Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterCooler Castle 360MM fraco ?


Posts recomendados

Boa noite,

 

Acabei de instalar o WATER COOLER GAMERSTORM DEEPCOOL CASTLE 360RGB, e fui fazer testes de temperatura no Cinebench, e achei os resultados um pouco abaixo do que eu esperava.

 

Estou rodando meu Ryzen 2700x a 4.1 GHZ, e com o cooler box, a temperatura máxima foi de 73ºC (Com tampa lateral aberta) com tampa fechada, bate 79ºC, e após a instalação do WaterCooler temperatura máxima foi de 66ºC, ta correto isso ? Por ser um watercooler de 360MM, não devia dar um resultado melhor ?

 

A bomba desse Watercooler e de 3 pinos, e eu liguei na CPU FAN da placa-mãe, está correto ?

Todas as outras ventoinhas, foi ligado na CPU FAN2 da placa-mãe, interligadas, pelo adptador que vem junto ao watercooler.

 

OBS: Como faço pra controlar a rotação das ventoinhas ? Pois na placa-mãe deixei no modo TURBO, porém no HWMonitor, na parte de Fans PWM, não monstra nenhuma ativa.

E temperatura está oscilando demais em idle, só de mexer o mouse, sai de 35ºC p/ 46ºC em um instante, e fica nisso tempo todo.

O que pode ser isso ? Liguei algo errado ? 

Abaixo foto do gabinete e do HWMonitor

 

 

IMG-20190415-WA0014.jpg

IMG-20190415-WA0015.jpg

IMG-20190415-WA0016.jpg

IMG-20190415-WA0019.jpg

Cooler box.png

Watercooler.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UP.

 

Tentei ligar a bomba do watercooler no "AIO_PUMP", e meu PC não ligava mais, fica dando mensagem de erro.
"CPU FAN ERROR", pedia pra apertar F1 pra iniciar BIOS, lá vi que não tava habilitado o "AIO_PUMP", coloquei em AUTO e continuo com problema, voltei na BIOS, coloquei em PWM, e novamente deu erro, então voltei conector para o CPU FAN e PC ligou normalmente.

 

Pelo manual, posso ligar nas duas entradas? 

"AIO_PUMP" ou "CPU_FAN" ?

 

IMG-20190416-WA0000.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Entendi, os 3 cooler eu liguei no CPU_FAN2 e estão rodando.

A bomba, liguei no CPU_FAN

 

Porém tentei liga-la no "AIO_PUMP", e quando eu ligo o PC, aparece a mensagem de erro "CPU FAN ERROR", e meu PC não liga.

 

O conector da bomba e 3PIN que liguei no CPU_FAN.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother suas temps estão corretas e isso ai mesmo. 

Você esta usando sua cpu com um vcore máximo de 1.337 que um pouco alto.

Com isso as temps vão subir e segurar em full load a 66 graus e muito bom.

 

Apenas para nível de comparação o guru3d fez um teste da versão 240 com um i7 8700 operando a 4.8 com um vcore de 1.3

e as temps ficaram na casa dos 74 graus jogando para um vcore de 1.4 chegaram a 84.

 

Segue ai o link do teste.

 

Não tem pra onde correr muito sei que você esperava que as temps fossem cair mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Já fiz isso amigo, e continua dando o mesmo erro, "CPU FAN ERROR", isso antes de carregar o windows, e não tem como fazer nada, só volta ao normal, quando volto a ligar a bomba no CPU_FAN.

 

Não sei o porque disso.

 

@Lenon_Fernandes Entendi, eu estava usando o clock no AUTO com a tensão no AUTO também, porém oscila demais, da picos de 1.5V, e temperaturas ficam muito mais altas.

Então e porque em Idle com internet aberta, temp fica oscilando demais, e achei isso muito estranho, pois pagar um absurdo em um watercooler de 360mm, pra ficar com 50ºC em idle e fo....

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Puts, depender do RMA da ASUS to na mer...

 

Será que se eu ligar a bomba do Watercooler no "AIO_PUMP", e ligar as ventoinhas no CPU_FAN, ele reconheça e vai ?

Pois o erro que da e justamente o "CPU FAN ERROR", que parece ser que ele n reconhece nenhuma FAN no sistema principal, sei lá, chutei quem sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Wilian Guimarães disse:

Será que se eu ligar a bomba do Watercooler no "AIO_PUMP", e ligar as ventoinhas no CPU_FAN, ele reconheça e vai ?

Mas isso é o que seria normal. Lí um site gringo e lá afirmam que as SYS_FAN/CPU_FAN suportam 2A e a _PUMP suporta 3A, então é uma bela diferença. Como não uso Water cooler não sei como é a entrada de energia:é 3 ou 4 pinos? E tem o chanfro á prova de erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Wilian Guimarães disse:

@PedraX Puts, depender do RMA da ASUS to na mer...

 

Será que se eu ligar a bomba do Watercooler no "AIO_PUMP", e ligar as ventoinhas no CPU_FAN, ele reconheça e vai ?

Pois o erro que da e justamente o "CPU FAN ERROR", que parece ser que ele n reconhece nenhuma FAN no sistema principal, sei lá, chutei quem sabe.

CPU_FAN não pode ficar sem cooler. Você tem que ligar o cooler do WC. A bomba vai no AIO.

Se o erro persistir, verifique se tem como ignorar a mensagem pela BIOS. O problema é que o controlador RPM não vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Entendi, realmente 1A e muita coisa, entrada e 3 pinos e não tem como ligar errado, pois tem chanfro, e todas as entradas da placa-mãe, tanto a CPU FAN quanto AIO PUMP, são 4 pinos.

 

Estou mandando email para o suporte da asus p/ verificar o que poder ser.

adicionado 10 minutos depois

@Math.Pi Então eu ligo a bomba no AIO PUMP, e os cooler/fans no CPU FAN ?

Seria isso ?

 

E porque o controle PWM não ira funcionar ? Se os Fan's vão estar ligados no CPU FAN ?

Tenho 4 fans ligados em um adptador, e ele não da tamanho até a entrada da CPU FAN, vou tentar algo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Positivo, o que resta e fazer isso mesmo. Obrigado ai

adicionado 20 minutos depois

@Math.Pi Amigo, agora consegui ligar a bomba no AIO PUMP.

Ficou assim

 

Bomba do water cooler na entrada AIO PUMP

Fan's do water cooler na entrada CPU_FAN

 

Só as temps/ que não mudaram nada :(

no BF5 no modo Batle Royale estabiliza em 62ºC

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...