Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Produtos bomba: as piores escolhas de hardware para jogos em 2018, 2019 e 2020


Posts recomendados

Em 08/06/2019 às 09:23, Lost Byte disse:

Um produto que vejo como péssimo investimento são as placa-mãe A320. Único atrativo é o preço baixo, porém a longo prazo e pensando em upgrades, compensa muito pouco, fora a falta de possibilidade de OC. Tem gente que diz que um Ryzen 1600/2600 aguenta bem, mas mesmo assim perde um bom potencial.

Não sei se neste caso é mais pelo produto em si ou a falta de avisa ao consumidor. Único caso que vejo sendo indicado seria em PC de escritório/entrada com Atlhon ou Ryzen 3 (com iGPU), sem pensar em upgrade.

A320 é jogar uma das maiores vantagens da plataforma AM4, a possibilidade de upgrades, fora.

Se for pra economizar 100 reais agora para ter que gastar 600 lá na frente, não adianta nada entrar nessa plataforma, não seria custo-benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Coordenador

@Kleber Peters Quanto aos SSDs fico na dúvida. No caso dos HDs, o preço era literalmente o mesmo, com uma diferença minúscula de valor em relação ao produto mais barato, e a função atual deles é unicamente armazenamento bruto. Nos SSDs, contudo, entre um de 120GB e outro de 240GB, dependendo do modelo, a diferença pode variar por volta de R$50,00 a R$100,00. Nos modelos de entrada, isso pode representar um adicional aproximado mínimo de 50% sobre o valor do de menor capacidade. Não é desprezível e, para alguém que vai montar um computador de entrada, por exemplo, pode ser muito. Em termos de custo x benefício é indiscutível, mas não sei se eu chegaria a classificar como bombas. Mesmo porque muita gente só quer para instalar o sistema operacional.

 

Por sinal, os HDs de 500GB parecem estar desaparecendo do mercado. Só sobram os de notebook, basicamente.

 

@Bakura Ryo Irei adicionar notas sobre isso. Obrigado pela dica. Esses Core i3 desbloqueados sempre foram péssimas compras.

 

@Lost Byte @ClinkLinck @LuizMito Em termos de custo x benefício, o que vocês falaram é indiscutível, e tento sempre indicar placas B350 ou B450 quando possível. Porém, acho descabido classificar as A320 como bombas. Para alguém que tem pouco dinheiro, visando um computador de entrada, a única opção para entrar na plataforma pode ser uma placa A320. Ignorando a existência delas, a pessoa em questão ficaria impedida de pegar um kit AM4. Ou pode ser o caso de alguém que não quer gastar muito também. Eu tenho um computador secundário que minha irmã e namorada usam para jogar aqui em casa, e ele é equipado com um Ryzen 3 2200G e uma RX 570, com placa-mãe A320.

 

Eu não queria uma B350 ou B450, já que gastar ou pensar em upgrades futuros não era o objetivo. Peguei um kit upgrade barato em promoção na Pichau e resolvi o problema: bastou um gabinete antigo, um dos HDs de 1TB do meu computador, uma fonte PCYes! Shocker 400W e voilà, um belo computador para jogos gastando quase nada. A RX 570 apareceu depois por míseros R$580,00, aí não deu para recusar. Esse é um computador que sei que não irá receber outros upgrades.

 

Discordo completamente em dizer que não vale a pena entrar na plataforma se for pegar uma A320. Adianta totalmente entrar na plataforma se essa for a solução possível. Que outra opção o usuário em questão teria? Investir em FX? Intel de 7ª ou 8ª Geração (Celeron, Pentium, Core i3)? Nem todo mundo pode (ou quer) ir além de um Athlon 200GE ou Ryzen 3 2200G...

 

@superbo220 Obrigado pelo elogio! A ideia é atualizar sim.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@LuizMito Você pode dizer que as placas A320 não representam bom custo x benefício e eu vou concordar. Não são mesmo e muitas vezes não fazem sentido. Mas nem tudo gira em torno de custo x benefício. Bomba mesmo seria uma pessoa com orçamento apertado - buscando um computador de entrada - deixar de pegar um kit AM4 e acabar, por exemplo, pegando um FX ou Celeron da vida porque não poderia investir em uma B350. As placas A320 têm sua razão de existir. A mesma coisa vale, de certa forma, para as placas "H" da Intel.

 

E, por sinal, um Ryzen 5 1600 ou Ryzen 5 2600, por exemplo, funciona sem problemas em uma A320 simples com o mínimo de refrigeração adequada. O que não dá é para passar disso. Então nem em termos de potencial de upgrades vai ficar totalmente capado. Mas, sim, uma pessoa que pode/quer pagar por um Ryzen 5 provavelmente pode pagar por uma placa B350 ou B450 e nesse caso a A320 perde totalmente o sentido. Já para outra pessoa que vai pegar um Athlon 200GE ou Ryzen 3 2200G pode ser a única opção. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

Como disse antes, as A320 não sei se é enquadrada como produto bomba ou simplesmente é um produto que a pessoa é parcialmente enganada quando não entende a finalidade e limitações dela. Meio que se encaixa da mesma maneira que o 2400G, onde pode ser bomba em certas situações. Enfim, fica na real sendo um produto em cima do muro. É complicado. 😅

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lost Byte Nego não me pegava H110, H310, e me tacava um 7700K, 8700K?
É a mesma coisa.
 

Eu não qualificaria A320 nem pra 6 núcleos, ela aguenta "naquelas". E o cara me taca num gabinete positivo sem refrigeração e com fonte bomba, aí que o negócio pega fogo... rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

Vai ter sempre aquele cara que vai querer botar um CPU topo de linha em uma mobo de entrada que capa tudo em nome da pão durisse achando que vale a pena mesmo com menos desempenho... Consequentemente vai ter muitos outros pensando que este individuo fez bem no aperto do dinheiro. Não vejo problema nestes casos, desde que o comprador tenha em mente o que está fazendo (o que é raro).

