Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de PWM com 555


Posts recomendados

Estou pensando em usar um 555, na configuração astável, e uma forma de fazer com que a largura de banda de PWM seja ajustada através de um NTC. Eu poderia substituir o resistor de carga do capacitor, no circuito, mas o problema é que a variação de resistência de um NTC é muito pouca para a faixa de temperatura que desejo (uns 15 graus Celsius). Teria que ser utilizada outra técnica para isto. Seria possível substituir o resistor de carga do capacitor por um transistor e, através do controle de corrente na base do mesmo, controlar o tempo de carga do capacitor ?

images (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
46 minutos atrás, Oderlando R. Silva disse:

a variação de resistência de um NTC é muito pouca para a faixa de temperatura que desejo (uns 15 graus Celsius).

Qual a variação? Já pensou em usar capacitor menor e maior freq? Algo como aumentar os R e diminuir o C abaixo com ntc em série com o R...

dc-motor-control-pwm-555.gif

 

Já googlou 555 pwm ntc?

ventillator1.gif

 

Talvez haja melhores opções ao ntc pro teu projeto. Fale + sobre ele.

 

(Amigo Renatão.. você pode mais que isso!)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre usei microcontroladores (PIC) para fazer leitura de de temperatura e fazer o controle PWM, mas decidi pesquisar uma maneira mais simples de conseguir isso, afim de reduzir custos e tornar a montagem mais fácil. Nos meus circuitos (Nos termostatos) microcontrolados, a potência de saída do sistema (com a etapa de potência) sofre variações afim de obter a temperatura desejada. Supondo que a temperatura real esteja muito abaixo da temperatura de setpoint, haverá incrementos de potência na saída em determinados intervalos de tempo. De acordo com que a temperatura real se aproxima da temperatura de setpoint, haverá incrementos cada vez menores de potência (até chegar a uma taxa mínima) afim de fazer um "ajuste fino" da potência necessária para se manter determinada temperatura. Então, estava pensando se seria possível variar a largura de banda PWM de acordo com que a temperatura real se aproxima da temperatura desejada, sem o uso de microcontroladores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Oderlando R. Silva disse:

Supondo que a temperatura real esteja muito abaixo da temperatura de setpoint, haverá incrementos de potência na saída em determinados intervalos de tempo. De acordo com que a temperatura real se aproxima da temperatura de setpoint, haverá incrementos cada vez menores de potência (até chegar a uma taxa mínima) afim de fazer um "ajuste fino" da potência necessária para se manter determinada temperatura.

Acredito que isto seja o famoso controle PID para temperatura. Tente pesquisar nesse termo, e incluindo 555. Vou tentar encontrar algo também, assim que possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato é algo como o pid.

Sobre o ntc, depende. Ele pode ter menor precisão e talvez não muito mais caro do que um lm35 p.ex. Ainda no quesito custo, é possível até mesmo usar um 1n4148 como sensor controlando um disparo de um triac  com bom resultado. Mas de novo depende: da precisão, do custo, do benefício e etc.

 

No entanto sugiro continuar no mc. Há vida além do pic. P.ex. um stm8xxx é muito mais barato que ele (e do que avr) e com muito mais recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...