Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligado e conectado na tomada: há risco por quedas de energia?


Posts recomendados

Olá, gostaria de saber se tem algum problema em deixar o computador sempre conectado na tomada, pois eu desligo ele e não retiro da tomada, e de vez em quando onde moro acontecem quedas de energia (principalmente pela madrugada, pelo menos uma vez por semana). Teria alguma chance de danificar o computador mesmo com ele desligado, apenas com a tomada conectada na energia?


OBS: utilizo o computador em um DPS filtro de linha iClamper e a fonte é uma Corsair 600w 80 plus white

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexpedroza

Em condições normais não irá danificar, afinal a fonte é feita para aguentar este tipo de tranco.

Em alguns casos específicos talvez aconteça algum problema, como uma descarga elétrica muito forte (raios e tal), mas é raro.

Eu particularmente sempre tiro da tomada quando não uso o PC, mas é devido a péssima experiência com fonte genérica e tomada da casa muito antiga.

Ressaltando neste seu caso, se alguma coisa for danificada, provavelmente será o DPS para proteger o que estiver ligado nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai terão muitas opiniões prós e contras, tem gente que não desliga nunca, usa os métodos de hibernação, desligamento por inatividade etc., eu prefiro desligar da parede como precaução.

O perigo não está na queda de tensão, e sim no retorno que pode se dar com um pico muito elevado, ou a queda de um raio na rede elétrica, por isso é conveniente desligar durante tempestades.

Eu acho que ao desligar o pc ele fica desenergizado mas no meu caso, a tv/monitor fica no stand by, isso creio que pode queimar a fonte em caso de um retorno muito elevado...penso também que, se a variação na tensão no retorno for muito elevada, mesmo desligado pode causar algum dano, isso porque os contatos do botão power são muito próximos...pode acontecer.

Obs: Não é porque tem estabilizadores ou outros que se houver uma sobrecarga importante na rede, irá queimar esses e não o pc, isso é relativo, já tive um curto na tomada do meu quarto e nem o disjutor do circuito e nem o geral do apto atuou, mas derrubou  o que fica no térreo, após o relógio marcador, que é bem mais possante..

 

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/03/dicas-ajudam-proteger-eletronicos-de-raios-e-apagoes-na-rede-eletrica.html

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram antes, o bom é sempre que tu ver que vai chover, ou vai ter que alguma queda de energia, como tu diz que sempre tem uma vez na semana, é bom retirar o computador da tomada. Realmente pelo o que dizem, a energia que vem quando volta, pode ser muito mais forte que o normal, até ela estabilizar, e isso pode levar algum equipamento caso você não esteja usando um filtro de linha de qualidade, com fusível, etc. Se o seu computador tiver SSD, não faz mal você tirar da tomada e ganhar uns segundos a mais no boot. Além de que se você usa o Windows 10, e não tira o computador da tomada, ele sempre fica "ligado", o que pode ocasionar um sobrecarregamento do sistema, por ficar muito tempo "ligado". 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@alexpedroza Você tem uma boa fonte e um filtro de linha competente com DPS. Pode deixar seu computador conectado na tomada, a chance de danos é mínima. Teria que ser um raio bem próximo, com um surto muito forte, para danificar algo aí (por isso o ideal é desligar e retirar da tomada em condições de chuva forte). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...