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Uma Cygnus SA4 , transistores falsificados e muita frustração


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Peço gentilmente a ajuda dos amigos do Clube do Hardware. Antes de mais nada peço desculpas pelo "pergaminho" enorme que estou postando, gosto de passar o máximo de informações possíveis.Fazem  duas semanas que este enferrujado técnico que vos escreve está penando em ajudar um amigo a consertar uma potência Cygnus SA4 AB. Inicialmente  por telefone ele disse que ela já tinha passado por outra assistência técnica que não conseguiu fazer funcionar um canal e que ele tinha encontrado alguns Bds em curto. Como dois deles cuidam da alimentação do TL071 sugeri que ele o trocasse. No dia seguinte quando cheguei na oficina dele ele tinha acabado de fazer funcionar. Mas a alegria durou até tirar a famosa lâmpada em série, bastou injetar um sinal e PUF, vários resistores incendiaram. Tiramos a placa e percebi que 3 dos 8 transistores de saída queimaram sendo que 2 tinham cara de serem falsificados até porque a base deles entra em curto com o coletor e não o coletor com o emissor como de costume. De resto pouco sobrou, queimaram TODOS os transistores restantes da placa, um dos zeners de 16 v e vários 1n4148. Nem perdi tempo em testar o TL071, dificilmente teria escapado.  Fomos a uma loja numa cidade a 40 km daqui onde existe uma loja de componentes de confiança e já que não tinham os transistores de saída iguais aos que tinham queimado optamos em comprar 4 pares dos famosos 2SC5200/2SA1943. O dono da loja garantiu que eram da mesma série, todos Toshiba. Testei TODOS os resistores da placa, verifiquei se algum capacitor estava em curto, e passei quase um dia inteiro quebrando a cabeça com a fuga dos transistores novos. Para isso uso um multímetro paleolítico provavelmente da década de 50 que tem a escala de ohms x 100000 alimentada originalmente por um pilha de 30 V (que nunca ouvi falar) que substitui por 3 de 9V em série. Achei a fuga dos drivers um pouco alta, os 2SC5171 tinham uma fuga igual a de um BD 139 (meu multímetro vovozinho costuma indicar uns 250kohms de fuga para o TIP42C, 150kohms para BDs e uns 350k para o 2sc 3281 e também deu isso para os 2SC5200). Estranho que a fuga do 2SA 1930 era baixíssima. Enfim comparei com outros 2SCs para mais de 100 volts que eu tinha aqui e a fuga era semelhante. É tudo para confundir, nos MJ15003/15004 (pelo menos os da década de 90 que tenho aqui) é o PNP que dá mais fuga, 1 Mohm contra 500k...   Testei o ganho também estava normal, procurei casar o máximo o ganho dos digamos "pré-pré drivers" com os drivers. Montei com muito cuidado e não coloquei os transistores de saída novos a princípio, tinham sobrado 2 pares dos originais que dariam para testar perfeitamente com um alto falante de 8 ohms. A placa funcionou muito bem mesmo depois de retirada a lâmpada em série. Coloquei um osciloscópio na saída para ver se havia clipagem assimétrica, tudo ok.  Mas uma surpresa nos aguardava. Quando fui comparar o aquecimento dos transistores com o outro canal PUF. O outro canal também tinha um par de transistores falsificados só aguardando receber um sinal com carga. Óbvio, queimou tudo da outra placa também. Por sorte restaram das duas placas 4 pares de transistores de saída originais. Pena que não sobrou nenhum falsificado, queria ver como seria a fuga dele... Nesse ínterim no meu tempo livre restaurei a outra placa também. Como uma placa é de acesso mais difícil que a outra resolvi montar a que já estava testada em definitivo do lado mais difícil com os quatro pares de transistores 2SC5200/2SA1943 de saída novos. Por via das dúvidas voltei a usar as lâmpadas em série cada vez mais fortes e tudo estava perfeito até que quando tirei a lâmpada para meu desespero PUF. Desta vez o estrago aparentemente foi menor, aparentemente não queimou nenhum transistor de saída nem driver (não testei a fundo ainda, estou esfriando a cabeça...kkk). Queimou um BD139 (Q16) que alimenta o TL 071 (lá se vai mais um integrado) seu resistor de coletor de 180 ohms (bem chamuscado mas ainda dando passagem de 75 ohms) e também o resistor de emissor do Q12 de 56 ohms (pouco chamuscado mas aberto). Uma informação que também acho relevante é que quando testei essa placa com apenas 4 transistores nenhum deles estava ligado nos resistores de 0,33 que acionam o circuito de proteção contra curto na saída através dos resistores de 12 ohms. Além disso os transistores 2SC/2SA não são os que constam no esquema (que também tem um zener desenhado ao contrário e a tensão dos capacitores de filtro não é de 50V e sim de 80V). São eles saída C5242 e a1962 e drivers a1930 e c5171. O transistor de controle da corrente de repouso também é um c5171. A tensão de alimentação em 127 volts esta dando 68+68 volts. Antecipadamente agradeço a paciência de quem leu o meu "romance".    

circuito  SA4.jpg

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  • 4 semanas depois...

