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Carregador de bateria com trafo de no-break


ceec

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Boa tarde pessoal, seguindo recomendações dos usuários do fórum consegui arrumar um trafo de nobrake, agora como sempre preciso dos esquemas de ligações, até vi alguns tópicos aqui no fórum, mas o conteúdo está quebrado, então com intuito de renovar os tópicos criei este, espero que este modelo sirva, é um transformador de nobreak "PACO" 500L, por incrível que pareca o nobreak era 50hz, claro que acho que não muda nada, pois o trafo vai trabalhar na quantidade de hz da rede certo?

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Agradeço desde já!

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Boa tarde pessoal, consegui fazer as medidas, mas saiu pouco diferente do que o esperado, acho que por ser monofásico ele tem menos bobinas obviamente, porém me veio a duvida agora de qual ligar...

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Lembrando que ele era somente 220v 50hz, sei que as 2 bobinas secundarias são somente para aumento ou diminuição de tensão, agora eu tenho que jampear las? tenho o trafo de baixa corrente para testar inserindo nas bobinas de 12v, agora como saberei a tensão certa?

*edit

Consegui medir as tensões usando um trafo de 11/12v, porém as medidas foram maiores do que o esperado, acho que porque a tensão do trafo 12v está mais alta do que o necessário, de qualquer forma, segue as medidas...

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Se você aplicou 220 entre MP e LA e obteve 11/12 AC na saída, seus problemas acabaram (de começar kk). Os d+ isole e ignore.

Um minimalismo... Pra bateria automotiva de chumbo, basta um retificador onda completa. Uma ou duas horas já é suficiente pra dar a partida no carro. Só não deixe muito tempo.

Agora pra um carregador mais inteligente,  como já tens a faca, o google tem o queijo...

 

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30 minutos atrás, ceec disse:

Consegui medir as tensões usando um trafo de 11/12v, porém as medidas foram maiores do que o esperado,

Geralmente sai 10 ou 11V quando alimenta com 220V. 

Se colocou 12, tá certo sair 240V.

O transformador divide ou multiplica por 20.

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Um minimalismo... Pra bateria automotiva de chumbo, basta um retificador onda completa. Uma ou duas horas já é suficiente pra dar a partida no carro.

Aqui tem um desses, funciona bem faz uns 25 anos. Esses dias recarreguei a bateria do meu carro que ficou zerada por causa da luz de cortesia acesa.

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27 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se você aplicou 220 entre MP e LA e obteve 11/12 AC na saída, seus problemas acabaram (de começar kk). Os d+ isole e ignore.

Saiu 06ca 0ca 06ca nas saídas, coloquei MP e LA em 209ca, talvez tenha que ligar outras bobinas junto não?

Seria em ordem? MP LA+MA VE ou MP LA+MA VE+CI PR?

29 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

 Um minimalismo... Pra bateria automotiva de chumbo, basta um retificador onda completa. Uma ou duas horas já é suficiente pra dar a partida no carro. Só não deixe muito tempo.

Isso seria somente adicionar uma ponte retificadora normal, tens um modelo recomendado? O tempo que deixar pode danificar a bateria? Para corrigir só com sistema inteligente?

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10 minutos atrás, ceec disse:

Saiu 06ca 0ca 06ca nas saídas, coloquei MP e LA em 209ca, talvez tenha que ligar outras bobinas junto não?

Seria em ordem? MP LA+MA VE ou MP LA+MA VE+CI PR?

Se ligar as outras bobinas junto vai diminuir ainda mais a tensão da saída, isso em série.

Porém tem aquela história de ligar invertido, pra somar/subtrair@Isadora Ferraz é que Manja disso. Se ela achar que deve poderá explicar melhor. 

 

Porque paralelo nem pensar, vai queimar o transformador. 

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1 hora atrás, Renato.88 disse:

Se ligar as outras bobinas junto vai diminuir ainda mais a tensão da saída, isso em série.

Porém tem aquela história de ligar invertido, pra somar/subtrair@Isadora Ferraz é que Manja disso. Se ela achar que deve poderá explicar melhor. 

  

Porque paralelo nem pensar, vai queimar o transformador

De fato a tensão fez foi cair quando liguei em paralelo, não sei se queimou, mas desliguei rapidamente, menos de 10 segundos, então acho que é só ligar invertido as bobinas né? porém não tenho bussola, como faria o teste sem danificar, inserindo pelos 12v 300ma?

*edit

Emendei os 2 cabos pequenos dos secundários, assim formando 1 bobina de 14vcc, acho que agora terei que reduzir essa tensão para aplicar na ponte retificadora certo?

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@Isadora Ferraz Já fiz essa ligação, porém sai os 14vca, não sei o que fazer para abaixar essa tensão, eu até consegui ligando as bobinas MP LA+MA VE e gerando assim 12vca, mas não sei se isto está certo, quando medi usando os 12vca 300ma eu consegui uma tensão de 280vca, assim o bobinamento estaria do mesmo lado certo? mas ao inserir no 210vca ele baixa a tensão ao invés de aumentar o secundário!

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30 minutos atrás, ceec disse:

mas ao inserir no 210vca ele baixa a tensão ao invés de aumentar o secundário!

É assim mesmo. 

Se colocou 12 e saiu 280, ao inverter pra sair 12 também tem que colocar 280.

Se colocou 210 deve sair menos que 12.

Se você soma bobinas na entrada a saída diminui, se soma na saída a tensão aumenta. 

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19 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Seus problemas acabaram...

 

Não acabaram completamente, mas já está quase lá.