Concordo plenamente na questão do lado Intel quanto as placas H*10. Depois os caras criam um tópico dizendo que o PC apresenta gargalo ou que não roda que nem nos testes e vídeos...

Seja como for, vou evitar sempre que possível recomendar este tipo de combinação.

 

10 horas atrás, Phoenyx disse:

E o cara me taca num gabinete positivo sem refrigeração e com fonte bomba, aí que o negócio pega fogo... rs

E o resultado:

Spoiler

 

 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

13 - Gabinetes com fonte na parte superior e painel frontal completamente fechado:

 

Li e fiquei curioso. Cheguei em casa e fiz alguns testes, pois uso um Cougar Panzer Evo. Fiz 3 testes de 30 minutos cada, rodando Stress de CPU: Gabinete fechado normal, Sem vidro da frente, Sem vidro na Frente e sem vidro Lateral. Diferença de temperatura da CPU deu 0,5 ~1 grau com ele totalmente aberto. Só tirando o vidro da frente não mudou a temperatura. O processador é um [email protected], Cooler Noctua D15, 3 Fans de 140 na Frente, dois de 140 em cima. No caso desse gabinete realmente não faz diferença esse vidro da frente. Ele tem bastante espaço nesse vidro frontal, cabe dois dedos e e o vidro não é totalmente fechado, tem bastante espaço para entrar ar. Então esse ponto 13 deve ser a norma para a grande maioria de gabinetes, mas existem exceções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, André Antunnes disse:

13 - Gabinetes com fonte na parte superior e painel frontal completamente fechado:

 

Li e fiquei curioso. Cheguei em casa e fiz alguns testes, pois uso um Cougar Panzer Evo. Fiz 3 testes de 30 minutos cada, rodando Stress de CPU: Gabinete fechado normal, Sem vidro da frente, Sem vidro na Frente e sem vidro Lateral. Diferença de temperatura da CPU deu 0,5 ~1 grau com ele totalmente aberto. Só tirando o vidro da frente não mudou a temperatura. O processador é um [email protected], Cooler Noctua D15, 3 Fans de 140 na Frente, dois de 140 em cima. No caso desse gabinete realmente não faz diferença esse vidro da frente. Ele tem bastante espaço nesse vidro frontal, cabe dois dedos e e o vidro não é totalmente fechado, tem bastante espaço para entrar ar. Então esse ponto 13 deve ser a norma para a grande maioria de gabinetes, mas existem exceções.

Quando falam de painel frontal completamente fechado, são aqueles que não tem aberturas para dissipação nas laterais desse painel, que não é o caso do Cougar Panzer Evo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ClinkLinck disse:

Quando falam de painel frontal completamente fechado, são aqueles que não tem aberturas para dissipação nas laterais desse painel, que não é o caso do Cougar Panzer Evo.

Entendi. Eu realmente nunca vi outros modelos com esse vidro na frente. Achei que seriam parecidos porque é estranho ter uma Fan ali e nenhuma entrada de ar. Mas pelos relatos existem esses projetos medonhos de engenharia no mercado. Tem que ficar atento. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@André Antunnes Tem gabinete com fan colado no vidro e sem nenhuma ranhura para refrigeração.
Adaptação tosca pra pegar os "gamers RGBzistas" que se esquecem que a função primária do fan é ventilar e não luzinhas piscantes.

 

São gabinetes no geral ultrapassados (foram adaptados, você ainda vê a furação das baias de CD por exemplo) e reaproveitados pra esta galera menos antenada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 09/08/2019 às 11:10, ClinkLinck disse:

Quando falam de painel frontal completamente fechado, são aqueles que não tem aberturas para dissipação nas laterais desse painel, que não é o caso do Cougar Panzer Evo.

Sabe me dizer onde o Redragon Jetfire se encaixa nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sorack disse:

Sabe me dizer onde o Redragon Jetfire se encaixa nisso?

image.thumb.png.393cdce79153522312c7c3780d6df05d.pngComo pode ver (na parte em verde) não tem nenhuma entrada de ar.
Em amarelo tem uma entrada de ar minúscula. Do que adianta ter 3 fans frontais se só a fan de baixo vai conseguir puxar ar (e minimamente)?

Digo que se encaixa na descrição de "bomba".

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ClinkLinck disse:

image.thumb.png.393cdce79153522312c7c3780d6df05d.pngComo pode ver (na parte em verde) não tem nenhuma entrada de ar.
Em amarelo tem uma entrada de ar minúscula. Do que adianta ter 3 fans frontais se só a fan de baixo vai conseguir puxar ar (e minimamente)?

Digo que se encaixa na descrição de "bomba".

Tem alguma sugestão de gabinete "bonitão" mais ou menos nesse estilo por até esse valor aí que não seja bomba? hahaha eu vi uns abertos mas são bem mais caros e não sei se é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 11 meses depois...
13 minutos atrás, Hugo Reblin disse:

Enfim, bom post pra quem vai comprar peças em 2020 ou comprou em 2019, mas inútil pra quem comprou em 2018(um ano q nem deveria ter sido incluso).

Mal que eu lhe pergunte, por acaso você tem algum das peças bomba descritas e comprou em 2018? 😅

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shaman93 disse:

Mal que eu lhe pergunte, por acaso você tem algum das peças bomba descritas e comprou em 2018? 😅

Tinha a GTX 1050 ti, e vendi a pouco tempo por um preço maior do q paguei, olha q paguei caro em 2018 porque os preços estavam em alta, mas menos do que agora.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...