Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulagem de corrente em Fonte de bancada


Visitante

Posts recomendados

Tenho um Trafo toroidal de 40V/10A e estou querendo montar uma fonte para a conclusão da matéria no curso, encontrei um esquema interessante, notei que apesar de o esquema descrever ser de 0 a 40V e 0-4A, os 2N3055 suportam 10A, preciso fazer alguma alteração além de adicionar mais capacitores na filtragem para ter a regulagem de 0-10A?

FonteElektor-0-40V_0-4A-esquema.pdf FonteElektor-0-40V_0-4A-placa.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, jowtromundo disse:

Tenho um Trafo toroidal de 40V/10A e estou querendo montar uma fonte para a conclusão da matéria no curso, encontrei um esquema interessante, notei que apesar de o esquema descrever ser de 0 a 40V e 0-4A, os 2N3055 suportam 10A, preciso fazer alguma alteração além de adicionar mais capacitores na filtragem para ter a regulagem de 0-10A?

FonteElektor-0-40V_0-4A-esquema.pdf 80 kB · 0 downloads FonteElektor-0-40V_0-4A-placa.pdf 154 kB · 0 downloads

Eu mudaria a retificação para uma ponte de diodos do tipo kbpc com um dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jowtromundo Algumas observações. O circuito original é para um transformador de 33 VAC o que depois de retificado vai dar 46 VCC. Com um transformador de 40 v depois da retificação já vai para 56 volts. Vamos supor que no circuito original você regule a saída para 5V e drene 4A. Você vai ter uma dissipação  de calor dos transistores de 41V*4A = 164 Watts o que já não é pouco. Agora com o circuito modificado regulando também para 5V você vai ter 51V*10A = 510 watts de dissipação. Claro que o transformador vai "arriar" um pouco e essa potência vai cair. Mas mesmo assim haja dissipador e ventoinha para esfriar isso. Sem falar no desperdício de energia. Eu quando trabalho com reguladores série variáveis  costumo colocar uma chave para alterar a tensão de saída do transformador, quer seja usando o center tap dele ou até mudando a ligação no primário dele para 220 volts e ligando no 110/127. Quando não preciso de uma tensão alta na saída deixo a chave na posição que mantenha a tensão do transformador pela metade. Você pode até projetar um sistema com um relê que mude a ligação do transformador conforme a necessidade de tensão na saída. Quanto ao limite de corrente ele é controlado pelo IC3 (741) que quando a saída for baixa vai cortar a corrente de base do TIP41 através do D5. Se a fonte não chegar nos 10 amperes você vai ter que abaixar um pouco o valor de R15. Agora pense se não vale a pena comprar um transformador mais fraco. Um transformador toroidal de 40V por 10 amperes (acredito que seja até de 40+40) deve ser um transformador feito para ser usado em um amplificador de potência classe AB que não necessita de fonte estabilizada. Na minha bancada tem 3 fontes, uma de 0 a 30 V por 2 amperes, uma fonte ATX de computador para altas correntes de 5 e 12 volts e uma que usa um transformador de 35+35 V de uns 6 Amperes não estabilizada. Ela tem um soquete de lâmpada para colocar uma lâmpada incandescente em série com o primário para limitar a corrente de saída. Mudando a ligação do primário e do secundário do transformador consigo diversas tensões de saída, consigo desde alimentar placas de amplificadores de potência para fazer testes com a placa fora do chassis até usa-la para carregar a bateria do carro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De 4 a 5 Amperes e com tensão ajustável desde 1,5 até algo como 20 Volts é mais do que suficiente para a enorme maioria dos trabalhos na bancada. Eu optei por fazer duas dessas e dai se quiser, combinando, posso arranjar para que elas entreguem de 3 a 40 Volts @5A ou de 1,5  a 20 Volts @ 10A ou para compor fonte de +-1,5 Volts até -20 a +20 Volts simétrica.

Ou seja, duas fontes baratas mais muito versáteis..

