Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Particionar HD para inserir Windows num sistema Linux e gerenciar o boot


Posts recomendados

Olá a todos.

Comprei um computador Pc Gamer G-Fire Htg-268 A6 7400K 8Gb que vem com o Linux Manjaro.
Estou tendo alguma dificuldade com a instalação de emuladores para poder rodar jogos Windows.
Não me foi informada a senha root. Mesmo assim, após pesquisas, quebrei a cabeça com o comando su e sudo e, depois de tudo, não consegui me logar como root.

Decidi, portanto, instalar o Windows 10 nele.

Mas gostaria de manter TAMBÉM o Linux Manjaro que veio de fábrica.

Para abrir espaço para o Windows, eu vou precisar reparticionar o HD, criando uma partição nova para o Windows e deixando o espaço inicial para o Linux.
Mas me veio a dúvida: será que isso não vai invalidar o boot que veio no Linux?

Para redimensionar a partição do Linux, eu usaria um CD Hirens e reduziria os atuais 1 Tb para 500 Gb, deixando os 500 Gb restantes para o Windows.
Será que essa operação daria certo? É assim mesmo que se faz?
O programa seria um Acronis ou um PartitionMagic que vem no Hirens.

Mas e depois? Qual seria o gerenciador de boot mais adequado? Como não tenho familiaridade com Linux, o gerenciador deveria ser, preferencialmente, do padrão Windows e não um Grub ou Lilo.

Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quê manter o linux?

 

14 minutos atrás, canopus8800 disse:

Para redimensionar a partição do Linux, eu usaria um CD Hirens e reduziria os atuais 1 Tb para 500 Gb, deixando os 500 Gb restantes para o Windows.
Será que essa operação daria certo? É assim mesmo que se faz?
O programa seria um Acronis ou um PartitionMagic que vem no Hirens.

Tecnicamente sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, canopus8800 disse:


Mas me veio a dúvida: será que isso não vai invalidar o boot que veio no Linux?

Sim, depois de instalar o Windows você vai precisar dar boot em um linux pelo pendrive (tem que ser o próprio manjaro ou o Arch), montar as partiçoes do Windows e do Manjaro (use o "sudo fdisk -l" para mostrar a lista de partições e mount para montar), entrar no manjaro pelo arch-chroot e reinstalar a grub. Não se esqueça de rodar o "grub-mkconfig" depois para atualizar o arquivo de boot.

 

 

https://wiki.archlinux.org/index.php/GRUB_(Português)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Daniel Lee, veja bem, estou fazendo o possível para não ter que nadar nas águas do Linux.

Eu pouco conheço.

Preferiria que o gerenciador de boot fosse o do Windows.

 

Mas o receio maior é ficar sem boot do Linux depois que refizer as partições.

Ou de causar outro dano ao sistema e deixá-lo inválido.

 

Quais os cuidados que devo ter?

É só entrar com o Hirens, criar a nova partição que o Linux continuará funcionando?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, canopus8800 disse:

 

Preferiria que o gerenciador de boot fosse o do Windows.

O Windows não reconhece a partição do linux. Desculpe mas se você não quer aprender a usar Linux porque quer manter ele?

 

4 minutos atrás, canopus8800 disse:

 

É só entrar com o Hirens, criar a nova partição que o Linux continuará funcionando?

Sim, mas depois de instalar o Windows você não vai ter mais acesso ao Manjaro. Sei que existe uma forma de fazer o Windows reconhecer o Linux mas dá mais trabalho que usar o próprio linux.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daniel Lee disse:

O Windows não reconhece a partição do linux. Desculpe mas se você não quer aprender a usar Linux porque quer manter ele?

É que eu pretendia estudar Linux diretamente nele, experimentar os comandos e tal, usando o próprio sistema.

Não queria simplesmente apagar e esquecer.

Entendeu?

 

3 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Sim, mas depois de instalar o Windows você não vai ter mais acesso ao Manjaro. Sei que existe uma forma de fazer o Windows reconhecer o Linux mas dá mais trabalho que usar o próprio linux.

Ah, mas que pena...

Será mesmo que não terei mais acesso ao Linux depois de instalar Windows?