Ainda estou às voltas com a "bendita" potência. Cada viagem para comprar material com o pedágio sai uns R$ 50,00 então aproveito quando passo pela cidade onde tem a loja. Com muito custo fizemos um canal funcionar, após várias "queimas" dos BDs com suspeita de serem falsificados resolvi substitui-los nos dois canais por Tips 31c/32c/41c/42c. Alguns novos, outros tirados de sucatas nos quais confio mais que nos novos (claro, com a fuga devidamente medida). Os transistores de saída ficaram 4 2SC5200 e 4 2SC1943. O outro canal foi montado com os transistores originais que sobraram mas no teste final de repente deu estalo com faisca no transistor driver e queimou 2 transistores PNP e 2 NPN de saída + os drivers e o transistor da corrente de repouso. Os TIPs diferentemente dos BDs sobreviveram. Eu medi  tensão de alimentação de novo, eu tinha postado 68+68 mas foi com a lâmpada em série (burrada minha), na verdade ela é de 84+84V na rede de 127. Como os capacitores são de 80V me pergunto se esta potência aguenta trabalhar em 127 volts, ao lado da chave de seleção de tensão, o Silk Screen impresso no chassis diz 115 ou 230v. Me pergunto também se foi feita alguma caca no enrolamento do transformador toroidal para a fonte trabalhar perto ou acima da tensão dos capacitores de filtragem. A pessoa que passou o serviço para o meu amigo disse que na igreja onde é usada ela trabalha em "110 volts" com 2 caixas de 8 ohms de em cada canal, portanto 4 caixas. Isso derruba  a tensão da fonte em volumes mais altos que é quando os canais queimam nos testes, nós estamos testando com apenas um falante de 8 ohms. Agora estou pensando em  "partir para a ignorância", vou colocar 4 pares de 2SC5200/2SC1943 no outro canal e vou substituir os drivers por um par deles, também talvez até no lado que está agora funcionando, essa fuga muito alta dos 2SC5271 está me deixando com a "pulga atrás da orelha", foi dele que saiu o estalo. Estou de "saco cheio", vão ser 10 ou 12 transistores de R$11,00. Nunca sofri tanto para consertar uma potência, qualquer ajuda/opinião antecipadamente agradeço.

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8 horas atrás, Andreas Karl disse:

Eu medi  tensão de alimentação de novo, eu tinha postado 68+68 mas foi com a lâmpada em série (burrada minha), na verdade ela é de 84+84V na rede de 127. Como os capacitores são de 80V me pergunto se esta potência aguenta trabalhar em 127 volts, ao lado da chave de seleção de tensão, o Silk Screen impresso no chassis diz 115 ou 230v.

Se alimentar com exatos 115V vai sair algo próximo de 77V, ainda é muito perto dos 80.

Ou esses capacitores foram trocados, ou o trafo esteja mesmo enrolado com fio a mais.

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4 horas atrás, Renato.88 disse:

Se alimentar com exatos 115V vai sair algo próximo de 77V, ainda é muito perto dos 80.

Ou esses capacitores foram trocados, ou o trafo esteja mesmo enrolado com fio a mais.

Deve ser fio a mais no trafo, as soldas da fonte não estão com cara de que foram mexidas. Daqui a pouco vou fazer que nem a história que você me contou da televisão com uma lâmpada dentro pra não queimar o horizontal, vou botar uma lâmpada palito de 500 ou 1000W lá dentro em série pra derrubar a tensão...kkk. Brincadeiras à parte, que gelada fui entrar, já foi mais de R$ 150 de componentes,  uma das viagens de R$ 50 pra comprar componentes paguei do meu bolso, umas 20 a 30 horas de trabalho esquentando a cabeça pra tentar identificar transistores falsificados vendo transistores para mais de 100 ou 150 volts com mais fuga do que TIP 31, medindo todos componentes das placas, agora estou pensando em gastar mais quase  R$ 150,00 em transistores ... Vamos ter que cobrar uns R$ 600 o conserto que com certeza vão chiar e entregar a potência c. de medo dela pipocar na mão deles. Técnico em eletrônica já era uma profissão ingrata mas hoje tá impossível :(

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  • 2 anos depois...
Em 28/01/2022 às 07:54, Davidm disse:

Andreas,

 

Bom dia .

Se observar. O zener D6 está invertido no esquema (Deve ser erro do desenho), por isso o BD139 pode ter queimado.

