Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Linguagens de programação, por onde começar?


Posts recomendados

 Então pessoal, obrigado pela atenção.

 Eu quero aprender linguagem de programação para fazer jogos, mas não importa o quanto procure, eu não consigo encontrar uma resposta sobre como começar. Minha duvida, qual é a melhor e mais completa linguagem de programação pra games, linguagem de programação para programas é diferente da linguagem de comunicação para jogos?, eu posso aprender um e passar longe do outro, ou tudo é a mesma coisa e quando estiver aprendendo linguagem de programação da (C#, C++, java,....só pra demonstrar as linguagens, pois não tenho tempo nem dinheiro pra aprender todas) para fazer programas, também na mesma "apostila" estarei aprendendo para fazer jogos.

 Essa é minha duvida, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SquiloNinja Olá, seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

 

Como o seu intuito é criar jogos, creio que a melhor forma é aprender a linguagem que os engines utilizam.

Os que eu conheço usam C#, javascript e lua.  

 

Por exemplo quando se trata de jogos o motor gráfico é indispensável. Com ele você tem bibliotecas e funções prontas que só precisam ser implementadas de forma que atendam a suas necessidades.  O unity 3D, aceita javascript e C#. 

Eu já criei um jogo de infinite running de brincadeira como forma de aprendizado em javascript, tem pouco material sobre ele, mas se for com C# tem muito video no youtube ensinado a brincar com a engine.

 

A engine é essencial, porque por exemplo, você quer fazer um jogo de plataforma, precisa de colisão. A engine tem funções para cálculo de física e colisão. Só precisa entender como chamar estas funções dentro do seu código.

 

Mas lembre, isso é só apenas uma parcela de coisas.

Existem diversos engines, e linguagens.

Python pode ser usado, tem até uma biblioteca chamada "Pygame" 

Dá para fazer jogos com Java,  com C++..

 

Por questões de facilidade de desenvolvimento, recomendo estudar uma engine e criar seu jogo com ela e a linguagem que ela usa, ao invés de  usar uma linguagem de baixo nível como o C++ e ter que criar todas as funções de colisão, física e coisas relacionadas do zero.

:thumbsup:

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF eu ja venho lendo sobre isso (engines) a algum tempo e já tenho minhas preferidas, que são Unreal Engine, Unity e Blender Armory Engine, mas de todas prefiro as duas primeiras, pois tem mais tutoriais, comunidade, documentação e atualização da engine. 

  Se eu pegar uma engine, tenho que estudar a linguagem de programação para jogos dela, então não preciso estudar esta mesma linguagem de computação para criar programas? Tem algum tipo de divisória que separa elas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SquiloNinja

3 horas atrás, SquiloNinja disse:

então não preciso estudar esta mesma linguagem de computação para criar programas? Tem algum tipo de divisória que separa elas?

Não existem linguagens de criar "programas"  e "jogos" distintos. 

Linguagens de programação, serão sempre linguagens de programação independente do objetivo final. O que existe é bibliotecas especificas por linguagens para coisas específicas.

 

Dou exemplo das engines. A unity 3D, ela usa o C# e Javascript. Mas estas duas linguagens não são exclusivas de criar jogos. Podes usar no desenvolvimento web e até mesmo desktop.

 

O que tem de diferentes, é que a própria engine possui bibliotecas contendo funções(métodos) prontos para certos cenários.

 

Independente da linguagem, a lógica sempre será a mesma.

Outro exemplo,  Java. É uma linguagem versátil que pode ser usada para WEB, programas e jogos.  Mas esta linguagem especificamente, possui uma vertente que é mais destinada a jogos que se chama JavaFX.  Aí eu te pergunto, você vê diferença entre Java e JavaFX ?  Não. Ambas são a mesma linguagem. O que difere das duas é uma delas possui bibliotecas específicas para criar jogos. Métodos que facilitam o desenvolvimento, desde a criação de cenários, cálculos de pontuação, colisão, movimentos.. e etc.

 

A linguagem de programação que você vai estudar, varia muito de engine para engine.. Escolha uma abrace.

