Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, 

estou a desenvolver o jogo das damas em c# usando o visual studio 2017 e programando usando o MVC.

Eu ja fiz 4 views uma para ser a principal em que o jogador escolhe jogar ou registar, outra para o registo, para efectuar o login e uma para o tabuleiro.

na view do tabuleiro eu vou colocar uma pictureBox para aparecer o tabuleiro e queria colocar as peças sobre ele e po-las a mexer.

As peças pensei em usar pictureBox tambem, mas nao sei se posso mover pictureBoxs nem sei bem como fazer isso alguem me pode ajudar? 

Postado

Olá, você pode sim mover uma PictureBox e é bastante simples.

pictureBox.Location = new Point(X, Y);

Entretanto terá que usar várias delas para desenhar o tabuleiro mais as peças, talvez seja mais trabalhoso, recomendo você dar uma olhada na biblioteca GDI+, que é a biblioteca gráfica padrão do C#, onde você poderá renderizar o tabuleiro e as peças utilizando apenas uma forma. 

Caso queira saber mais, existe um tutorial bastante completo da própria Microsoft sobre o assunto neste link.

Espero ter ajudado.

Postado

@Gabferreira ola obrigada, então eu ja criei o tabuleiro usei varias pictureBox como o exemplo que o meu professor deu, então ele usa uma string posição para mover as peças que busca diretamente a localizaçao onde estão guardadas no pc quando abre o tabuleiro. Ou seja sao pictureBox tambem.

Entao eu estou a pensar fazer da mesma forma usar pictureBox com as peças mas que aparecam so quando o tabuleiro é aberto, e não na view.

agora a minha duvida é, eu quero usar a classe Point para poder mexer com as peças, como é que faço isso? 

o meu tabuleiro esta assim:

Capturar.thumb.PNG.7bd993a361a22e02d41d85c5c020f1fd.PNG

o utilizador na posicaçao que é uma textbox vai inserir a posicao em q quer jogar a peça mas como é q eu faço isso no codigo usando a classe point?

Postado
1 hora atrás, _rsd_17 disse:

@Gabferreira ola obrigada, então eu ja criei o tabuleiro usei varias pictureBox como o exemplo que o meu professor deu, então ele usa uma string posição para mover as peças que busca diretamente a localizaçao onde estão guardadas no pc quando abre o tabuleiro. Ou seja sao pictureBox tambem.

Entao eu estou a pensar fazer da mesma forma usar pictureBox com as peças mas que aparecam so quando o tabuleiro é aberto, e não na view.

agora a minha duvida é, eu quero usar a classe Point para poder mexer com as peças, como é que faço isso? 

o meu tabuleiro esta assim:

Capturar.thumb.PNG.7bd993a361a22e02d41d85c5c020f1fd.PNG

o utilizador na posicaçao que é uma textbox vai inserir a posicao em q quer jogar a peça mas como é q eu faço isso no codigo usando a classe point?

Você pode, ao invés de utilizar uma TextBox para indicar a posição da peça, move-la diretamente com o clique do mouse, como todas as casas são PictureBox, você pode utilizar o evento Click.

private void destinoPeca_PictureBox_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            //PictureBox que representa a casa para onde a peça irá se mover.
            PictureBox destinoPeca = (PictureBox)sender;

//Você pode colocar a peça na mesma localização da picturebox da casa, utilizando a propriedade Location que é um Point;
            peca_PictureBox.Location = destinoPeca.Location;

//Ou você pode coloca-la em um novo Point que contenha as mesmas coordenadas da casa para onde a peça irá se mover. 
            peca_PictureBox.Location = new Point(destinoPeca.Location.X, destinoPeca.Location.Y);
        }

Assim, ao clicar em cima da PictureBox da casa no tabuleiro, a peça será movida para a mesma localização dela.

Postado

@Gabferreira Ao usar o click para mover todas as peças tenho que fazer para todas elas esta função?

private void destinoPeca_PictureBox_Click(object sender, EventArgs e){}

o que é a peca_PictureBox.Location ? 

Como é que eu sei para onde as mover? o utilizador vai jogar com o rato mas tenho que restringuir para onde as pode mover, ou seja tenho que indicar no codigo as unicas posiçoes para onde pode mover

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!