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Como criar atraso no desligar?


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Boa dia, pessoal!

 

E lá vem outro chinês, rs... Tenho montado umas geringonças com placas chinesas de player e amplificador usando baterias e o problema tem sido sempre o mesmo: o controle remoto do player pode ligar e desligar a placa de player, mas não o amplificador que, por menos que gaste a bateria sem receber sinal de áudio, sempre gasta um pouco. O que tenho feito é colocar uma chave manual para desligar tudo, o que faz o controle remoto ser meio inútil.

 

Agora recebi um player que, diferente dos outros, tem um LED smd soldado na placa que acende quando o player está ligado. Além disso esse player tem um relógio. Se cortar a corrente para o player, o relógio volta ao zero mas se desligar o player no controle remoto, o relógio continua trabalhando. Tava pensando em dessoldar aquele LED smd e em seu lugar colocar um relé através do qual alimentaria ou cortaria a alimentação para o amplificador. Mas tem umas questões:

 

1 - Como diz o xará @Renato.88, relés gastam muita bateria

2 - O pior: descobri que o tal do LED smd não fica aceso o tempo todo. Ele fica piscando quando se insere um pendrive com música no player, enquanto procura os arquivos, e no modo rádio, enquanto varre as frequências disponíveis.

 

Pensei numa solução à moda @Isadora Ferraz, minimalista, usando um capacitor para não ficar nesse liga/desliga do amp mas o "apagado" do LED dura muito tempo, acho que meio segundo, o suficiente para precisar de um capacitor muito grande, já que o amp gasta muita energia.

 

Também estava revendo os esquemas daqui, do CDH, usando o 555 para criar o delay necessário mas pelo que entendi, o que faz o 555 ligar ou desligar é um pulso no gatilho e não o fornecimento contínuo de energia nesse gatilho.

 

Aí tô pensando se um transistor pequeno, desses 548, um pequeno capacitor e um resistor de muitos ohms não poderiam fazer as vezes tanto do temporizador quanto do relé. Ainda não decidi o amp, pode ser do tipo que trabalha com 5v (PAM8403 ou PAM8406) ou com 12v (PAM8610), para ambos acho que no máximo dos máximos uns 1A. O player sei que trabalha com 5v @ no máximo uns 200mA, logo o LED smd dele também acende com 5v. Também tenho aqui uns mosfet que tirei de uma placa-mãe de computador, será que é o caso? Bem... tenho também um TIP122G que ia usar num outro circuito mas que acabou ficando parado. Só que esse TIP122G é grande, se pudesse usar um 548 ou outro TO92 (é isso?) seria melhor. Podem me ajudar com isso? O que seria mais adequado?

 

(P.S.: Só para documentar, na verdade esse player traz 3 LEDs smd, dois am cima e um ambaixo, cuja função é iluminar seu painel. Pentendo dessoladar todos eles para poupar a bateria.)

adicionado 33 minutos depois

Lembrei agora... também tenho uns optoacopladores de umas fontes que andei desmontando... Como pouco sei de eletrônica talvez fale absurdo mas tenho a impressão de que para manter o LED do optoacoplador aceso precisa de um capacitor bem menor do que o que seria necessário para evitar o liga-desliga do amp.

 

Tanto os optoacopladores quanto os mosfets retirados de placas-mãe, se servirem é só falar que busco e trago modelos, datasheets, etc.

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52 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

mosfets

Pode dar certo. Pra manter ele 'ligadão' basta um capacitor de 100nf ou menos no gate. Coloque um diodo em série com o sinal piscante do led. É pra corrente não voltar e descarregar rapidin, capiste? Problemas: v baixa o gate pode não ser acionado; só cap, ele pode ser acionado pra sempre. Coloque um R duns 1M...10M em paralelo cap. Neste caso chaveia o -

 

Uma outra abordagem pra chavear o +...

Um par bc548,558 também pode dar. Problemas: capacitor pode ser grande. Tipo 10...100uF. Não ligue entre B e E direto e sim com um R xute 100K do cap carregado com a V pulsante até a base do 548. Este aciona o 558 que vai ser sua chave propriamente dita. Se não entendeu, mais tarde vejo se acho desenho-referência na net...

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@Isadora Ferraz já disse praticamente tudo que poderia ser dito, mas... Vejamos:

 

Talvez, na sua plaquinha pode ter outro ponto que fique ligado direto. Quem sabe a alimentação de 5V do pen-drive, cartão de memória, ou talvez a alimentação do rádio. 

Se ficar difícil de encontrar outro lugar, continuamos com led que pisca. 

O mosfet dá certo, mas com 5V o acionamento dele fica meia boca na maioria dos tipos mais baratos e comuns. E aí pode esquentar ou não liberar toda a tensão disponível, porém se tiver como pode testar pra ver no que vai dar. 

 

Com os transistores eu ja fiz algo parecido, porém o tempo lá do meu projeto era menos que 1/2 segundo. 

Mas no seu caso dá certo, pode usar 2 como a @Isadora Ferraz disse, ou ligar direto no TIP122. 