Eu pensei que Windows via que tinha mais sistema operacional e ele mesmo cuidaria de instalar um gerenciador de boot.

Não é assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, canopus8800 disse:

Mas Daniel Lee, veja bem, estou fazendo o possível para não ter que nadar nas águas do Linux.

Eu pouco conheço.

Preferiria que o gerenciador de boot fosse o do Windows.

Então formate tudo e instale o Windows de vez. Juro pra você que você não vai ficar sem utilizar o computador. É abrir o instalador do Windows, escolher instalação avançada e deletar todas as partições, logo após criar uma nova. Pronto, Windows instalado e Linux foi embora.

Não tenha de medo de fazer o processo, o HD formatado não vai impedir que seu computador ligue.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, canopus8800 disse:

É que eu pretendia estudar Linux diretamente nele, experimentar os comandos e tal, usando o próprio sistema.

Não queria simplesmente apagar e esquecer.

Entendeu?

Faz o seguinte então, instale o Windows, particione o HD e depois instale o Linux seguindo o tutorial de fazer dual boot. Ou então coloque o Linux num HD externo ou pen-drive e execute por ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Dinossauro Baiano disse:

Não tenha de medo de fazer o processo, o HD formatado não vai impedir que seu computador ligue.

adicionado 1 minuto depois

Faz o seguinte então, instale o Windows, particione o HD e depois instale o Linux seguindo o tutorial de fazer dual boot. Ou então coloque o Linux num HD externo ou pen-drive e execute por ele.

Certo.

Estou vendo que esse vai ser o caminho.

Eu sei que não vou perder o computador se formatar geral.

Eu só queria não ter que procurar e instalar drivers tudo de novo depois.

Aliás, eu nem sei como fica essa questão dos drivers depois que apagar o Linux, instalar Windows e instalar o Linux no fim da história.

Pensei em manter o que já está funcionando, com drivers e tudo o mais.

Porque depois que apagar o Linux, terei que reconstituir tudo do zero.

 

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Então instale o Windows e aprenda a usar Linux numa máquina virtual, aprenda sobre boot loader, partições, comandos, etc e mais tarde você pode instalar o linux de volta em dual boot sem medo de fazer algo errado.

 

Como fica a questão dos drivers?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, canopus8800 disse:

Certo.

Estou vendo que esse vai ser o caminho.

Eu sei que não vou perder o computador se formatar geral.

Eu só queria não ter que procurar e instalar drivers tudo de novo depois.

Aliás, eu nem sei como fica essa questão dos drivers depois que apagar o Linux, instalar Windows e instalar o Linux no fim da história.

Pensei em manter o que já está funcionando, com drivers e tudo o mais.

Porque depois que apagar o Linux, terei que reconstituir tudo do zero.

Meu querido, driver é o de menos. Instale o Windows 10 e você não terá problema nenhum com driver. Apenas atualize o driver da placa de vídeo, se tiver, no site oficial e busque os outros drivers atualizados no site oficial da sua placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço aos colegas as sugestões.

Acho que já tenho um caminho a tomar.

 

Pelo que pesquisei, parece que esse Manjaro tem um tal de GParted.

Vou ver se me entendo com ele e tentar deixar o HD com duas partições para botar o Windows na 2ª e manter a 1ª preservada.

Se não conseguir, farei com o Hirens, que eu já sei fazer.

Instalo o Windows e vejo se ele bota um gerenciador de boot.

Se não incluir, vou ver se acho e instalo um gerenciador de terceiros.

Se nada der certo, abandono de vez essa instalação original do Linux e deixo só Windows mesmo.

 

Valeu, pessoal!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que seria justo voltar aqui para explicar aos colegas como se deu o processo.

Desisti de fazer dual boot com o Linux.

Podia até ter tentado, mas achei bem mais simples limpar a partição do Linux, criar as reservadas ao Windows 10 e instalar somente as janelas.

Bem mais simples.

Não tem nenhuma encrenca para instalar os jogos, os emuladores e nem para mudar a senha do Administrador.

Travei uma luta boba e gastei muito tempo para entender como funcionam os comandos para superusuário do Linux e, no fim, rendi-me às facilidades das janelas.

 

Agradeço a todos pelas dicas.

 

Valeu!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...