Por sugestão, Unity3D, é um dos que mais tem materiais de estudo, com C#(sharp).

 

Por outro lado , a Unreal engine 4, da epic games, usa C++ também possui bastante material.

Se escolher o C++ e unreal engine 4, é interessante estudar primeiro a base do C. 

Ademais, a escolha também é afetada pela sua curva de aprendizado.  Particularmente, eu acho mais fácil o javascript. Mas para você pode ser que outra linguagem seja mais fácil. Por isso não vou recomendar cegamente uma linguagem e friso que a escolha cabe somente a você!

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF entendo. Sabe me informar se os cursos da Udemy são bons? Se tem alguma plataforma de cursos onde eu posso comprar cursos que seja com material razoável?

 Uma coisa que eu não te disse, é que Blender Engine Armory, tem script pra quase toda as linguagens de computação, mas não sei sobe suas bibliotecas e ela tem pouca documentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SquiloNinja

5 horas atrás, SquiloNinja disse:

Sabe me informar se os cursos da Udemy são bons?

Não sei dizer, não costumo fazer cursos pagos. Mas parece que é bom.. eu prefiro estudar com coisas gratuitas. A internet é vasta e cheio de informações de graça.

 

5 horas atrás, SquiloNinja disse:

Uma coisa que eu não te disse, é que Blender Engine Armory, tem script pra quase toda as linguagens de computação

Bem, essa é uma engine que não tenho o mínimo de conhecimento. Se ela tem suporte para quase todas as linguagens.. aí só cabe a você escolher uma....  Mas lembre que desenvolver um jogo não é só codificar em uma engine. Envolve muito mais coisas. Por exemplo, roterização, storyboard, planejamento,  usar assets( certamente vai ter que comprar alguns ou usar as existentes comuns ou até mesmo criar seus próprios)

 

Eu acho que você precisa pegar experiência antes. Por isso sugiro pegar uma engine que seja bastante comum e que tenha material. Minha recomendação é usar o Unity 3D. Eu já brinquei com ele e sei que ele tem potencial e até exemplos na própria engine.  Essa em específico, dá para fazer desde um simples Infinite running até um FPS em FPP.

 

Enfim...  boa sorte.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF desculpe te incomodar, mas to começando estudar C++ por uma apostila e por videos, mas estudar sozinho pode ser complicado, posso perguntar,, se eu tiver alguma duvida, mesmo depois de muito trabalhar e não conseguir responde-la, posso perguntar na aba "linguagens de programação", mesmo eu sendo iniciante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SquiloNinja

9 minutos atrás, SquiloNinja disse:

mas to começando estudar C++ por uma apostila e por videos, mas estudar sozinho pode ser complicado

Pode ser complicado, mas não impossível. E varia muito de pessoa para pessoa. Tem gente que é gênio e entende em dois palitos.  

 

9 minutos atrás, SquiloNinja disse:

se eu tiver alguma duvida, mesmo depois de muito trabalhar e não conseguir responde-la, posso perguntar na aba "linguagens de programação"

Sim, o fórum está aqui para isso. Você pode fazer quantas perguntas quiser. Só atente-se a usar o mesmo tópico se o assunto for o mesmo. 

Exemplo:  Quero saber sobre vetores.   Você cria um tópico sobre como declarar vetores e inserir um elemento nele.  Então é respondido.  Posteriormente, você fica com dúvida em como acessar um elemento deste vetor. Nesse caso, você não vai criar um novo tópico só para perguntar isso. Você vai usar o mesmo tópico criado para perguntar, pois ambos são sobre vetores.

Mas se for um assunto diferente, com objetivos diferentes, pode criar um tópico novo.

 

9 minutos atrás, SquiloNinja disse:

mesmo eu sendo iniciante?

Sim. Iniciantes, medianos ou avançados. todos podem perguntar. :thumbsup:

 

PS: mesmo se você for iniciante, se o assunto é sobre C++,  você deve criar o tópico no setor de C++, pois lá existe o prefixo de C++ que é um identificador de linguagem do setor.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...