Terá somente o inconveniente de fazer o corte no negativo, coisa meio ruim em sistemas de áudio, mas funciona. 

 

O ruim dos transistores pequenos é que só podem circular pouca corrente, pode ser que não funcionem com o amplificador. 

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Boa ideia, @Renato.88! Vou testar tanto a porta USB quanto o display, que apaga total quando a gente desliga o aparelho pelo controle remoto e tem uns fios expostos, fáceis de pegar, olha lá (atrás dessa barra branca, que é o display):

 

0002.jpg.ca67f8beeda0917818f2423bdb9c2753.jpg

 

Mas de toda forma vou devolver o que recebi e exigir um novo: é que como se pode ver na foto, a versão que comprei é V2.0 mas a versão que recebi é V1.0. Só percebi agora, quando fui buscar a foto prá postar prá você. Em cima, o anúncio, embaixo o que chegou:

 

005.thumb.jpg.24d9a590a129ff87d1e8fb75ed1dc4f9.jpg

 

Ou seja, mais 2 meses para receber a placa nova... :(

 

De toda forma, repara que o 7o. terminal da esquerda para a direita é o único que tem um quadradinho na solda à placa. Tenho visto essas marcas em outras placas e tenho a impressão de que "quadradinho" marca o +, será que é isso mesmo?

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

De toda forma, repara que o 7o. terminal da esquerda para a direita é o único que tem um quadradinho na solda à placa. Tenho visto essas marcas em outras placas e tenho a impressão de que "quadradinho" marca o +, será que é isso mesmo?

É apenas para indicar o pino 1.

Nesse tipo de display não tem positivo ou negativo, ele trabalha com uma espécie de corrente alternada. Isso serve pra economizar pinos, por exemplo se em dois pinos eu aciono o dígito A, ao inverter acendo o B. 

Resumindo, no display também tem pisca pisca, só que é mais rápido do que o led. 

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@Renato.88, infelizmente a USB não dá: tá sempre ligada. E o que você acha do seguinte:

 

com o multímetro na escala de voltímetro ponho o - no gnd, o + no primeiro pino do display e ligo o bicho. Aí desligo no controle remoto e vejo no que dá. Faço isso com o 2o. pino, o 3o... será que isso pode queimar alguma coisa?

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4 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse tipo de display não tem positivo ou negativo, ele trabalha com uma espécie de corrente alternada

Muito lôco este display. Muito lôca a lógica de acionamento dele. Se achar (que deve) publique seu datasheet.

 

21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

com o multímetro na escala de voltímetro ponho o - no gnd, o + no primeiro pino do display e ligo o bicho

Sim você deve perceber alguma alteração. Mas um circuito pra transformar isso em 0 e 1 é quase complicado. A dica é usar um capacitor em série que só deixa passar ac.

O mais próximo que achei na net com rapidez...

8SIHU.png

Não é beeem isso... É só referência ok?

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1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Muito lôco este display. Muito lôca a lógica de acionamento dele. Se achar (que deve) publique seu datasheet.

Eu não tenho datasheet dele, mas já vi desse display nessas geringonças chinesas. Como achei estranho ter só meia dúzia de pinos comecei fazer testes com um par de pilhas. 

Percebi que ao colocar as pilhas em dois terminais acendia um segmento, ao inverter a polaridade acendeu outro. E pra complicar ainda mais tudo forma uma matriz, no caso desse aí deve ser de 3 x 4 (tem 7 pinos) o que dá um total de 24 segmentos, já que tem dois em cada combinação. 

O mais loco mesmo deve ser a programação do MC que faz isso. 

adicionado 4 minutos depois
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

com o multímetro na escala de voltímetro ponho o - no gnd, o + no primeiro pino do display e ligo o bicho. Aí desligo no controle remoto e vejo no que dá. Faço isso com o 2o. pino, o 3o... será que isso pode queimar alguma coisa?

Com o multímetro irá encontrar a mesma coisa em todos os pinos, pra ver diferença é só com osciloscópio mesmo. 

Porém quando desligar deverá encontrar 0V em todos os pinos.

Nesse caso aí a solução ainda é o diodo com o capacitor acionando o transistor, porém o valor do capacitor fica menor, já que a frequência é bem alta. 

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Em 19/04/2019 às 12:19, Isadora Ferraz disse:

Pode dar certo. Pra manter ele 'ligadão' basta um capacitor de 100nf ou menos no gate. Coloque um diodo em série com o sinal piscante do led. É pra corrente não voltar e descarregar rapidin, capiste? Problemas: v baixa o gate pode não ser acionado; só cap, ele pode ser acionado pra sempre. Coloque um R duns 1M...10M em paralelo cap. Neste caso chaveia o -

 

Bem... o chinês disse que é assim mesmo, que player cujo LED não pisca, fica aceso ou apagado direto, só do tipo que tem a frente em plástico preto.

 

Seu esquema seria isso aqui, @Isadora Ferraz?

