Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC robusto não desempenha: travamentos em programas de modelagem


Posts recomendados

@PauloCallegari Já tentou ver nas configurações de energia na BIOS, se há alguma função habilitada que está restringindo o desempenho para economia de energia?

 

O CPU continua em 100%?

 

Já vi casos em que a lentidão era causada pelos discos, até mesmo os SSDs.

 

Tente ligar o sistema utilizando apenas um HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Natsu lgnell disse:

@PauloCallegari To achando  que essa placa-mãe gargá-la com o I9.

adicionado 0 minutos depois

pode mandar certinho o nome dela ?

Placa-Mãe Gigabyte Z370M Aorus Gaming, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

adicionado 4 minutos depois
6 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

@PauloCallegari Já tentou ver nas configurações de energia na BIOS, se há alguma função habilitada que está restringindo o desempenho para economia de energia?

 

O CPU continua em 100%?

 

Já vi casos em que a lentidão era causada pelos discos, até mesmo os SSDs.

 

Tente ligar o sistema utilizando apenas um HD.

Não vi as configurações de energia na BIOS, a CPU fica em 100% direto quando estou processando arquivos pesados, mas que não deveriam ser tão pesados para esta configuração. Acha que um SSD NVMe poderia causar conflito ou lentidão? Irei fazer estes testes com o técnico, mas não conseguirei esta semana devido ao feriado. Segunda feira bem cedo estarei lá e vou tentar solucionar isto. Mais uma vez obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, PauloCallegari disse:

esta placa AORUS Z370 é totalmente compatível com o I9 9900K?

 

Aparentemente sim: Z370 AORUS Gaming 7 (rev. 1.0) CPU Compatíveis

 

Só verifique se a BIOS está ao menos na versão F10 ou acima, pois é a versão mínima compatível. Tente atualizar a BIOS, não achei no tópico se você já verificou isso. Na mesma página que mostra as CPUs compatíveis, tem para baixar o utilitário pra fazer isso, @BIOS, clique no Downloads depois em Utilitários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, dudaskank disse:

 

Aparentemente sim: Z370 AORUS Gaming 7 (rev. 1.0) CPU Compatíveis

 

Só verifique se a BIOS está ao menos na versão F10 ou acima, pois é a versão mínima compatível. Tente atualizar a BIOS, não achei no tópico se você já verificou isso. Na mesma página que mostra as CPUs compatíveis, tem para baixar o utilitário pra fazer isso, @BIOS, clique no Downloads depois em Utilitários.

Fiz o download do utilitário como sugerido mas quando coloco para rodar aparece uma mensagem de incompatibilidade com o windows. Obrigado, continuo tentando .... segunda feira pela manhã levarei no técnico que montou, espero que resolva e postarei aqui a solução. 

Bios.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PauloCallegari

 

Boa noite.

Problema pode ser sua MOBO mesmo com o você usa processos muito pesados que fazem o processador trabalhar a 100% isso faz com que os VRMs da MOBO trabalhei em alta temperaturas e como sabemos que o i9 9900k e um processador esquentado colocar ele em uma MOBO z370 não é o recomendando mesmo que ela aceite.

 

Eu recomendaria uma z390 AORUS ULTRA essa sim vai trabalhar bem com o i9 9900k. 

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z390-AORUS-ULTRA-rev-10#kf

 

Só para verificar quando tiver rodando o processo pesado executa o HWinfo e verificar como está a temperatura da MOBO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Lenon_Fernandes disse:

@PauloCallegari

 

Boa noite.

Problema pode ser sua MOBO mesmo com o você usa processos muito pesados que fazem o processador trabalhar a 100% isso faz com que os VRMs da MOBO trabalhei em alta temperaturas e como sabemos que o i9 9900k e um processador esquentado colocar ele em uma MOBO z370 não é o recomendando mesmo que ela aceite.

 

Eu recomendaria uma z390 AORUS ULTRA essa sim vai trabalhar bem com o i9 9900k. 

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z390-AORUS-ULTRA-rev-10#kf

 

Só para verificar quando tiver rodando o processo pesado executa o HWinfo e verificar como está a temperatura da MOBO.

