Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe não liga (BIOSTAR N683SB V6.1)


Ir à solução Resolvido por Reirysson Costa,

Posts recomendados

  • Solução

Boa dia colegas da informática! Estou com uma dúvida grande com uma placa-mãe que peguei. É o seguinte, a mesma quando peguei já estava parada a 2 anos, no qual esse desktop não ligava mais, ao verificar,tive a constatação que a fonte estava com curto e não ligava, acabei que tive que trocar a fonte, pois era uma fonte muito fraca, ao trocar, tentei ligar e não deu nada novamente, a partir disso fiz os teste e descobri que a bateria da BIOS não tinha carga nenhuma, com isso também efetuei a trocar da mesma! Logo após testei se estava chegando carga, e estava tudo normal, carga certa chegando a bateria! Logo em seguida testei novamente para ver se dava sinal, só que para a minha surpresa, também não deu sinal nenhum! Com isso, fui as pesquisas das voltagens, e logo investiguei o Super IO, com o datasheet em mãos, vi que não chegava tensão nenhuma ao mesmo, nem o de 1,1V e nem o de 5V, logo repassei para os principais que são os de 3V e de 5V, e percebi que o de 3V estava ok, agora o outro está constando apenas 1,24V e não sai nada dele, e nem depois da trilha dele, como esta pintado de vermelho na foto abaixo! Outro problema que encontrei, foi que tinha uma espécie de besouro impregnado e estava profundo, com isso limpei corretamente e estava um buraco que passava condutividade, mas o transistor e os resistores vizinhos a eles também não constavam nenhuma corrente. Ah e também regravei a BIOS para ter certeza!

WhatsApp Image 2019-04-17 at 14.50.04 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-04-17 at 14.50.05.jpeg

WhatsApp Image 2019-04-17 at 19.35.15.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lnpott Ainda não achei de onde está chegando os 5V, mas acredito que ele não está funcionando, porque só encontre agora 3,3V mesmo!

adicionado 3 minutos depois

@Daniel Lee O pino do Power está dando 3,26V

adicionado 51 minutos depois

@Matheus Malvezi Da para fazer algo para consertar se for a trilha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou meio confuso a questão do I/O, você disse que não tem 5v mas nem toda placa de desktop recebe 5v em standby, geralmente chega os 5VSB em um regulador que transforma em 3,3VSB para a bios e o I/O. As tensões de standby estão todas corretas? Veja também se ele está mandando o pulso do power on para o chipset, geralmente é o pino #PS_OUT.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee Ficou meio confuso mesmo do jeito que falei kkkkk, mas assim, primeiramente eu olhei os reguladores para procurar o que transformava 5V para 3,3V, e não achei essa tensão, só achei um regulador certo e era da tensão de 3,3V, mas dai eu parti para verificar o Super IO, baixei o Datasheet dele e vi que tinha que chegar 1,1V num pino e outro os 5V, só que nenhuma das tensões estava chegando nele, mas só que ao verificar o pino do Power On está chegando a tensão correta para ele, que é 3,3V, é isso que fiquei confuso, mas acredito que ele está queimado! Eu irei fazer a trocar dele e do regulador que mandei a foto aqui para fazer o teste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...