 

Olhe ai como fiz ela...  Simplifique ainda mais, elimine o que não for necessário:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/913051-fonte-ajustável-para-bancada-uma-visão-diferente/

 

 

Não compre transformador mas sim uma boa fonte para notebook ou uma fonte industrial como essa dai e pronto, simplifica um monte a tarefa.

https://www.techmakers.com.br/fontes-industriais/24v/5a-120w/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jowtromundo Parece que sim, mas me parece um circuito um tanto complicado. Até precisa de mais um transformador para alimentar os CIs, não se usa isso mais. Como o Faller mostrou existem circuitos muito mais simples que cumprem a mesma função ou até melhor. No link que o Faller postou ele mostrou como usar uma fonte chaveada para substituir o transformador e os diodos e fazer a fonte mais leve. Funciona muito bem, o Lm338 vai eliminar qualquer "ripple" da fonte chaveada. Agora como é trabalho de fim de curso talvez você queira realmente colocar um transformador normal, os diodos e o capacitor. Tem agora esses voltímetros com ou sem amperímetro pra dar uma incrementada no visual, não são super precisos mas quebram bem o galho. Bem voltando ao assunto, circuitos como esses tem de tonelada na internet e aqui mesmo no Clube do Hardware, com regulagem por amplificador operacional, com o LM317T turbinado com um ou mais transistores em paralelo, o próprio Lm338 (embora parece que é um pouco mais difícil de achar que o Lm317), com proteção por shunt de corrente fixa ou regulável. Na realidade quando eu fiz o curso técnico de 1981 até 85 foi tarefa de laboratório montar uma fonte com Lm317T, 1.25 até 30V , 1.5 ampere. Eu caprichei na minha, coloquei até um voltímetro analógico (que na época custou mais caro que a fonte inteira). Desde então foi minha fonte de bancada, nunca precisei de mais corrente do que isso. A maioria dos protótipos que montei funcionava com 5, 12, 9 ou 15 volts. O limite de corrente de 1,5 ampere sempre foi o suficiente para evitar maiores catástrofes. Às vezes senti falta da fonte negativa quando usava operacionais mas eu catava uma fonte qualquer, colocava na própria protoboard um resistor de 1k ou 2k de 2w e um zener e pronto ou um 79xx, as vezes até uma pilha de 9 volts. Talvez seja por eu trabalhar mais com áudio. Toda vez que eu precisava de mais corrente era porque eu estava lidando com um amplificador de 50w pra cima, aí já usava um transformador próprio com uma lâmpada em série, quatro diodos e dois capacitores que já ficavam numa placa, eles iam trabalhar com uma fonte simétrica não estabilizada mesmo, geralmente no mínimo 30+30V. Voltando à sua fonte, uma vez achei uma na net que achei muito interessante:927170083_fonteajustavel2020.thumb.png.4cdc9e9e909b08c43bc95d1410661d14.pngÉ para 1 ampere mas basta diminuir um pouco os resistores de fio  de 1 ohm para aumentar o limite de corrente  ou até colocar um potenciômetro em paralelo com eles com o cursor para a base de Q2/Q4 para ter um limite variável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Às vezes senti falta da fonte negativa quando usava operacionais mas eu catava uma fonte qualquer, colocava na própria protoboard um resistor de 1k ou 2k de 2w e um zener e pronto ou um 79xx, as vezes até uma pilha de 9 volts

Durante um bom tempo eu também fiz desse jeito. 

Há pouco tempo, criei coragem pra enrolar um trafo e montar uma fonte do meu gosto. É simétrica e pode fornecer até mais ou menos 30V com 4 amperes. Além de uma saída com 5V fixos e outra de 12V sem regulador para coisas mais brutas. 

No esquema da fonte e no texto acima se nota algumas "frescuras" de minha parte. Isso é mais por que eu gosto tanto de montar essas coisas que acabo complicando o negócio. 