 

A transformação desses VCA em VCC vai gerar uns 17V que é muito para a bateria automotiva, ela vai aquecer e isso encurta a vida da fulana ( quando não frita na primeira carga ) 

 

As baterias automotivas em geral sentem-se felizes com tensão de 14.4  para carga e 13.8 para flutuação .

 

Baixar esses 17V para 14.4V  pode ser feito de várias maneiras , creio que inclusive com diodos de alta corrente em série.

 

 

23 horas atrás, ceec disse:

O tempo que deixar pode danificar a bateria? Para corrigir só com sistema inteligente?

 

Tem ainda a segunda parte, que considero fundamental : o processo de desburrificação do carregador, fazendo ele desligar ou entrar em flutuação quando a carga da bateria for atingida. 

 

Pode fazer isso com um comparador de tensão setado para acionar algum relê de corte ( e até acender um ledzinho de "bateria carregada" )  quando os bornes da bateria atingirem os  13.8V .

 

Lembre  que o comparador precisa de uma tensão fixa e a saida do seu carregador vai estar oscilando a tensão durante a carga.  Para contornar isso voce faz uma derivação para um 7812 fixando uma entrada do comparador.

 

Simples ?

 

'_'

 

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34 minutos atrás, Tito Fisher disse:

A transformação desses VCA em VCC vai gerar uns 17V que é muito para a bateria automotiva, ela vai aquecer e isso encurta a vida da fulana ( quando não frita na primeira carga ) 

Só deixar sem capacitor, a corrente fica pulsada. 

Eu tenho um outro carregador que fiz com um trafo desses só que bem maior, deve ter uns 15 ou 20A.

Pra não forçar a bateria fiz meia onda com um diodo só. 

Não vejo muita frescura pra bateria de automóvel, ainda mais se for pra recarregar somente em emergência. 

Carregador de primeira só pra lítio, Níquel, ou estacionária de chumbo.

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40 minutos atrás, Tito Fisher disse:

A transformação desses VCA em VCC vai gerar uns 17V que é muito para a bateria automotiva

Se eu baixar mais a tensão vca então vai ficar mais baixa certo?

4 horas atrás, Renato.88 disse:

Se você soma bobinas na entrada a saída diminui, se soma na saída a tensão aumenta.

Então se ligar todas as bobinas em serie a tensão secundaria ira abaixar ainda mais ficando na casa dos 9/10?

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pra não forçar a bateria fiz meia onda com um diodo só. 

Eu uso somente uma ponte retificadora de tensões elevadas? ou posso usar somente 1 diodo cada fio?

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33 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não vejo muita frescura pra bateria de automóvel

 

Ola Sr. @Renato.88

 

Até tentei mas não consegui enquadrar o meu post como "frescura" , uma vez que a intenção foi preservar o padrão deste forum com respostas tecnicamente esclarecedoras ,  e no caso foquei na indagação do requerente.

 

Em 20/04/2019 às 19:10, ceec disse:

O tempo que deixar pode danificar a bateria?

 

Um carregador não monitorado, seja eletronicamente ou pelo proprio usuário PODE SIM danificar a bateria, tenho certeza que voce concorda com isso .

 

'_'

 

 

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1 hora atrás, Tito Fisher disse:

uma vez que a intenção foi preservar o padrão deste forum com respostas tecnicamente esclarecedoras

Nisso eu concordo. 

O que eu quis dizer com frescura, é que os circuitos de controle de carga são úteis sim, mas para a bateria de automóvel funciona sem, só reparar que no próprio carro não tem um circuito desses. O alternador só mantém em 14V, a bateria recebe essa tensão o tempo todo com o carro ligado. 

No caso do trafo de 12V com um diodo temos 16V na saída, se a ponte for de 4 diodos se tem 15,3V. 

Como a corrente não é contínua pura, com a bateria tende a cair. Eu já medi, fica bem próximo dos 14V. 

1 hora atrás, ceec disse:

Então se ligar todas as bobinas em serie a tensão secundaria ira abaixar ainda mais ficando na casa dos 9/10?

Isso. 

1 hora atrás, ceec disse:

Eu uso somente uma ponte retificadora de tensões elevadas? ou posso usar somente 1 diodo cada fio?

Com um diodo em cada fio a tensão cai em mais de 1V e continua meia onda. 

Com um diodo em um fio só temos meia onda e queda de 0,7V. 

Já a ponte de 4 diodos lhe entrega a onda completa, com a queda de 1,3V.

Lembrando que 12V é a tensão média, a de pico é multiplicada por raiz de 2.

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49 minutos atrás, ceec disse:

Boa noite amigos, eu consegui montar o sistema todo, porém usei uma ponte retificadora fraca e acabou queimando a mesma, vocês recomendam qual modelo ou o tamanho dos diodos, pois não tenho nem ideia de qual escolher...

Aquelas pontes do tipo KBPC5010 são baratas e fáceis de encontrar, é delas que eu uso no meu transformador. 

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2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Aquelas pontes do tipo KBPC5010 são baratas e fáceis de encontrar, é delas que eu uso no meu transformador.

Aqui deve ser meio difícil achar nova pra comprar, sabe me dizer se aqueles diodos de alternador serviriam? só tenho 3 aqui, mas acho que consigo comprar por aqui...

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20 minutos atrás, Renato.88 disse:

Só que devem ficar lá no dissipador pra não queimar, assim como é montado lá no alternador. 

Pergunta sem nexo, se eu usar 2 diodos em vez de 1 assim dando 8 diodos na ponte, isso faria o calor abaixar?

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