Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador I7 4970k super aquecendo


Posts recomendados

Pessoal, estou com a setup abaixo desde Março de 2015:

 

MSI ATX DDR3 2600 LGA 1150 Motherboards Z97-G45 GAMING

Kingston HyperX FURY 8GB Kit (4x4GB) 1600MHz DDR3 CL10 DIMM - Blue (HX316C10FK2/8) = TOTAL 16GB

Gigabyte GeForce GTX 970 Overclocked GDDR5 Pcie Video Graphics Card, 4GB

Samsung 850 EVO 250GB 2.5-Inch SATA III Internal SSD (MZ-75E250B/AM)

Intel Core i7-4790K Processor (8M Cache, up to 4.40 GHz) (BX80646I74790K)

Fonte: Fonte Seasonic 520w S12ii-520w 80 Plus Bronze

Gabinete White Tiger

image.png.fd1ba99882fa323333df174f9baa4d25.png

 

 

Eu nunca tinha feito manutenção, nem limpeza, nem troca de pasta. Tinha parado de jogar CS GO por um ano. Resolvi voltar a jogar no final do ano passado e não consegui alcançar a patente que eu era (patente máxima: global elite). Comecei a perceber que o computador estava dando uns fps drops e isso estava prejudicando muito minha jogabilidade. No geral o o jogo rodava a 250fps mas quando tem tiroteio ou algumas coisas a mais para renderizar na tela o jogo da uma leve travada e isso acontece muito frequentemente (de 10 em 10 segundos).

 

Levei num técnico e ele realizou toda a manutenção e me devolveu o PC. Realmente estava com muito sujeira). Deu uma melhorada mas não está do jeito que era antes (nos primeiros anos que comecei a usá-lo). Desativei a opção de C States na BIOS e o FPS DROP foi resolvido, todavia o computador deu tela azul em 3minutos de jogo.

 

Segui um tutorial de otimização de pc gamer no Youtube e testei por 2 dias (não altera BIOS/OC, apenas configura Windows para trabalhar em modo de desempenho).

 

Detalhe: nesses 4 anos que tenho esse PC, nunca tive problema com tela azul ou desligamento por super aquecimento. Sempre funcionou normal, com exceção dos FPS drops que começaram de um tempo para cá.

 

Por curiosidade, resolvi monitorar a temp do meu PC (coisa que nunca fiz antes nesse PC). Segue abaixo:

 

Apenas com Chrome e Spotify aberto:

image.thumb.png.14d8f810ccffd5cc3a8bdda9caf1e448.png

 

Após jogar uma partida de CS GO:

image.thumb.png.00273345344438127275943011a09289.png

 

Na print-screen não tem a GPU, mas bateu 79º. Liguei para o técnico que deu manutenção no meu PC e ele disse que isso é normal. Acabou me dando desconfiança.Por isso estou pedindo a ajuda de vocês.

 

Realizei algumas pesquisas em inglês e aparentemente esse processador esquenta muito mesmo. Muitas pessoas reclamando em fóruns. Alguns com solução, outros sem.

 

Como vocês puderam ver acima, acabei não comprando um cooler especial. Estou usando o que veio no processador. Isso foi um erro? Quando montei esse PC, criei um tópico aqui e me sugeriram comprar um Cooler melhor apenas se fosse fazer OC.

 

Qualquer dica ou ajuda que puderam dar, serei muito grato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ronalduhhh Seu problema é temperatura. Quando o processador bate 100 graus, ele desliga/tela azul. É um mecanismo de defesa para não queimar o mesmo. 

Essa linha da intel costuma aquecer muito mesmo.

 

Solução é simples. Compre uma pasta térmica Artic Silver ( de prata ) e um boom aircooler com pelo menos 6 heatpipes.

 

Em relação a temperatura da GPU, está normal.

 

Agora caso deseje ainda mais abaixar a temperatura, pode-se fazer um Delid.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ronalduhhh

 

Acho difícil ter o mesmo rendimento, pois o jogo atualiza.. Naturalmente, vai ter alguma perda..

 

Bom, o cooler box da Intel é medonho.. Pra uma CPU dessas, deveria ter mesmo comprado outro melhor.. Eu tenho um 4570, que é mais simples que o seu e vi necessidade disso.. Sendo cooler box e jogando CS, que puxa mesmo da CPU, soa normal mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda digo que pode estar ainda mais quente durante o jogo. Utiliza o MSI afterburne para saber.