Obrigado pela dica Lenon, vou fazer este teste e próxima segunda feira quando for conversar com o técnico que montou já levarei esta sugestão de troca da MOBO. Queria uma com 8 slots de ram para colocar 128 gb, tenho 4 pentes de 16 gb, no momento utilizo 3 pois um queimou no primeiro mês de uso, acho que devido a este mesmo problema tbem .... enviei para a Crucial USA para análise e possível troca, estou aguardando. Conhece alguma MOBO com 8 slots de ram? Mais uma vez agradeço a ajuda, bom trabalho para você!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, PauloCallegari disse:

Obrigado pela dica Lenon, vou fazer este teste e próxima segunda feira quando for conversar com o técnico que montou já levarei esta sugestão de troca da MOBO. Queria uma com 8 slots de ram para colocar 128 gb, tenho 4 pentes de 16 gb, no momento utilizo 3 pois um queimou no primeiro mês de uso, acho que devido a este mesmo problema tbem .... enviei para a Crucial USA para análise e possível troca, estou aguardando. Conhece alguma MOBO com 8 slots de ram? Mais uma vez agradeço a ajuda, bom trabalho para você!!

 

Acabei de fazer este teste e ... travou de novo. Rodei o programa e deixei o HWinfo monitorando, a CPU ficou em 100% direto e a temperatura da MOBO fica em 90º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lenon_Fernandes disse:

@PauloCallegari

Tem como postar o print do HWinfo. Pode ser que esteja dando Throttling a MOBO pode não estar suportando trabalhar com o processador em 100%.

Segue o print.

HWinfo.png

adicionado 6 minutos depois
2 horas atrás, Lenon_Fernandes disse:

@PauloCallegari

Tem como postar o print do HWinfo. Pode ser que esteja dando Throttling a MOBO pode não estar suportando trabalhar com o processador em 100%.

A grande questão é que com esta configuração a CPU não deveria trabalhar em 100%. Acabei de voltar do escritório de um amigo e processei o mesmo arquivo no PC dele que é um I7 8700K 16gb ram GTX1060 e rodou tranquilo com a CPU em 52%. Não sei se a MOBO está provocando esta sobrecarga na minha CPU, pois não encontro explicação para isto. Se o I716gb ram GTX 1060 6 gb roda em 52% de CPU a I9 48gb ram RTX 2070 8gb deveria rodar no máximo a 50% ou menos, não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PauloCallegari Voltamos no problema inicial a placa-mãe, na teoria era para estar rodando perfeitamente até por que esse kit com i9 e sua Mobo são lindas juntos.

2 pontos de vista:

1 - A placa-mãe está com algum defeito e não está dissipando calor.

2 - Ou ela realmente não suporta todo essa potência dos programas com o i9 no processamento alto.

adicionado 3 minutos depois

@PauloCallegari Agora e analisar se e defeito da placa-mãe ou se realmente não está segurando as tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu citei a MOBO pelo fato de que nos teste que foram feitos levar esse processador não e pra qualquer MOBO ainda mais em 100%.

Qual sistema de refrigeração você está usando ? Olhando ai o print do HWinfo você tem 3 fan o da CPU e mais 2 no chassi.

 

O que me estranha e esse 2 do chassi estarem a 720rpm mesmo com o processador em 100% e com essa temp.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

Eu citei a MOBO pelo fato de que nos teste que foram feitos levar esse processador não e pra qualquer MOBO ainda mais em 100%.

Qual sistema de refrigeração você está usando ? Olhando ai o print do HWinfo você tem 3 fan o da CPU e mais 2 no chassi.

 

O que me estranha e esse 2 do chassi estarem a 720rpm mesmo com o processador em 100% e com essa temp.

 

Utilizo um watercooler pcyes de 74 CFM com 3 fans mais 2 fans na parte superior do gabinete e a RTX 2070 tem mais 3 fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

@PauloCallegari

Já temos um suspeito esse PCYES mesmo sendo um radiador de 360mm não deve da conta de um i9 9900k a 100%.

Acha? Quem recomendou este PCYES foi o técnico que montou, eu tinha pedido um corsair mas ele disse que este era maior e neste caso iria melhorar a refrigeração. O que mais estranho é a CPU trabalhar em 100% enquanto a I7 rodando o mesmo arquivo roda a 52%, suspeito da MOBO

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Natsu lgnell disse:

@PauloCallegari Voltamos no problema inicial a placa-mãe, na teoria era para estar rodando perfeitamente até por que esse kit com i9 e sua Mobo são lindas juntos.

2 pontos de vista:

1 - A placa-mãe está com algum defeito e não está dissipando calor.

2 - Ou ela realmente não suporta todo essa potência dos programas com o i9 no processamento alto.

adicionado 3 minutos depois

@PauloCallegari Agora e analisar se e defeito da placa-mãe ou se realmente não está segurando as tarefas.

