Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel no Ubuntu, como verificar?


Posts recomendados

Galera, boa noite!

Queria saber se existe algum programa no Ubuntu que eu consiga verificar se as minhas memórias RAM estão trabalhando em Dual Channel. Já baixei o CPU-G que é a imitação do CPU-Z, ja baixei o HardInfo, o sysinfo e até agora com nenhum deles eu consegui verificar se as minhas memórias estão ou não trabalhando em Dual Channel.

Hoje comprei uma memória de 8GB 2400mhZ. No meu notebook ja tinha uma de 4gb 2133 mhz. No anuncio do vendedor, estava que a memória que eu comprei hoje era de 2133. A memória veio com a frequência errada. Eu sei que da para fazer dual channel com memórias de tamanhos diferentes, porém com frequência diferente fica meio impossível.

Fui questiona-lo sobre a frequência errada pois eu queria fazer o dual channel. Ele me GARANTIU que a memória de 2400 abaixaria a freq para 2133mhz e que seria possível as duas trabalharem em dual channel. Ele disse que já havia tirado essa duvida com a Kingston e me disse para testar, caso desse errado, receberia meu dinheiro de volta.

Enfim... Vocês sabem de algum programa que eu consiga ver se estão ou não em dual channel? Ou algum comando pelo terminal mesmo? 

Desde já, agradeço!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade com tamanhos diferentes é que limita, frequência não. Como é DDR4, note recente, elas vão trabalhar em flex mode (4GB destes 8GB aí ficarão em single, o restante em dual).
No setup do notebook você deve ter estas informações (dual channel mode, single channel mode ou flex mode).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx No setup do meu note não informa o modo em que estão trabalhando... Sò informa o slot e quanto cada memória tem de armazenamento...
Então, para entender de uma vez... Do jeito que está, parte da minha memória nova de 8gb está trabalhando em dual Channel e os 4gb's restantes que sobraram dessa de 8gb estão trabalhando em single channel? Resultando em flex mode?

É possível isso?

Abraços
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, é possível, desde placas top de linha para Core 2 Duo e Athlon 64 com mais de 10 anos nas costas. A maioria hoje faz flex mode.
Quanto a frequência, é o que eu te disse, normal desde que surgiu o dual channel equivaler com a mais lenta.

Não sei outro programa pra você ver isso na tela não brother, no meu PC aparece lá no setup e eu tmb já utilizei Windows e verifiquei no CPU-Z, no Linux sinceramente não sei e aliás gostaria de um programa bom de monitoramento em tempo real, pois CPU-X, CPU-G, dentre outros, são limitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Guuust Eu vou dar uma saida aqui, mas lembrei de uma coisa, no comando lscpu no terminal você tem a saida bogomips, que seria o IPC do CPU.

Se existir um comando específico para taxa de leitura bruta de memória, bastaria olhar os resultados. Com dual 2133MHz tem que ser aproximadamente 34GB/s, single cai pra metade deste valor.  Se não achar, quando eu voltar vou procurar a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tô na rua, dá uma olhada nisso e testa. Eu achei o teste de leitura muito baixo no caso dele, depois vejo tudo isso com calma em casa.

 

https://www.linuxdescomplicado.com.br/2017/03/saiba-como-realizar-testes-simples-de-desempenho-de-hardware-em-sistemas-linux-usando-ferramentas-de-linha-de-comando.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...