 

Outra coisa, cuidado com esses tutoriais de youtube pois tem muito falastrão por ai.

 

O C states estava habilitado antes ? Não vejo razão para desativar, o micro tem que se comportar corretamente com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aeonflux513 Oloko, PC tem 4 anos. Gastei cerca de R$4500 nele. Trocar pra que, se ainda roda CS GO, PUBG e Dota2? No caso de cooler, poderia me falar um bom que solucionasse meu problema garantido?

 

@lnpott Não desliguei não. Desativei e fiz o teste. Deu tela azul, aí eu ativei ele novamente.

 

@Matheus Malvezi Caso eu queria um dia montar um PC novo, poderia me falar um Cooler que garantiria o resfriamento num novo processador atual para que lá na frente eu não tenha que comprar um novo novamente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou em dúvida entre comprar Cooler Master 212 EVO ouCorsair H100i V2 Hydro.

 

CM 212 é menos que metade do preço. Como eu disse acima, as temps da CPU estão  100ºC.

 

 

Será que um CM 212 resolve a parada?

 

 

Se tiverem outra sugestão de custo benefício.. dá um help!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ronalduhhh Sinceramente tenho um 212x e simplesmente ele é magnifico. Talvez não tão bom quanto um WC mas já melhorou e muito quando tinha o A10 7850K(forninho).

 

Fiz overclock para 4.4, com 1.45v de vcore. Só não fica estável porque o VRM era uma titica, só quis testar mas mesmo assim a temperatura baixou incríveis 15°C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, resolvi fazer um undervolt e percebi uma queda de 15ºC durante os jogos.

 

No testes de stress nada mudou, sempre alcança o pico de 100ºC e da Throttling.

 

Eu realizei as configurações pelo  Intel(R) Extreme Tuning Utility.

 

Default:Default.thumb.jpg.33fd9c999cf9cfbe8025b0d7aa1fd722.jpg

 

 

Minhas alterações destacadas em amarelo:Undervolt.thumb.jpg.f4705257086822f15f1f3be37a1997d8.jpg

 

Alguém com experiência em undervolt saberia me dizer se esses valores causaram algum tipo de instabilidade/dano na CPU? Outra coisa, seria melhor realizar as alterações na BIOS ou por esse programa mesmo? teria alguma diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ronalduhhh

 

Undervolt causa instabilidade apenas se abaixar demais.. Só isso.. Excesso de tensão é que tem perigo, não o contrário..

 

Se abaixou 15ºC em jogos, esse é o resultado que deve levar em conta, pois teste de estresse, leva o uso da CPU bem além de qualquer jogo.. Trocou o cooler ou é o box ainda? E quanto de Vcore tava sendo aplicado antes??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda está o cooler box mas em breve estarei com um Noctua DH15 em mãos. Só estou vendo se ele cabe no meu gabinete tiger branco (se alguém souber, me falar por favor). 

 

Sobre o VCore, eu alterei o Core Voltage Offset de 0 para -0,05V apenas isso.

 

Pelo HWMonitor, minha tensão está assim:

 

image.png.78f12545d50c68d4c9d78c12428cd3b6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Senhores, boa tarde.

 

Acabei comprando o wc corsair h80i v2 mesmo porquê o de dois ventiladores 120mm não cabia no meu gabinete. Vai chegar essa semana.

 

Meu gabinete tem uma fan que veio com o gabinete (PC Yes) na parte de trás jogando ar para fora e tem furinhos no teto. Estou pensando em manter essa fan e instalar o ventilador do cooler corsair no teto junto com o radiador mesmo. Dessa forma ficaria um esquema pull.

 

Estive pensando em fazer um esquema push-pull. No caso eu compraria duas fans e colocaria na parte frontal do gabinete como ventilador assoprando o ar para dentro. Isso me custaria R$114 se comprasse o produto abaixo:

https://www.kabum.com.br/produto/19459/cooler-fan-aerocool-en55413-12cm-shark-black-edition-

 

Alguém sabe me dizer se essa fan é boa e se valeria a pena o investimento? R$

 

Porquê se for pra baixar apenas 2ºC pagando R$114 eu nem quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A página do gabinete não é muito clara, mas quantos FAN estão instalados? tamanho/posição.