Também desconfio da MOBO faz algum tempo, pois na teoria não deveria rodar a 100% com este arquivo que estou rodando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Natsu lgnell disse:

@Lenon_Fernandes Na teoria sim...

adicionado 0 minutos depois

@Lenon_Fernandes Segura bem, esse cooler e muito bom.

adicionado 1 minuto depois

@PauloCallegari Suspeito da Mobo².

Então só resta a MOBO ... Dá uma olhada na máquina, refrigeração acho que tem o suficiente

PC.jpeg

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

@Natsu lgnell

Um WC de 360MM por 590 reais eu já suspeito de sua qualidade.

 

Se compararmos com algum da Thermaltake ou da própria Corsair.

Acha que se colocar um Thermaltake vai normalizar o sistema? Mantendo esta mesma MOBO? Dá uma olhada a cima a máquina, não deveria estar se arrastando ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PauloCallegari E quando foi que começou a ocorrer esses travamentos?

 

A atualização do dia 09/04 - kb4493509. Fez com que alguns usuários reclamassem de constantes travamentos, apesar de que essa relação estava ligada com alguns antivírus.

 

Eu diria para desinstalar essa atualização e ver se resolve - se o problema começou recentemente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PauloCallegari

O que nós precisamos entender é essas aplicações que você esta usando são pesadas assim mesmo para que o processador trabalhe sempre a 100% se realmente for isso esse cooler não vai dar conta de manter a temperatura do processador baixa com ele em 100%.

 

Como você disse que no i7 rodando a mesma aplicação ele fica em 50% só trocando o cooler não vai resolver precisamos como falei entender o por que de estar trabalhando a 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

@PauloCallegari

O que nós precisamos entender é essas aplicações que você esta usando são pesadas assim mesmo para que o processador trabalhe sempre a 100% se realmente for isso esse cooler não vai dar conta de manter a temperatura do processador baixa com ele em 100%.

 

Como você disse que no i7 rodando a mesma aplicação ele fica em 50% só trocando o cooler não vai resolver precisamos como falei entender o pro que de estar trabalhando a 100%.

 

Exatamente isto. No I7 16 gb ram GTX 1060 6 gb a CPU roda em 50%, não tem como o I9 48 gb RTX 2070 8 gb rodar a 100%. Desconfio da MOBO desde o início pois como falei com 20 dias queimou um pente de 16 gb de ram ... na fotaa estavam os 4 pentes, foi trada no primeiro dia de máquina, empolgação total nem conseguia trabalhar, ficava mudando as cores dos leds e pirando no visual ... hehehe Depois começaram as decepções, que seguem até hoje ... 

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, Natsu lgnell disse:

@PauloCallegari Realmente não tem explicação, a Mobo não está suportando.

Só pode ser a MOBO, é o que eu acho ... Segunda feira irei levar para testar tudo, espero que resolva e posto aqui o resultado. 

 

adicionado 3 minutos depois
9 minutos atrás, MrNobody disse:

@PauloCallegari E quando foi que começou a ocorrer esses travamentos?

 

A atualização do dia 09/04 - kb4493509. Fez com que alguns usuários reclamassem de constantes travamentos, apesar de que essa relação estava ligada com alguns antivírus.

 

Eu diria para desinstalar essa atualização e ver se resolve - se o problema começou recentemente.

 

 

 

Não, o problema vem desde o início. Nunca consegui rodar o Civil 3D com fluidez mas rodava ... mas de uma semana para cá rodando o metashape com arquivos de 3 gb começou a travar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

@PauloCallegari

No gerenciador de tarefa é somente a aplicação que você ta usando que ta consumindo 100% ? Não tem nada mais que possa estar atrapalhando ? Consegue mandar um print ?

Não tem mas nenhuma aplicação consumindo, vou abrir novamente e fazer um print.

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, Natsu lgnell disse:

@Lenon_Fernandes @PauloCallegari Se não me engano não tem, somente as aplicações pesadas pelo que foi relatado.

 

Sim, isto mesmo

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, PauloCallegari disse:

Não tem mas nenhuma aplicação consumindo, vou abrir novamente e fazer um print.

adicionado 0 minutos depois

 

Sim, isto mesmo

 

Tá aí o print, somente o programa consumindo 100%

 

Gerenciador.jpg.6aadc85f1a7d8c12b82d15a5f8c2d57a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...