Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet a um vizinho


Posts recomendados

Ola, sou novo no forum e tenho uma duvida sobre qual a melhor formar de eu gerir um roteador direto de meu apartamento com o outro tres andares abaixo.
Uso inernet de uma empresa e vou dividir os custos com o vizinho, caso ele nao cumpra com a parte dele posso ter acesso ao ip do roteador dele.
tenho dois roteadores e um switch. 
qual a melhor maneira a fazer?
devo baixar algum programa?
ou so ligando os dois roteadores isso ja me da acesso ao roteador dele?

att Santiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro @Matheus Afonso Santiago Pense bem se vale a pena; terás de passar cabeamento pois dificilmente chegará sinal wireless no 2° e 3° andares. Feito o cabeamento basta desconectar o cabo do inadimplente. Essa restrição também pode ser feita por bloqueio de endereço no software do próprio roteador.

Peço para pensares bem pois a justiça volta e meia criminaliza essa prática e teu algoz pode ser o próprio vizinho que pensas beneficiar. Segue um parecer da lei 9472.

https://daniellixavierfreitas.jusbrasil.com.br/noticias/196248169/dizer-o-direito-e-crime-prestar-servico-de-provedor-de-acesso-a-internet-sem-autorizacao-da-anatel-via-radio

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Pêdro Bonzinho disse:

Caro @Matheus Afonso Santiago Pense bem se vale a pena; terás de passar cabeamento pois dificilmente chegará sinal wireless no 2° e 3° andares. Feito o cabeamento basta desconectar o cabo do inadimplente. Essa restrição também pode ser feita por bloqueio de endereço no software do próprio roteador.

Peço para pensares bem pois a justiça volta e meia criminaliza essa prática e teu algoz pode ser o próprio vizinho que pensas beneficiar. Segue um parecer da lei 9472.

https://daniellixavierfreitas.jusbrasil.com.br/noticias/196248169/dizer-o-direito-e-crime-prestar-servico-de-provedor-de-acesso-a-internet-sem-autorizacao-da-anatel-via-radio

 

Olá

 

Atente para o fato de que passar um cabo ou ligar um equipamento privado como uma antena a outra antena para criar uma conexão de rede não configura crime na maioria dos casos.

 

Passar um cabo pela rua não é permitido, porque o uso do espaço público é controlado e requer autorizações especiais, seja para fazer buracos, colocar dutos ou usar os postes.

 

Passar um cabo ente os andares do prédio pode ferir o regulamento interno porque há questões de segurança e privacidade, mas pode ser possível se não estiver previsto no regulamento, for comunicado à administração e se for exigido for acompanhado pelo zelador. Conheço um bom número de lugares onde isso é permitido.

 

Usar uma antena pode ser mais caro, menos eficiente ou em geral os dois, mas é possível. Ao usar  antenas o problema é de gerar interferência, sempre. Se usar antenas de potência muito alta ou frequências já congestionadas pode ter problemas.

Fora isso não há problemas.

 

O que é crime é você cobrar por isso, porque seria um processo comercial e você teria que ter empresa, nota, recolher impostos, buscar certificações...

 

Prover acesso a uma rede particular sem ferir essas regras não é crime. Mesmo porque está cedendo acesso a uma rede local e não à internet. O fato de que sua rede local permitir o acesso a internet por dispositivos conectados é consequência da tecnologia e totalmente opcional. Você podeira permitir apenas acesso ao seu computador, ou deixar o vizinho usar sua impressora ou compartilhar umas pastas, certo?

 

E no meio do caminho há maneiras discretas de receber algo em troca por ceder acesso grátis. trocar favores ainda não é crime. Agora cobrar nesse caso, explicitamente, é crime, mesmo do seu colega de quarto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...