Claro que o que eu quis trazer foi a ideia da fonte em si, o circuito do voltímetro é o de menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Faz tempo que eu estou pra montar uma fonte nesses moldes. Aliás projetos é que não faltam na minha cabeça. Mas minha vida tá de pernas pro ar, separado, morando sozinho, com uns problemas de saúde chatos, minha mãe de 76 anos morando a 200 km de distância e eu ainda viajo pra tocar nos finais de semana, fora o apoio técnico que dou para o equipamento da banda. Acaba que aquilo que tá funcionando razoavelmente vai ficando do jeito que está. Minha fontezinha de estimação tem trafo de 24+24 e só dois diodos, basta pendurar mais dois, um capacitor e um 79xx pra ter a saída negativa.  Mas como a lista de coisas atrasadas tá enorme e só cresce, a saída negativa vai ficando na base da gamb...kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

@jowtromundo Parece que sim, mas me parece um circuito um tanto complicado. Até precisa de mais um transformador para alimentar os CIs, não se usa isso mais. Como o Faller mostrou existem circuitos muito mais simples que cumprem a mesma função ou até melhor. No link que o Faller postou ele mostrou como usar uma fonte chaveada para substituir o transformador e os diodos e fazer a fonte mais leve. Funciona muito bem, o Lm338 vai eliminar qualquer "ripple" da fonte chaveada. Agora como é trabalho de fim de curso talvez você queira realmente colocar um transformador normal, os diodos e o capacitor. Tem agora esses voltímetros com ou sem amperímetro pra dar uma incrementada no visual, não são super precisos mas quebram bem o galho. Bem voltando ao assunto, circuitos como esses tem de tonelada na internet e aqui mesmo no Clube do Hardware, com regulagem por amplificador operacional, com o LM317T turbinado com um ou mais transistores em paralelo, o próprio Lm338 (embora parece que é um pouco mais difícil de achar que o Lm317), com proteção por shunt de corrente fixa ou regulável. Na realidade quando eu fiz o curso técnico de 1981 até 85 foi tarefa de laboratório montar uma fonte com Lm317T, 1.25 até 30V , 1.5 ampere. Eu caprichei na minha, coloquei até um voltímetro analógico (que na época custou mais caro que a fonte inteira). Desde então foi minha fonte de bancada, nunca precisei de mais corrente do que isso. A maioria dos protótipos que montei funcionava com 5, 12, 9 ou 15 volts. O limite de corrente de 1,5 ampere sempre foi o suficiente para evitar maiores catástrofes. Às vezes senti falta da fonte negativa quando usava operacionais mas eu catava uma fonte qualquer, colocava na própria protoboard um resistor de 1k ou 2k de 2w e um zener e pronto ou um 79xx, as vezes até uma pilha de 9 volts. Talvez seja por eu trabalhar mais com áudio. Toda vez que eu precisava de mais corrente era porque eu estava lidando com um amplificador de 50w pra cima, aí já usava um transformador próprio com uma lâmpada em série, quatro diodos e dois capacitores que já ficavam numa placa, eles iam trabalhar com uma fonte simétrica não estabilizada mesmo, geralmente no mínimo 30+30V. Voltando à sua fonte, uma vez achei uma na net que achei muito interessante:927170083_fonteajustavel2020.thumb.png.4cdc9e9e909b08c43bc95d1410661d14.pngÉ para 1 ampere mas basta diminuir um pouco os resistores de fio  de 1 ohm para aumentar o limite de corrente  ou até colocar um potenciômetro em paralelo com eles com o cursor para a base de Q2/Q4 para ter um limite variável.

Gostei, segunda feira chega as coisas e vou montar, aí posto o resultado e também peço ajuda se der ruim kkkkk.

adicionado 1 minuto depois
14 minutos atrás, Andreas Karl disse:

@Renato.88 Faz tempo que eu estou pra montar uma fonte nesses moldes. Aliás projetos é que não faltam na minha cabeça. Mas minha vida tá de pernas pro ar, separado, morando sozinho, com uns problemas de saúde chatos, minha mãe de 76 anos morando a 200 km de distância e eu ainda viajo pra tocar nos finais de semana, fora o apoio técnico que dou para o equipamento da banda. Acaba que aquilo que tá funcionando razoavelmente vai ficando do jeito que está. Minha fontezinha de estimação tem trafo de 24+24 e só dois diodos, basta pendurar mais dois, um capacitor e um 79xx pra ter a saída negativa.  Mas como a lista de coisas atrasadas tá enorme e só cresce, a saída negativa vai ficando na base da gamb...kkkkk

Eita rapaz, melhoras pra sua saúde, e vamos sair da gambiarra e por em dia as coisas em atraso kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...