Quantos FAN ainda podem ser instalados?tamanho/posição

Quanto ao FAN, pelo preço não compraria porque ele é muito fraco em capacidade de CFM e o preço está muito alto  porque nem é PWM.

Recomendo procurar por AKASA Viper ou Apache. Tem outras marcas tb, mas com PWM por esse preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, PedraX disse:

A página do gabinete não é muito clara, mas quantos FAN estão instalados? tamanho/posição.

Quantos FAN ainda podem ser instalados?tamanho/posição

Quanto ao FAN, pelo preço não compraria porque ele é muito fraco em capacidade de CFM e o preço está muito alto  porque nem é PWM.

Recomendo procurar por AKASA Viper ou Apache. Tem outras marcas tb, mas com PWM por esse preço.

Tem apenas um Fan na parte de trás jogando ar para fora. Não sei se tem espaço para instalar outros fans.. isso eu posso mandar um email para a PC Yes. 

 

Percebi que com o gabinete fechado a CPU bate 100ºC. Com ele aberto fica em 70ºC.

 

Pelo visto meu gabinete é muito podre. Tenho duas opções. instalar 3 fans e fazer um push pull ou comprar um gabinete decente. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai precisar dar uma desmontada no gabinete para olhar lá dentro.

O site é muito ruim mesmo, mas pelo que eu ví em um vídeo no youtube é um frontal, um traseiro e um de topo, mas você deve conferir os tamanhos(coloque uma régua e meça a distancia entre os furos que vão os parafusos).

O problema é que o FAN original é fraquinho mesmo. Aconselho a comprar os AKASA(tem outra marca, mas não lembro), preste atenção no fluxo de ar na ficha(cada CFM é 28 litros/minuto de ar,mais ou menos). Quando tem 4 pinos tem PWM, ou seja pode ter a rotação controlada na placa-mãe conforme a necessidade de refrigeração.

O certo mesmo é procurar um gabinete com pelo menos 5 FAN(e possibilidade de FAN de 140, com FAN de topo e se possivel na base tambem, porque com a tendencia de colocar lateral acrilica o fluxo de ar é tipo "cruzada", frente/trás, fundo/topo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, PedraX disse:

Vai precisar dar uma desmontada no gabinete para olhar lá dentro.

O site é muito ruim mesmo, mas pelo que eu ví em um vídeo no youtube é um frontal, um traseiro e um de topo, mas você deve conferir os tamanhos(coloque uma régua e meça a distancia entre os furos que vão os parafusos).

O problema é que o FAN original é fraquinho mesmo. Aconselho a comprar os AKASA(tem outra marca, mas não lembro), preste atenção no fluxo de ar na ficha(cada CFM é 28 litros/minuto de ar,mais ou menos). Quando tem 4 pinos tem PWM, ou seja pode ter a rotação controlada na placa-mãe conforme a necessidade de refrigeração.

O certo mesmo é procurar um gabinete com pelo menos 5 FAN(e possibilidade de FAN de 140, com FAN de topo e se possivel na base tambem, porque com a tendencia de colocar lateral acrilica o fluxo de ar é tipo "cruzada", frente/trás, fundo/topo)

Enviei um email para a PCYes pedindo os detalhes das FANs compatíveis e onde instalar.

De qualquer forma, o que eu pretendo fazer é instalar um FAN boa na frente empurrando o ar para a parte traseira, instalar uma FAN no topo empurrando o ar para fora e instalar um WC Corsair h80i v2 na traseira puxando o ar de dentro para fora. Pela sua experiência, você acha que esse modelo resolveria meu problema? Não sei se poderia devolver o WC depois. de instalado.. Lembrando que com a tampa lateral minha CPU bate 100ºC. Sem a tampa chegou à 70ºC.

 

Outra forma seria vender o gabinete e comprar um melhor e partir para um Corsair h100i v2 ou um Notcua DH15. Mas eu só gostaria de gastar esse dinheiro se fosse necessário mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adiantará trocar o cooler de CPU se não for resolvido o fluxo de ar(precisa ter como tirar o ar quente de dentro do gabinete). Se a compra é recente pergunte á loja se ainda permitirão a troca  de gabinete porque foi um valor alto pela configuração.

No seu lugar tentaria trocar os FAN primeiro, como disse um bom cooler tem até 80CFM e o instalado não dá nem metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...