Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha de configuração: Ryzen 5 1400 com GTX 1070 ou Ryzen 5 1600 com RX 580?


Ir à solução Resolvido por Gustavo Bontorin,

Posts recomendados

  • Membro VIP

@rodrigoxm49 Ok.

 

@Gustavo Bontorin Vai depender dos games. No geral a 580 leva vantagem sobre a 1060, mas GTA5 por exemplo quem leva é a nVidia.

Agora, se tem a possibilidade de totalizar logo 16GB de RAM com esta mudança, vá de nVidia mesmo!

EU não pegaria cooler blower hein, mas aí é uma decisão sua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gustavo Bontorin disse:

Então pessoal de todas as opções citadas até o presente momento o melhor kit custo benefício/performance é o ryzen 1600 + RX 580 8 GB + 8 GB DDR4

 

Porém teria a possibilidade de Ryzen 1600 + GTX 1060 6gb + 16 GB DDR4

 

Mas ainda creio na primeira opção hehe  

Analiticamente a opção da 1060, como mostrei no vídeo onde compara-se 1060 com a 580, é a melhor. Não precisava nem dos 8GB a mais de RAM para sê-lo, mas com isto fica sem qualquer comparação superior. Já é sabido como mais memória RAM tem impactos interessantes em relação a redução do framerate, que é fundamental em jogos e também no mais eficiente uso do processador.

 

Claro que a gente quer por opinião onde não deveríamos, mas a verdade é essa. Seja qual for a escolha, a performance é similar de todo modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tu tem a chance de pegar 16gb só pega, é muito chato ficar com 8gb atualmente se tu tem computador pra ficar jogando.

A 1060 e RX 580 sao iguais, porém a 1060 come menos energia e é mais fria (nao é como se a RX 580 fosse um forno comparado com a 1060)

mas 16gb é indispensavel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a mudança conseguiria totalizar os 16 de ram, porém é a 1060 blower da zotac, estou na dúvida se vale a pena ou não, pós a GPU tem 2 GB de VRAM e a longo prazo pode fazer diferença, e a Memoria é mais fácil acrescentar

adicionado 12 minutos depois

@ataraxia_osu então sei que 16gb de ram fica bom e também sei que a GTX 1060 é boa, tem desempenho bacana, só tenho medo de perder desempenho comparado a RX 580 tanto atualmente como futuramente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tinha uma 580, roda tudo com um pé nas costas, mas para os games mais populares do momento, ela perde sim pra 1060. CS, PUBG, etc. E onde ela ganha, como no Apex, fica complicado por exemplo fazer stream (se for o seu caso). Mesmo com 2 GB a mais ela engasgava com o OBS studio. No geral elas empatam e onde uma ganha ou perde, a diferença é muito pequena e não faz diferença no dia a dia jogando.   

Eu troquei a minha por uma RTX 2060 e a placa da Nvidia se mostra bem mais madura para rodar multi aplicações do que a AMD.

E não recomendo uma 580  basicamente porque os jogos sempre são mais otimizados para a prima rica Nvidia e porque a 580 gasta bem mais energia.

Eu venho de uma longa linhagem de AMDs, estava usando plaquinhas do lado vermelho desde a as Radeon 4870, mas com as RTX no mercado não tem como indicar mais AMD sabendo que a Radeon VII não tem os mesmos recursos de RTX e nem vai ter tão cedo.

Já nos processadores, fiz o caminho inverso e estou em feliz com um Ryzen 2700.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, sdriver disse:

Eu tinha uma 580, roda tudo com um pé nas costas, mas para os games mais populares do momento, ela perde sim pra 1060. CS, PUBG, etc. E onde ela ganha, como no Apex, fica complicado por exemplo fazer stream (se for o seu caso). Mesmo com 2 GB a mais ela engasgava com o OBS studio. No geral elas empatam e onde uma ganha ou perde, a diferença é muito pequena e não faz diferença no dia a dia jogando.   

Eu troquei a minha por uma RTX 2060 e a placa da Nvidia se mostra bem mais madura para rodar multi aplicações do que a AMD.

E não recomendo uma 580  basicamente porque os jogos sempre são mais otimizados para a prima rica Nvidia e porque a 580 gasta bem mais energia.

Eu venho de uma longa linhagem de AMDs, estava usando plaquinhas do lado vermelho desde a as Radeon 4870, mas com as RTX no mercado não tem como indicar mais AMD sabendo que a Radeon VII não tem os mesmos recursos de RTX e nem vai ter tão cedo.

Já nos processadores, fiz o caminho inverso e estou em feliz com um Ryzen 2700.

nVidia tem uma arquitetura sem comparação superior a da AMD e uma das coisas que faz enorme diferença é o gerenciamento na alocação da memória, na arquitetura que isto envolve. Tem vários testes na gringa mostrando isso. Por isso eu não exitei em mencionar a 1060 como melhor opção, mesmo a 580 fazendo um bom trabalho em relação a performance, ainda que não em termos de eficiência.

adicionado 1 minuto depois
19 minutos atrás, ataraxia_osu disse:

se tu tem a chance de pegar 16gb só pega, é muito chato ficar com 8gb atualmente se tu tem computador pra ficar jogando.

A 1060 e RX 580 sao iguais, porém a 1060 come menos energia e é mais fria (nao é como se a RX 580 fosse um forno comparado com a 1060)

mas 16gb é indispensavel.

