Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV samsung cl21z58mq não liga


Posts recomendados

Boa noite, estava não ligava, mas descobri que o transistor QV07 estava queimado.

Troquei o mesmo, porém o mesmo estava bloqueando a tv ligar, isolei o coletor, e a tv ligou, funcionou normal.

Porém o sinal de bloqueio continua chegando no transistor.

Como suspeito que esse bloqueio pode ser pra segurança da TV não quero deixar desligado.

O sinal está vindo da perna 33 do chip VCT4942

Se alguém puder me ajudar, por favor, me deem uma ideia.

Se este transistor não for segurança de nada, me falem.

Obrigado

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um BC337/25 cara prata daria ficaria filé aí.

Você usou qual transístor?

 

1 hora atrás, JOAO R disse:

Como suspeito que esse bloqueio pode ser pra segurança da TV não quero deixar desligado.

O sinal está vindo da perna 33 do chip VCT4942

Se alguém puder me ajudar, por favor, me deem uma ideia.

Se este transistor não for segurança de nada, me falem.

 

Olhando por alto esse micronas, me parece que a essa porta é quem coloca a TV no estado ON/OFF.

 

R429 seria um resistor resistor Pull-Up, assim pro micro desligar essa TV ele só precisa colocar em nível baixo a base de QV07.

 

Então a função dele aí é só de saída no momento, o que poderia ser alterado no menu de serviço. Essa porta não recebe nenhum bit de entrada.

 

Se eu tiver errado, me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é realmente ele é pra jogar a tensão pra baixo quando entra stand by, como está sem ele, quando em stand by a tensão sobe pra 170 volts, mas desconfio que ele queimou quando fechei um curto com a ponta prova, porque o QV07 queimou.

Estou usando um esquema diferente pois o esquema original não está batendo.

vou anexar ele aqui.

Boa noite e obrigado por emquanto.

Schematic Diagram.pdf

adicionado 38 minutos depois

Esse problema continua, peço um apoio pra ver se consigo restaurar isso.

Outro problema que essa tv apresentou, foi que ela funcionava as vezes por dias e depois parava.

A TV tentava ligar, o led da fonte piscava, dava sinal que a tela ia abrir, mas não abria, até que descobri um problema uma solda fria na L205 responsavel pelo tensão B/5 volts, ufa, deu trabalho.

adicionado 40 minutos depois

Tenho esperança que o MICRONAS não tenha queimado aquela perna de sinal, pois aì TV ficará 10.

Se alguem tiver uma ideia me mande aí, fazendo um favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, JOAO R disse:

é realmente ele é pra jogar a tensão pra baixo quando entra stand by, como está sem ele, quando em stand by a tensão sobe pra 170 volts, mas desconfio que ele queimou quando fechei um curto com a ponta prova, porque o QV07 queimou.

Pra fazer o teste a frio do transístor é fácil, se quiser pode substitui-lo.

 

Agora não entendo como esse resistor, transístor e o micronas poderiam ter sido avariados ao fazer um jumper no coletor e emissor de QV07.

 

A não ser que tenha usado o coletor e base dele por engano!

 

9 horas atrás, JOAO R disse:

Tenho esperança que o MICRONAS não tenha queimado aquela perna de sinal, pois aì TV ficará 10.

 

Basta pressionar o Power, ir na base de QV07 e aferir se tem 3,3V.

Na ausência dessa tensão, desconfie do micronas, R254 e QV07.

 

Claro que não precisa dar detalhes d+, mas levante um lado em R254, e enquanto liga/desliga a TV, confere se o nível de tensão dessa porta sobe ou desce com os comandos ON/OFF.

 

Se o nível da porta alterar segundo os comandos ON/OFF e se prender nesse valor, você descarta o micro e passa pra frente verificando - resistores, transistor, trilhas e etc,

 

Se não encontrar nada, mas NADA mesmo, peço que me informe o valor da tensão que aparece no terminal 34 desse micronas quando a tv está no estado ON e OFF.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um prazer ajudar.

Que situação colega.

Isso aumenta e muito a possibilidade que ele esteja avariado mesmo.

Em 18/04/2019 às 05:39, Marukosu A. disse:

me informe o valor da tensão que aparece no terminal 34 desse micronas quando a tv está no estado ON e OFF.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega,

se o nível DC da porta P20 (pino 34) variasse com os comandos ON/OFF, poderíamos usá-la pra chavear QV07 fazendo uma pequena alteração no circuito.

 

mas como essa tensão fica estável em 1,65V não dá pra usarmos.

 

Lamento meu amigo. A ideia que eu tinha era essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...