 

img25042019_071.thumb.jpg.25d53f620046a92764844e272537de28.jpg

E você disse da baixa v no gate... esqueci de por no desenho mas no ponto onde o + do LED estava soldado tem 5v, será que é pouco? Além disso os tempos em que o LED fica aceso e que fica apagado são diferentes. Vou chutar que o ciclo completo dura 2 segs., 1/3 disso aceso e 2/3 apagado, uns flashs. Por último, se o mosfet estiver legal para a 5v, que você acha de um pequeno dissipador nele?

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É isso amigo. Se o tempo da piscada do led não manter o mosfet ligado, aumente R & C pra uns 5...10M e 220...470nF.

4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

+ do LED estava soldado tem 5v

Neste caso o sinal é nível zero. Ficou mais chato pois vai ter que considerar mosfet canal p. Ou inverta com um bczinho pnp

Inversor-PNP.png

Rb pode ser uns 10k...100k e o Rc seu 1M...10M no gate Vout. Nem precisa mais do diodo.

  • Confuso 1
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2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Tá trocando as bolas aí, o TIP122 não é o mosfet. 

E os 5V vão diminuir com o diodo, será 4,3V, essa tensão eu acho pouca para um bom acionamento. 

 

Tava pensando nisso mesmo, Xará... E desse jeito que eu postei, com 548 + 558?

 

E eu tava lembrando daqueles transistores Darlington, lembra? Não são dois transistores em um?

adicionado 4 minutos depois
4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

É isso amigo. Se o tempo da piscada do led não manter o mosfet ligado, aumente R & C pra uns 5...10M e 220...470nF.

Neste caso o sinal é nível zero. Ficou mais chato pois vai ter que considerar mosfet canal p. Ou inverta com um bczinho pnp

Inversor-PNP.png

Rb pode ser uns 10k...100k e o Rc seu 1M...10M no gate Vout. Nem precisa mais do diodo.

 

Assim só precisaria de um transistor? Vin seria o ponto onde o + do LED tava, Vout para o amp, tá certo? E o capacitor para manter a tensão enquanto o LED está... ou melhor, estaria apagado?

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42 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não amigo. O Vout iria pro gate do mosfet que espera nivel 1 pra ligar. por isso inverti.

 

entendi. Naquele esquema acima, feito com caneta, fica entre o resistor de 1M e o mosfet.

 

44 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo você disso que o ponto + do led é +5 então não é ele. Seria o ponto que oscila entre 0 e 5 o que pode ser o catodo.

 

E

 

31 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esse positivo se mantém ligado quando o rádio é desligado ou é desligado junto?

 

Quando o rádio tá ligado, o ponto onde estava o LED fica alternando a cada 2seg., mais ou menos 1/3 desse tempo fica com 5v e 2/3 desse tempo, 0v. Quando o rádio é desligado pelo controle remoto, fica 0v direto.

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18 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Quando o rádio tá ligado, o ponto onde estava o LED fica alternando a cada 2seg., mais ou menos 1/3 desse tempo fica com 5v e 2/3 desse tempo, 0v. Quando o rádio é desligado pelo controle remoto, fica 0v direto.

Isso é em relação ao negativo da bateria, ou você colocou as duas pontas do multímetro no led? 

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7 horas atrás, Renato.88 disse:

Isso é em relação ao negativo da bateria, ou você colocou as duas pontas do multímetro no led? 

 

Renato, te devo desculpas: eu supus que há 5v no + do LED já que tudo o que está na placa passa pelo 7805 antes. Mas fui medir agora e o multímetro em paralelo com o LED, deu 2,6v. Como o ferro quebrou por dentro a cerâmica, por causa de um tombo, não retirei ainda os LEDs. Então medi por cima mesmo. Será que complicou por ser apenas 2,6v? Ou será que tirando o LED a gente vai encontrar 5v, mesmo, e que só dá dando 2,6v porque o LED tá no circuito?

 

Mas se o que você quer saber é se o circuito corta o - ou o + desses LEDs, quando meço com o "resistímetro", entre o - da entrada da placa e o - dos LEDs, dá zero ohms, esteja a placa energizada ou não.

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22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas fui medir agora e o multímetro em paralelo com o LED, deu 2,6v.

Normal. Até estranhei que você disse 5V, pois sempre tem resistor em série com o led. 

26 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas se o que você quer saber é se o circuito corta o - ou o + desses LEDs,

Exatamente. 

27 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

quando meço com o "resistímetro", entre o - da entrada da placa e o - dos LEDs, dá zero ohms, esteja a placa energizada ou não.

Então temos certeza que o corte é no positivo. 

Mas para o seu circuito funcionar, tem que pegar o sinal antes do resistor que está em série com os Leds. 

Para ficar melhor eu faria o arranjo npn/PNP, pois cortar o negativo do amplificador não é muito bom. 

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Em 20/04/2019 às 18:29, Renato.88 disse:

ao inverter a polaridade acendeu outro

Não sei se ainda existe, mas eu ainda tenho aqui em casa LEDs bipolares...

se inverter os polos de alimentação acende de outra cor...

Eu tirei eles de umas placas-mae (desmontei a porta de REDE e tirei aqueles LEDs dela)

tipo este, mas em outro formato: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-900877589-5x-led-bicolor-3mm-verde-vermelho-_JM?quantity=1

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