer em casa (tem diversos tutoriais no Youtube sobre isso). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Charley Rocha Para limpar a pasta térmica antiga do cooler e de cima do processador, o ideal é utilizar álcool isopropílico (sem água) com papel toalha, mas apenas o papel toalha (um que não solte fiapos) e boa dose de paciência servem para quebrar o galho. Não precisa tirar o processador do socket para trocar a pasta térmica: limpe devagarzinho e com várias folhas de papel, sem aplicar pressão. Depois aplique um ponto de pasta térmica do tamanho de um grão de arroz na parte central do processador e coloque novamente o cooler (a própria pressão vai espalhar). Você também pode optar por espalhar a pasta térmica com algum objeto plástico, como a ponta de um cartão de crédito, formando uma camada bem fina. Não exagere na pasta térmica: precisa apenas de um grão de arroz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPDATE:

 

Apesar de não ter a pasta térmica em casa para fazer troca, resolvi abrir o gabinete e dar uma olhada. Tanto a ventoinha quando o dissipador de calor do processador estavam carregados de poeira! Eu desmontei e dei uma limpada boa, e mesmo sem trocar a pasta o desempenho melhorou substancialmente. Devido à melhor refrigeração, as temperaturas não estão mais subindo tanto e o clock do processador não está caindo para 1,2GHz como anteriormente.

 

Resultado: Jogo rodando limpo entre 60 e 75 FPS. Com V-Sync ligado limitando a 60 FPS, ele roda com folga.

 

Fica a dica pra quem puder estar lendo este tópico: eu respeito quem diz que meu processador é fraco pra placa de vídeo e eu estou ciente que ele é o limitador do meu sistema. Mas por muito pouco eu não comprei outra máquina e não gastei R$4.000,00 quando a solução estava ao meu alcance e, por hora, atende a minha demanda.

 

Muito obrigado pela ajuda de todos e, em especial, o @KairanD.

 

Podem fechar o tópico se quiserem.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Charley Rocha Seu processador ainda tem gás. Dá para manter por mais tempo tranquilo. Mas troque a pasta térmica assim que puder para melhorar ainda mais a refrigeração. A DeepCool Z5 é boa opção de custo moderado.

 

Repare que eu mesmo uso um Core i5 4670K com uma GTX 1070Ti, e sinceramente não estou vendo necessidade de trocar.

adicionado 3 minutos depois

Ah, e resolva o problema da fonte o quanto antes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Charley Rocha O Clube do Hardware tem disponíveis diversos testes de fontes dessa linha eXtreme Power Plus. Todas elas foram reprovadas, seja por incapacidade de entregar a potência rotulada e/ou colocar o computador em risco a partir de determinada carga. São fontes de projeto antigo, sem PFC ativo e com baixa eficiência. A Cooler Master é uma marca "meio termo" - como conceituo em meu artigo citado abaixo - e lançou tanto boas fontes quanto outras bem ruins. 

 

 

Poderia ser pior? Certamente que sim. Mas eu trocaria essa fonte logo que possível. Seu computador merece coisa melhor. Não vou te dizer que essa fonte vai explodir de um dia para o outro porque creio que não chega a esse ponto, mas boa coisa ela não é e, segundo as tendências de nossos testes, ela tem boas chances de ser perigosa a partir de determinada carga. A respeito da falta de PFC ativo e da eficiência baixíssima nem vou comentar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Agora que você falou, eu realmente tenho experimentado uns congelamentos de tela quando o pc está muito requisitado. Dura uns 5s e depois volta a funcionar normal. Acontecia tanto com minha placa de vídeo anterior quanto com essa nova. Pode ser que seja a fonte mesmo. Vou providenciar essa troca.

 

Mais uma vez, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Charley Rocha Pode ser a fonte ou não. Isso tem diversas causas possíveis. Mas, independentemente disso, eu trocaria essa fonte sem dúvidas. Só o fato de não ter PFC ativo nessa altura do campeonato já a condena na minha opinião. Recomendo a leitura do meu tópico citado acima, já que nele descrevo diversos detalhes que indicam que a fonte não é legal (no caso da sua os próprios testes de modelos da mesma série deixam isso de forma clara).

 

A Cooler Master tem melhorado muito, e eu inclusive recomendei diversas fontes interessantes deles há algum tempo. Mas o passado dela não é legal... Algumas linhas de fontes ainda continuam bem medíocres também. 

 

Quanto você pretende gastar na fonte? Um produto que me agrada bastante é a PCYes! Electro V2 550 Bronze. Ela tem grande quantidade de todos os conectores e 3 anos de garantia nacional completa, enquanto mantém preço razoável. Se não puder pegá-la, o modelo de 450W já oferece dois conectores para placas de vídeo, algo que considero muito legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...