Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir tensão de Porta USB para Arduino.


Posts recomendados

@Ricardo S Ferreira na verdade, estou fazendo este tópico só pra esclarecer a dúvida de um amigo, segundo ele, ele tentou usar um regulador mas segundo ele não funcionou, ele alegou que com regulador não funciona devido a porta USB transmitir dados, coisa que não entendi direito.. 

Mas essa ligação seria feita de que forma, será que encontro algum desenho que eu possa repassar para ele fazer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza Explica melhor o que acontece, pois a maiorias dos Arduínos já tem seus reguladores tudo lá na plaquinha, inclusive o de 3,3V.

A porta USB transmite dados sim, mas obviamente tem que usar os pinos que fornecem somente tensão, no caso os 5V fornecidos do computador.

Se ele usou um regulador de tensão e não funcionou, é porque foi ligado errado, o regulador não estava bom, ou não é do tipo adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

jIMqx.jpg

Se prometer não ligar invertido, eu deixo você montar sem o diodo... De fato ele atrapalha

1 hora atrás, Willian_Souza disse:

algum desenho que eu possa repassar para ele fazer? 

via google imagens usb voltage regulator 7833. Sorry.. só tenho desenho de... 'gente ... velha' kk ...Óbvio d+? kk

Algo a+...se for só pra carregar uma bateria, um led em série com +5 é uma opção bem minimalista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2019 às 18:07, Renato.88 disse:

@Willian_Souza Explica melhor o que acontece, pois a maiorias dos Arduínos já tem seus reguladores tudo lá na plaquinha, inclusive o de 3,3V.

A porta USB transmite dados sim, mas obviamente tem que usar os pinos que fornecem somente tensão, no caso os 5V fornecidos do computador.

Se ele usou um regulador de tensão e não funcionou, é porque foi ligado errado, o regulador não estava bom, ou não é do tipo adequado.

Lendo sobre Arduinos percebi que realmente elas já possuem um regulador nela própria,não tenho muitas informações,simplesmente ele perguntou sobre a questão de alimentar o arduino pela USB e para rebaixar os 5v para 3.3

Indicaram um regulador mas ele informou que não dá certo pela questão dos dados,eu também não entendi pois ele só iria utilizar o fio preto e vermelho,positivo e negativo..mas ele disse que não funcionou.

Ai ele comentou em utilizar um resistor de 330 Ohms e outro de 530..Mas ai complica

infelizmente não tenho muitas informações pois postei esse tópico mais para ajudar ele

A minha ideia é,rebaixar com resistores,qual resistores seriam ? ou a forma do regulador seria mais interessante ? esses resistores de 530 ohms pelo que ví é difícil.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Willian_Souza disse:

A minha ideia é,rebaixar com resistores,qual resistores seriam ? ou a forma do regulador seria mais interessante ? esses resistores de 530 ohms pelo que ví é difícil.

 

Esquece isso por que com circuitos integrados não funciona, a tensão vai variar e pode queimar tudo. 

 

Agora, se o que ele quer fazer é diminuir a tensão da transmissão dos dados para não queimar algum micro que só funciona com 3,3V aí se costuma usar diodo zener. 

Geralmente é um resistor de 330R e um diodo zener de 3V ou 3V3. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se modificarem o Arduíno para ele trabalhar diretamente com 3,3 Volts, tem de modificar a ligação na porta USB, geralmente tem resistores e teriam de ser retirados.

 

Mas existe um problema que impossibilita isso :  Não tem nenhum Atmega328 que rode a 16 Mhz com apenas 3,3 Volts !!!!

 

Teria de trocar o clock para 8 Mhz, e regravar o chip com uma versão modificada da IDE feita para trabalhar com 8 Mhz...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 13/04/2019 às 18:37, Isadora Ferraz disse:

Se prometer não ligar invertido, eu deixo você montar sem o diodo... De fato ele atrapalha

tem que ver o datasheet deste 7833... será que não precisa daqueles 3v a mais para poder funcionar direito? será que este diodo não dá uma quedinha na tensão?

adicionado 1 minuto depois
Em 16/04/2019 às 00:48, Willian_Souza disse:

Lendo sobre Arduinos percebi que realmente elas já possuem um regulador nela própria,não tenho muitas informações,simplesmente ele perguntou sobre a questão de alimentar o arduino pela USB e para rebaixar os 5v para 3.3

Será que ele não está tentando enfiar estes 3v na saida de 3v do arduino para tentar alimentar por lá? daí vai dar zica mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/05/2019 às 21:25, aphawk disse:

@BloodCeltics Lopes ,

 

Novamente : Arduino não vai funcionar com 3,3V pois não consegue rodar a 16 Mhz com essa tensão !

 

Paulo

 

 

Exato... sei que não vai funcionar... o que questionei é se o "amigo" do autor do tópico não pretende alimentar o arduino através da saída de 3v do arduino... pensei que ele pode ter visto isso escrito na placa e pensou em alimentar por lá... e como você disse não vai funcionar...😀😀

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Exato... sei que não vai funcionar... o que questionei é se o "amigo" do autor do tópico não pretende alimentar o arduino através da saída de 3v do arduino... pensei que ele pode ter visto isso escrito na placa e pensou em alimentar por lá... e como você disse não vai funcionar...😀😀

 

 

Essa saída do Arduíno vem de um regulador de baixa corrente, que deve ser alimentado no mínimo com 5V para funcionar ....

 

O Arduíno pode ser alimentado de 3 maneiras :

 

1- Pelo conector de alimentação externa ( de 8 a 14 Volts ) 

2- Pela porta USB ( desde que não tenha consumo acima de uns 100 mA )

3- Pelo pino de alimentação de 5V 

 

Existem alguns micro-arduínos que podem ser alimentados com 3,3 Volts, mas o Clock interno foi modificado para 8 Mhz, e isso exige algumas mudanças nos programas...

 

https://www.digikey.com/catalog/es/partgroup/arduino-pro-mini-328-3-3v-8mhz-development-board/51923?utm_adgroup=General&slid=&gclid=EAIaIQobChMI1YTVsNOY4gIVARKRCh3SGgk4EAAYASAAEgKchvD_BwE

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...