Valeu a dica@Davidm . Eu já tinha percebido mas foi importante você frisar caso alguém venha a usar esquema. Na verdade ele queimou por ser falsificado mesmo. Estou fazendo experiências com um sistema pra detectar transistores falsificados, é uma fonte regulável de baixa corrente que vai até uns 400 V e aplica-se essa tensão no coletor e emissor do transistor através de um resistor de alto valor, entre 200 k e 1 mega e um micro amperímetro.  Quando atinge a tensão de breakdown do transistor a corrente sobe bastante mas o transistor não queima devido a

à baixa corrente, é algo semelhante com o que acontece com um diodo zener. É bem interessante, por exemplo os meus  "icônicos" transistores MJ 15003 da Motorola da década de 90 apesar de serem pra 140 V entraram em breakdown somente a mais de 200 volts! O BD139 é para 80 volts mas os "irmãos" dos que comprei na época e ainda estão aqui entraram em breakdown a 40 V 😡. Deve ter um BC548 lá dentro kkk. Essa Cygnus está encostada até hoje, cheguei a fazer um canal funcionar colocando transistores antigos mas ela já tinha queimado várias vezes devido aos transistores falsificados e é frustrante,  "sai fogo" e queimam quase todos os semicondutores da placa inclusive o CI TL071. Na hora de fazer o teste "pra valer" no canal que funcionou começou a soltar Dc na saída, uma das trilhas já bem prejudicadas tinha interrompido, aí desanimei. Assim que sararem os estragos causados pela pandemia de Covid vou pegar nela de novo, kkk

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@Andreas Karl ,

 

É .... está muito difícil comprar componentes que sejam originais ... transistores de tudo que é modelo, diodos , reguladores de tensão .... mas gostei dessa tua ideia de testar os transistores com tensão maior e baixa corrente para ver o breakdown .....

 

Ainda recentemente encontrei BC549 com o terminal central voltado para trás, de maneira que o transistor encaixe na furação, mas o corpo dele fica invertido 180 graus kkkkkk ou seja, é um 2N alguma coisa da vida remarcado ....  reguladores de tensão TO-3 que não aguentam metade da corrente, e por aí vai ....

 

Paulo

]

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1 hora atrás, aphawk disse:

Ainda recentemente encontrei BC549 com o terminal central voltado para trás, de maneira que o transistor encaixe na furação, mas o corpo dele fica invertido 180 graus kkkkkk

Esse aí deve ser um SS9014, uma linha de transistores muito comum em equipamentos chineses. 

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4 horas atrás, aphawk disse:

mas gostei dessa tua ideia de testar os transistores com tensão maior e baixa corrente para ver o breakdown ....

Tirei a ideia desse site:

 https://sound-au.com/project31.htm 

E estou usando uma parte do circuito proposto nele para gerar a alta tensão regulável:

0001.jpg.0297a0b0dc17c4b43ef8d63be02af1ec.jpg

Vocês vão entender o circuito facilmente mas pra deixar claro pra todos que consultarem aqui:  é um dobrador de tensão mais um transistor de alta tensão ligado na configuração base comum como outros reguladores lineares. Eu peguei um transistor de chaveamento de uma sucata de fonte ATX, elas funcionam com 360 volts, deve ser um transistor pra 400 ou 500 volts. O trafo define a tensão máxima que seria a tensão AC dele x 2,82 (2 x raiz quadrada de 2). O circuito do site  aproveita a saída do trafo de baixa tensão para o resto do circuito para colocar outro trafo invertido com a saída de alta tensão pelo primário para isolar da rede. Provavelmente funcionaria ligado direto no 127 da tomada mas não deixar isolado da rede não parece boa ideia. Eu usei provisoriamente um trafo de amplificador de 80 volts (40+40v), mas qualquer trafo que tenha o primário de 4 fios, ou seja, dois primários de 110/127 isolados um do outro serve, é ligar o 127 num deles e ligar o circuito no outro, a corrente é ridiculamente baixa, da ordem de micro amperes. Eu pretendo colocar um pequeno inversor ou um circuito boost step up pra poder alimentar com pilhas ou baterias para deixar mais portátil. Como micro amperímetro usei um galvanômetro de um desses multímetros analógicos de 30 reais e medi a tensão com o multímetro digital mesmo. Mas na versão portátil vou colocar um voltímetro digital desses de 3 fios que medem até 100 volts com um shunt pra dividir a tensão por 10 e ficar com fundo de escala de 1000 volts.
Minha ideia era criar um banco de dados com transistor, marca , Vce nominal, Vce medido, Veb0 nominal (máxima tensão reversa base emissor), Veb0 medido (que descobri que geralmente é bem mais que os 5 volts dos datasheets e também serve como pista pra identificar transistor falsificado ou de má qualidade) e fotografia. Mas não tenho mais saúde pra isso, fica a ideia pra quem se interessar em tocar pra frente, se várias pessoas contribuírem pode ser uma das armas pra lutar contra essa enxurrada de transistores falsificados que passamos a ter que engolir nos últimos anos e está fazendo muita gente largar a profissão.

  • Amei 1
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