Eu só acho indispensável um certo exagero, mas é fato que 8GB é ali encostado no limite. Se não tiver um SSD, fica clara a diferença entre 8GB RAM e 16GB RAM mesmo. Mas acho que indispensável é forte. Ao menos para um sistema midrange como esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Gustavo Bontorin disse:

@sdriver acha que a GTX 1060 6 GB vai ter um desempenho bom? Comparado com a RX 580 8 GB acha que vale a troca no momento e futuro? (Não pretendo trocar tão logo)

O desempenho é praticamente o mesmo das duas placas. Não dá de levar muito em conta alguns testes que vemos porque quase ninguém que pensa em pegar uma placa entre essas 2  tem um processador top de linha. Então as diferenças ficam bem baixas.

Entre uma RX580 de 8 GB ou uma GTX 1060 de 6GB, eu ficaria com a GTX. Agora se for pra escolher entre a RX580  de 4 Gb e a GTX de 3  GB, a coisa muda de figura. A 580 é mais negocio porque a GTX tem diferenças na GPU que a tornam mais fraca alem de 3 GB de VRAM ser pouco pros jogos atuais e principalmente futuros.

 

É importante ficar claro que estamos falando aqui da memória de vídeo. Se o seu orçamento for baixo, desde que possa escolher entre a 580 de 8GB ou a GTX com 6 GB, pegue a mais barata para poder comprar os 16GB de ram.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gustavo Bontorin disse:

@rodrigoxm49 entao vamos ser mais específico para o presente e um futuro ainda pós não pretendo trocar a VGA logo em seguida em questão de FPS por exemplo uma GTX 1060 com 16 GB de ram terá desempenho melhor do que a RX 580 com 8 GB ???

Sim, terá. Eu estava tentando achar um vídeo alemão muito bom (com legenda em inglês) mostrando toda essa questão de memória, seja para alocação, seja de armazenamento e como isso influencia em jogos. Mas, é isso, resumindo, 16GB + 1060 6GB é a melhor escolha. Vai te dar mais frames sim. Mas não em todos os jogos, pois cai naquilo que já mencionei lá trás. Cada motor gráfico tem suas particularidades e são desenvolvidos para acessar determinada arquitetura de forma mais otimizada. E, como sabemos, é brutal a diferença de arquitetura entre chips gráficos AMD e nVidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, sdriver disse:

O desempenho é praticamente o mesmo das duas placas. Não dá de levar muito em conta alguns testes que vemos porque quase ninguém que pensa em pegar uma placa entre essas 2  tem um processador top de linha.

A maioria dos testes, especialmente esse que postei, entre essas placas, é feito com um processador top de linha justamente para reduzir o gargalo ao máximo que é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, rodrigoxm49 disse:

A maioria dos testes, especialmente esse que postei, entre essas placas, é feito com um processador top de linha justamente para reduzir o gargalo ao máximo que é possível.

Entao, ele vai usar com processador bem mais fraco, criando um gargalo medio/pequeno, que na pratica mata a diferença das 2 placas.

Eu também acho melhor a GTX, mas se a 580 estiver mais barata e ele precisa da grana pra colocar mais memória RAM, ai não tem muito o que pensar, pega a placa que estiver mais barata e mete 16 GB de ram. Qualquer uma das placas vai rodar tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, sdriver disse:

Entao, ele vai usar com processador bem mais fraco, criando um gargalo medio/pequeno, que na pratica mata a diferença das 2 placas.

Eu também acho melhor a GTX, mas se a 580 estiver mais barata e ele precisa da grana pra colocar mais memória RAM, ai não tem muito o que pensar, pega a placa que estiver mais barata e mete 16 GB de ram. Qualquer uma das placas vai rodar tranquilamente.

Perdão! Entendi mal. Sim, é verdade.

 

E no caso dele é o contrário. A 580 é 200 reais mais cara. A 1060 é mais barata e daria pra ele comprar mais memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Gustavo Bontorin disse:

@sdriver então seria no caso a GTX 1060 6 GB, essa que tenho em vista é uma zotac modelo blower.... Então acha que é bom negócio a GTX? Acha que fica bom com o ryzen 1600?

tem varios testes no youtube que voce pode conferir com o ryzen 1600 + rx580 e gtx1060, é so dar uma conferida. Mas sim, vai ficar otimo seu pc com qualquer uma das 2 placas, desde que tenha os 16 GB. Um amigo meu estava com uma config semelhante e 8 GB, ele estava tendo um monte de pequenos travamentos no PUBG. Depois que colocou mais 8 GB, resolveu por completo os problemas. E ele usa uma 1050TI.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gustavo Bontorin disse:

@rodrigoxm49 então seria mais jogo a GTX por conta da memória ram que seria maior, tendo em vista o desempenho dela como foi dito...para games atuais e os que estão por vir aguenta o tranco ? Hehe

E com o r1600 casa bem a GTX?

Sim, fique tranquilo quanto a esse casamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, sdriver disse:

tem varios testes no youtube que voce pode conferir com o ryzen 1600 + rx580 e gtx1060, é so dar uma conferida. Mas sim, vai ficar otimo seu pc com qualquer uma das 2 placas, desde que tenha os 16 GB. Um amigo meu estava com uma config semelhante e 8 GB, ele estava tendo um monte de pequenos travamentos no PUBG. Depois que colocou mais 8 GB, resolveu por completo os problemas. E ele usa uma 1050TI.

 

Isto! Eu ainda tô tentando achar esse vídeo no youtube. É muito bom, os caras mostram completamente como um sistema com 16GB e SSD rodam os jogos com frames bem mais estáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu iria de 1600 + 1060 + 16GB RAM, sem dúvida nenhuma (e olha que eu sou fanboy da AMD).

16GB de RAM é essencial hoje em dia se você quiser um gameplay mais fluido.
A questão não é mais frames, e sim os 1% lows serem mais altos.

Você pode clicar no link da minha assinatura para entender melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...